Down: melhor disco da banda até o momento
Resenha - Nola - Down
Por Junior Frascá
Postado em 23 de outubro de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Formado em 1991, o DOWN conseguiu lançar o seu debut apenas em 1995, quando o PANTERA decidiu "dar um tempo", e Phil Anselmo pôde se dedicar com mais afinco à banda. E, junto com Pepper Keenan (guitarrista, CORROSION OF CONFORMITY), Kirk Windstein (guitarrista, CROWBAR), Pat Bruders (baixista, CROWBAR), e Jimmy Bower (baterista, CROWBAR, EYEHATEGOD), lançaram o que muitos fãs consideram o melhor disco da banda até o momento.
E essa fascinação do público pelo DOWN decorreu do fato de que a banda apresentou uma sonoridade bem diferente das que as pessoas estavam acostumadas em relação às bandas principais de seus membros, com influências que iam do metal tradicional ao doom/stoner metal, passando por algo de southern rock, isso tudo com grande maestria. Para se ter uma ideia do som dos caras, imaginem uma junção de SAINT VITUS, BLACK SABBATH, CANDLEMASS, LYNYRD SKYNYRD e MOLLY HATCHET.
Os riffs de guitarra arrastados e pesados de Pepper e Kirk são o carro chefe do disco, seja nos momentos mais agressivos, seja nos mais melancólicos e, aliados aos excelentes vocais de Phil (um pouco mais contido que na época do PANTERA, mas não menos excelente), criaram uma sonoridade até então inovadora e muito "viva" e orgânica, dando um novo respiro à música pesada, que na época passava por sua pior fase.
O disco é todo muito bom, e possui clássicos do porte de "Temptation's Wings", "Lifer", "Rehab", "Hail the Leaf", "Jail", "Stone the Crows", "Bury me in Smoke", dentre outros, que até hoje são obrigatórios nos shows da banda.
O disco, cujo nome se refere à abreviação para "New Orleans, Lousiana", terra natal da banda, vendeu mais de um milhão de cópias (disco de platina), o que é impensável para um disco de metal nos dias de hoje, e atingiu a 57ª posição na Billboard 200.
Após esse disco, a banda passou por algumas mudanças de formação e, com o fatídico fim do PANTERA, acabou tendo maior atenção por parte de seus membros, estando ativa até hoje, e lançado ótimos registros. E se você ainda não tem esse discaço em sua coleção, corra já atrás do seu, pois se trata de um disco difícil de se conseguir nos dias de hoje, e ficará ainda mais no futuro, caso não seja relançado.
NOLA - Down
(1995- Elektra - Importado)
Track List:
Formação:
Phil Anselmo - Vocals
Pepper Keenan - Guitar
Kirk Windstein - Guitar, Bass
Jimmy Bower - Drums
Track List:
1. Temptation s Wings
2. Lifer
3. Pillars of Eternity
4. Rehab
5. Hail the Leaf
6. Underneath Everything
7. Eyes of the South
8. Jail
9. Losing All
10. Stone the Crows
11. Pray for the Locust
12. Swan Song
13. Bury Me in Smoke
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Ex e atuais membros do Pantera, Pentagram, Dark Funeral e Fu Manchu unem forças no Axe Dragger
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O conselho precioso que Johnny Ramone deu ao jovem Rodolfo Abrantes
Bruce Dickinson revela os três vocalistas que criaram o estilo heavy metal de cantar
Yngwie Malmsteen afirma que ex-vocalistas estão "tentando se aproveitar" da sua marca
Höfner vai à falência e Paul McCartney lamenta em declaração
Guns N' Roses anuncia show em Campo Grande (MS) para 2026
Megadeth lança "Let There Be Shred", faixa de seu próximo - e último - disco
A banda australiana que não vendia nada no próprio país e no Brasil fez show para 12 mil fãs
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
Regis Tadeu explica se reunião do Barão Vermelho terá tanto sucesso como a dos Titãs
Steve Morse diz que alguns membros do Deep Purple ficaram felizes com sua saída
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
A música "sem noção" de Nando Reis que provavelmente seria cancelada nos dias atuais
A inusitada negociação que fez baixo de Canisso soar audível no primeiro disco do Raimundos
A banda de rock nacional que Humberto Gessinger não curtia

Os 10 maiores supergrupos do rock dos anos 1990, segundo a Loudwire



