Headbangers Open Air: um dos grandes festivais de Metal do mundo

Resenha - Coletânea - Headbangers Open Air

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Junior Frascá
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 7

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Dentre todos os grandes festivais de Heavy Metal da atualidade, uma dos mais interessantes para os fãs da vertente mais “old school” do estilo é o Headbangers Open Air, que realizado desde 1998, na Alemanha, e que tem o intuito de homenagear os primórdios do estilo, em especial os maravilhosos anos 80. E acaba de chegar no mercado nacional o DVD duplo com os melhores momentos da edição de 2011 do HOA, via Hellion Records.
5000 acessosEm 11/10/1996: Morre Renato Russo, da banda Legião Urbana5000 acessosChris Cornell: relatório policial descreve últimas horas e morte

Realizado entre os dias 28 e 30 de julho de 2011, tal edição do festival contou com um ótimo público, e com uma quantidade enorme de bandas excepcionais que, embora não sejam tão reconhecidas como outras, abrilhantaram o festival, que teve tudo que o estilo exige.

Ou seja, o que temos neste material são os melhores momentos da apresentação de 20 bandas (algumas mais antigas e que inclusive voltaram à ativa para o festival; e outras mais novas), além de entrevistas e impressões de bandas e público como material bônus (sem legendas em português), e que tornam o material ainda mais interessante.

O palco do festival é bem pequeno, sem muito capricho ou "frescura", e a proximidade dos fãs com a banda deixa as apresentações bem mais intimistas do que as que estamos acostumados nos grandes festivais, e talvez esse seja o maior mérito do HOA, por permitir esse contato mais direto do fã com os ídolos, com uma transmissão de energia mais intensa.

Dentre os destaques, cito as apresentações fantásticas do TOKYO BLADE, BARON ROJO, EVIL ONE, PRAYING MANTIS, CIRCLE II CIRCLE, TIERRA SANTA, ASTRAL DOORS, BEEHLER (sim, a banda do vocalista original do EXCITER, com direto à uma performance matadora para as clássicas "Long Live The Loud" e "WW3"), METAL INQUISITION e S.E.T.I. (atual banda do vocalista John Cyriis, ex-AGENT STEEL, tocando inclusive clássicos de sua ex-banda), todas transbordando amor ao estilo, com apresentações que certamente farão os fãs mais nostálgicos chorarem de emoção.

Não há opções mais avançadas de áudio, e a qualidade das imagens é boa, apesar de não ser das mais lapidadas, até porque essa não é a intenção desse registro. E também infelizmente não há performances das bandas STORMWARRIOR (com a presença de Kai Hansen em seu show), FATES WARNING e GAMA BOMB, que também tocaram nessa edição do festival.

Temos aqui, pois, um registro altamente indicado para os fãs do período mais glorioso do metal, daqueles que, ao apertar o play, nos levam a uma prazerosa viagem de volta no tempo, nos sentindo como se fossemos crianças em um parque de diversão. Se é sua praia, não deixe passar por nada!

Headbangers Open Air 2011 – Various Artists
(2012 – Hellion Records)

Track List:

DVD 1:
Crystal Viper
1. Legions of Truth
2. Shadows on The Horizon
3. The Last Axeman

Strriker
4. Lord of The Sword
5. The White Knight
6. The Keg That Crushed New York

Tokyo Blade
7. Mean Streak
8. Lightning Strikes
9. If Heaven is Hell

Baron Rojo
10. Flowers of Evil
11. Se Escapa el Tiempo
12. Rockers go to Hell

Rezet
12. Toxic Avenger
13. Full Throttle
14. Have Gun Will Travel

Evil One
14. Thrashback
15. Baptized by Fire
16. Straight To Hell

Praying Mantis
17. Can t See The Angels
18. Turn The Tables
19. Captured City

Torch
20. Gladiator
21. Fire Raiser
22. Beauty And The Beast

Leviathan
23. Pages of Time
24. Distention of Time (The Emp Pt.2)

Circle II Circle
26. Consequence of Power
27. Watching in Silence
28. Take Back Yesterday

Tierra Santa
29. Apocalipsis
30. Sangre de Reyes
31. La Cancion Del Pirata I
32. La Cancion Del Pirata II

DVD 2:
Spartan Warrior
1. Steel n Chains
2. Witchfinder
3. French Girls

Spyron Vanes
4. Wild
5. Revenge
6. Born to Rock
Astral Doors
8. Evil is Forever
9. Time to Rock
10. Of The Son And The Father

Vulcain
11. Vulcain
12. Blueberry Blues
13. Ebony
14. A Capela Finale

Slough Feg
14. Hiberno Latin Invasion
15. Second Comming

Exmore
17. Soldier
18. We Are The Band
19. Atomic Rock

Beehler
20. Long Live The Loud
21. Evil Sinner
22. World War

Inquisition
23. Persuader
24. El Rojo Birthday
25. Run For Your Life

S.E.T.I

26. Taken By Force
27. Agents of Steel
28. Guilty as Charged
29. Bleed For The Gods

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 25 de fevereiro de 2013

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Circle II Circle"

Bill HudsonBill Hudson
Bangers do BR são persecutivos e têm baixa autoestima

Exportando metalExportando metal
Músicos brasileiros que atuam ou já atuaram em bandas gringas

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Tokyo Blade"0 acessosTodas as matérias sobre "Baron Rojo"0 acessosTodas as matérias sobre "Evil One"0 acessosTodas as matérias sobre "Praying Mantis"0 acessosTodas as matérias sobre "Circle II Circle"0 acessosTodas as matérias sobre "Tierra Santa"0 acessosTodas as matérias sobre "Astral Doors"0 acessosTodas as matérias sobre "Beehler"

Em 11/10/1996Em 11/10/1996
Morre Renato Russo, da banda Legião Urbana

Chris CornellChris Cornell
Relatório policial descreve últimas horas e morte

IndústriaIndústria
17 coisas que as bandas novas não entendem

5000 acessosAC/DC: setlist, fotos e vídeos do show arrasador com Axl Rose5000 acessosKing Diamond: o "Rei Satânico"5000 acessosRacismo: Metalheads saem na porrada contra white-powers na Califórnia5000 acessosAndreas Kisser: o Brasil passa por um momento idiótico, ou você é A ou é B5000 acessosPantera: o fã que teve que raspar a cabeça no mesmo lugar da tatuagem de Anselmo4905 acessosDee Snider: cantor critica Cannibal Corpse, mas pede desculpas

Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online