Down: melhor disco da banda até o momento

Resenha - Nola - Down

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Junior Frascá
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Formado em 1991, o DOWN conseguiu lançar o seu debut apenas em 1995, quando o PANTERA decidiu "dar um tempo", e Phil Anselmo pôde se dedicar com mais afinco à banda. E, junto com Pepper Keenan (guitarrista, CORROSION OF CONFORMITY), Kirk Windstein (guitarrista, CROWBAR), Pat Bruders (baixista, CROWBAR), e Jimmy Bower (baterista, CROWBAR, EYEHATEGOD), lançaram o que muitos fãs consideram o melhor disco da banda até o momento.

Doom Metal: os dez trabalhos essenciais do estiloSociedade Alternativa: Fama proporcional à escassez teórica

E essa fascinação do público pelo DOWN decorreu do fato de que a banda apresentou uma sonoridade bem diferente das que as pessoas estavam acostumadas em relação às bandas principais de seus membros, com influências que iam do metal tradicional ao doom/stoner metal, passando por algo de southern rock, isso tudo com grande maestria. Para se ter uma ideia do som dos caras, imaginem uma junção de SAINT VITUS, BLACK SABBATH, CANDLEMASS, LYNYRD SKYNYRD e MOLLY HATCHET.

Os riffs de guitarra arrastados e pesados de Pepper e Kirk são o carro chefe do disco, seja nos momentos mais agressivos, seja nos mais melancólicos e, aliados aos excelentes vocais de Phil (um pouco mais contido que na época do PANTERA, mas não menos excelente), criaram uma sonoridade até então inovadora e muito "viva" e orgânica, dando um novo respiro à música pesada, que na época passava por sua pior fase.

O disco é todo muito bom, e possui clássicos do porte de "Temptation's Wings", "Lifer", "Rehab", "Hail the Leaf", "Jail", "Stone the Crows", "Bury me in Smoke", dentre outros, que até hoje são obrigatórios nos shows da banda.

O disco, cujo nome se refere à abreviação para "New Orleans, Lousiana", terra natal da banda, vendeu mais de um milhão de cópias (disco de platina), o que é impensável para um disco de metal nos dias de hoje, e atingiu a 57ª posição na Billboard 200.

Após esse disco, a banda passou por algumas mudanças de formação e, com o fatídico fim do PANTERA, acabou tendo maior atenção por parte de seus membros, estando ativa até hoje, e lançado ótimos registros. E se você ainda não tem esse discaço em sua coleção, corra já atrás do seu, pois se trata de um disco difícil de se conseguir nos dias de hoje, e ficará ainda mais no futuro, caso não seja relançado.

NOLA - Down
(1995- Elektra - Importado)

Track List:

Formação:
Phil Anselmo - Vocals
Pepper Keenan - Guitar
Kirk Windstein - Guitar, Bass
Jimmy Bower - Drums

Track List:

1. Temptation s Wings
2. Lifer
3. Pillars of Eternity
4. Rehab
5. Hail the Leaf
6. Underneath Everything
7. Eyes of the South
8. Jail
9. Losing All
10. Stone the Crows
11. Pray for the Locust
12. Swan Song
13. Bury Me in Smoke




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Down"


Phil Anselmo: cantar afinado é como uma obrigaçãoPhil Anselmo
"cantar afinado é como uma obrigação"

Loudwire: as várias faces de Phil AnselmoLoudwire
As várias faces de Phil Anselmo

Vitor Rodrigues: Walk on home, Phil!Vitor Rodrigues
"Walk on home, Phil!"


Doom Metal: os dez trabalhos essenciais do estiloDoom Metal
Os dez trabalhos essenciais do estilo

Sociedade Alternativa: Fama proporcional à escassez teóricaSociedade Alternativa
Fama proporcional à escassez teórica

Hetfield: egos, Mustaine, Load e homossexualidade no MetallicaHetfield
Egos, Mustaine, Load e homossexualidade no Metallica

Rock In Rio: Freddie Mercury desdenhou dos artistas brasileiros em 1985Ozzy Osbourne: "Eu detesto a expressão Heavy Metal!"Top 10: Os melhores bateristas do rock alternativoOzzy Osbourne: dando "chega mais" em Mônica Apor na coletiva

Sobre Junior Frascá

Junior Frascá, casado, é advogado, e apaixonado por heavy metal em todas as suas vertentes (em especial thrash, stoner, doom e power metal) desde seus 15 anos. Também é fã de filmes de terror e séries americanas, faz parte da equipe da revista digital Hell Divine e do site My Guitar, e é guitarrista da banda de metal tradicional MUD LAKE.

Mais matérias de Junior Frascá no Whiplash.Net.