Underneath: "um método impulsivo muito cruel precisa prevalecer"
Resenha - Gruesome Evolution Respawned - Underneath
Por Christiano K.O.D.A.
Postado em 14 de fevereiro de 2013
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Tradução livre de uma frase jogada no encarte: "Um método impulsivo muito cruel precisa prevalecer...". A julgar pela audição do disco, parece que o objetivo foi alcançado com relativa facilidade. Um lançamento explosivo vindo de Portugal estremece as terras brasileiras. Trata-se de Death Metal severo e empolgante o conteúdo desse 'debut', que conta com uma produção excelente.
E de cara, os destaques: "Chainsaw Maniac", "Finisher's Thoughts" e "Obsessed by Hate", maravilhosamente brutais.
O vocal de Miguel Fonseca é voraz e remete um pouco a Chris Barnes, em suas épocas de Cannibal Corpse. Belo grunhido!
Falando nisso, as influências dos norteamericanos, principalmente da fase antiga, é grande, especialmente no que se referem aos riffs, embora a Underneath vá além e trabalhe um pouco mais o seu som. Não, definitivamente NÃO é uma cópia!
Ainda em relação às guitarras, é importante mencionar a quantidade impressionante de bons riffs despejados pelas caixas de som. Sério, praticamente 100% deles são muito legais e marrentos! Sérgio Garraio e Luís Neves, já fica a torcida para que continuem com esse trabalho fantástico.
Logicamente que, dando aquele peso subterrâneo, o baixo de Carlos Silva garante a encorpada das composições do quinteto.
O baterista Ricardo Neto é muito habilidoso e está sempre criando levadas interessantes, que nunca deixam o trabalho cair na mesmice. Seja velozmente, seja cadenciado, o cara dá conta de tudo! A única indignação (talvez exagero do resenhista, por ser muito fã do instrumento, admite-se) é essa história de fazer 'blast beats' com o bumbo apenas marcando o compasso. Essas passagens, é verdade, não são tão numerosas no disco – o músico faz outros tipos mais complexos da batida -, mas na boa, perde um peso considerável nas partes mais brutais! Perdoem o radicalismo, mas essa técnica precisaria ser abolida do Death Metal!
O encarte, embora simples, é bonitão e se abre em um mini-pôster caprichado. Uma pena que não venha com as letras.
É engraçado: existem zilhões de álbuns recomendados para serem ouvidos em volume alto, embora, por vezes, isso soe como força de expressão. No entando, "Gruesome Evolution Respawned" parece ter sido criado exatamente para essas condições, incrível! Portanto, ao adquirir esse material, certifique-se de que o volume realmente esteja no talo antes de apertar o "play".
Underneath - Gruesome Evolution Respawned
Dethstar Wreck'ordes/Underneath Records – 2012 – Portugal
Download - digital single "Exposed to Suffering":
http://www.metalhead.pt/dethstar
http://www.facebook.com/Underneath.Prt
http://www.myspace.com/underneathband
http://br.youtube.com/user/UnderneathPrt
[email protected]
[email protected]
Tracklist:
1. Inhuman 02:59
2. Chainsaw Maniac 02:57
3. Soulless & Life Status 03:57
4. Finisher's Thoughts 03:18
5. Nest of Horror 05:25
6. Reborn to Slaughter 03:15
7. Through the Filthy Flesh 02:26
8. Obsessed by Hate 03:24
9. Exposed to Suffering 03:54
10. Gruesome Evolution Respawned 03:34
Total: 35:09
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Andi Deris lembra estreia do Helloween no Brasil em 1996
Dave Mustaine explica por que Megadeth não participou do último show do Black Sabbath
O único membro do "Angraverso" que tem uma boa gestão de imagem e carreira
Rick Rubin descartou uma das maiores bandas do grunge; "Não acho que sejam muito bons"
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
Fabio Lione afirma que show do Angra no Bangers Open Air será legal
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
A música apocalíptica do Metallica lançada há mais de 40 anos que ainda faz sentido
"Máquinas de escrever"; é assim que soam muitos guitarristas atuais para Uli Jon Roth
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
As 10 melhores músicas do Nirvana de todos os tempos, segundo André Barcinski
Por que em "Ride the Lightning" o Metallica deu um grande salto em relação a "Kill 'Em All"
O encontro entre Beatles e Elvis Presley contado pelo único jornalista presente
Led Zeppelin: as crianças da capa do álbum Houses Of The Holy
O hit de Raul Seixas inspirado em visita de E.T, mas confundido com mensagem marxista


Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
Carach Angren - Sangue, mar e condenação no Holandês Voador
Testament - A maestria bélica em "Para Bellum"
Auri - A Magia Cinematográfica de "III - Candles & Beginnings"
Orbit Culture carrega orgulhoso a bandeira do metal moderno no bom "Death Above Life"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



