WhoCares: Para colecionadores e fãs inveterados

Resenha - WhoCares - Ian Gillan & Tony Iommi

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ricardo Seelig
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 7

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Você sabe quem são Ian Gillan e Tony Iommi. Talvez o que você não saiba é que a dupla juntou forças no WhoCares, que lançou um excelente single em 2011 e agora coloca no mercado um álbum duplo, lançado aqui no Brasil pela Hellion Records.
1271 acessosBlack Sabbath: Assista trailer de The End Of The End5000 acessosExcessos: como os rockstars gastam os seus milhões

Batizado com o nome do projeto, o disco tem 18 faixas que repassam composições e versões pouco conhecidas da carreira de Gillan e Iommi, com direito a diversos lados B e canções raras. Essa característica torna "WhoCares", o disco, bastante interessante para colecionadores e fãs inveterados do Deep Purple e do Black Sabbath.

Os destaques vão para as duas faixas lançadas no single de 2011, as ótimas “Out of My Mind” e “Holy Water”, onde Ian e Tony tiveram a ilustre companhia de Jon Lord, Jason Newsted, Nicko McBrain e Linde Lindstrom. Ambas continuam esbanjando frescor e criatividade, comprovando o ótimo trabalho realizados pelos músicos.

Merece menção também a inclusão da versão remasterizada de “Zero the Hero”, faixa do errático "Born Again", disco do Black Sabbath lançado em 1983 e que contou com Gillan nos vocais. Desse álbum, há também “Trashed”, mas aqui em uma releitura com Gillan e Iommi acompanhados por Roger Glover e Ian Paice, a clássica dupla de baixo e bateria do Purple.

Falando em Deep Purple, os apreciadores da banda irão curtir a versão ao vivo de “Smoke on the Water” com a participação especial do falecido Ronnie James Dio, além da jam inspirada de “Dick Pimple”. Isso sem falar, é claro, nas diversas faixas pouco conhecidas de Gillan, com participações especiais do vocalistas em vários projetos. Ian brilha também em uma bela versão acústica de “When a Blind Man Cries”.

Em relação ao Black Sabbath, há duas músicas raras da cultuada parceria entre Iommi e Glenn Hughes - “Slip Away” e “Led It Down Easy” - e a subestimada “Anno Mundi (The Vision)”, resgate da época do vocalista Tony Martin no grupo.

Porém, o que faz "WhoCares" ser um disco interessante é também o seu calcanhar de Aquiles. Por se tratar de uma compilação onde grande parte das músicas são b-sides, em diversos momentos o valor histórico se sobrepõe à qualidade do material. Há um destaque maior para Ian Gillan em todo o disco, resgatando material de bandas como The Javelins e Garth Rockett and The Moonshiners, enquanto que, em relação a Tony Iommi, o resgate não é tão profundo e extenso quanto. Muitas das faixas são atraentes para fãs e colecionadores, mas não possuem grandes atrativos para quem é apenas um ouvinte casual e procura somente um bom álbum de rock para se divertir. Aos que estão em busca da segunda opção, poucas soluções são ainda tão eficazes quanto os trabalhos clássicos dos próprios Black Sabbath e Deep Purple.

"WhoCares" é um trabalho com um resultado que varia do cativante ao irregular, e essa característica faz com que o disco seja indicado, em sua maior parte, apenas para colecionadores.

CD 1
WhoCares - Out of My Mind
Black Sabbath - Zero the Hero
Ian Gillan - Trashed
Ian Gillan & Mihalis Rakintzis - Get Away
Tony Iommi & Glenn Hughes - Slip Away
Ian Gillan - Don’t Hold Me Back
Ian Gillan - She Thinks It’s a Crime
Repo Depo feat. Ian Gillan - Easy Come, Eady Go
Deep Purple feat. Ronnie James Dio - Smoke on the Water (live)

CD 2
WhoCares - Holy Water
Black Sabbath - Anno Mundi (The Vision)
Tomy Iommi & Glenn Hughes - Let It Down Easy
Ian Gillan - Holy in My Vest
Gillan & Glover feat. Dr. John - Can’t Believe You Wanna Leave Me
Ian Gillan and The Javelins - Can I Get a Witness
Garth Rockett and The Moonshiners - No Laughing in Heaven
Ian Gillan - When a Blind Man Cries (live)
Deep Purple - Dick Pimple

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 02 de outubro de 2012

Kerry KingKerry King
O Deep Purple influenciou mais o Thrash que o Black Sabbath

1271 acessosBlack Sabbath: Assista trailer de The End Of The End1066 acessosBanda dos sonhos: qual seria a sua?198 acessosMarcos de Ros: Tony Iommi, Dois Dedos de Prosa0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Black Sabbath"

Black SabbathBlack Sabbath
O dia em que Tony Iommi quase matou Bill Ward

Mick WallMick Wall
"O Black Sabbath não inventou nada, não é pai de nada"

Cozy PowellCozy Powell
Em entrevista, baterista entregou podres e curiosidades de ex-bandas

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Black Sabbath"0 acessosTodas as matérias sobre "Deep Purple"0 acessosTodas as matérias sobre "Who Cares"

ExcessosExcessos
Como os rockstars gastam os seus milhões

Em 10/08/1993Em 10/08/1993
Euronymous é assassinado por Varg Vikernes

The Voice KidsThe Voice Kids
Garotinha canta Led Zeppelin e conquista todos

5000 acessosRob Halford: "Heterossexuais não conseguem cantar no Judas"5000 acessosCradle Of Filth: Dani Filth explica seu conceito de religião5000 acessosTimo Tolkki: surtando no Facebook com a filha contra brasileiros?3403 acessosRock And Roll: os 10 músicos mais rebeldes de todos os tempos5000 acessosHeavy Metal: Os melhores covers segundo a Metal Hammer5000 acessosMetal Hammer: os maiores hits do rock eleitos em votação

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online