Lynyrd Skynyrd: Um dos melhores registros da banda
Resenha - Legend - Lynyrd Skynyrd
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 06 de setembro de 2012
"Não tenha medo da perfeição. Você nunca vai atingi-la", profetizou SALVADOR DALÍ. Para muitos, a busca utópica pela perfeição só leva a um estado de ansiedade e insatisfação constantes. No rock n´roll, essa corrida infernal em círculos levou à reclusão de ROBERT FRIPP, aos quinze anos de espera pelo decepcionante "Chinese Democracy", à quase desintegração dos RAMONES ao trabalhar com o maníaco perfeccionista PHIL SPECTOR em "End of The Century".
Lynyrd Skynyrd - Mais Novidades
Mas, e quando as coisas acontecem ao contrário, aos tropeços, e, ainda assim, resultam em obras de qualidade indiscutível? "Machine Head" foi gravado as pressas em um hotel abandonado de Montreaux, o primeiro álbum do SABBATH foi gravado em um dia, "Innuendo" foi registrado com FREDDIE MERCURY já bastante debilitado; ou seja, algumas vezes o acaso ou a fatalidade acabam por operar pequenos milagres por aqui.
Em 1977, a primeira fase do LYNYRD SKYNYRD acabou, vitimada por um trágico acidente aéreo. Dez anos depois, é editado e lançado o álbum "Legend" com sobras de material da década anterior. E, mais uma vez, a mão invisível deu as caras no rock n´roll. "Legend" é um dos melhores registros de uma banda que mantém a discografia em altíssimo nível há quarenta anos.
Na abertura, "Georgia Peaches" é um country blues delicioso que remete às grandes gigs de southern rock de ALMANN BROTHERS e companhia. Nessa mesma toada, "Truck Driving Man" e "Take Your Time" são riffeiras, swingadas e repletas de solos no melhor estilo "saloon encharcado de Jim Bean". É emocionante ver as guitarras de ALLEN COLLINS, GARY ROSSINGTON e ED KING transitando como serpentes em meio aos outros instrumentos, sem jamais se chocar.
"Four Walls of Raiford" é aquele faixa que você não consegue deixar de ouvir sem se imaginar tomando uma cerveja, em um posto de gasolina, no meio de uma estrada poeirenta no Alabama - magistral! . "Sweet Litlle Missy cheia de groove parece sida do primeiro disco da banda, tamanho sua vitalidade e potência, assim como a levada calibrada e brilhante de "When You Got Good Friends". Solos de guitarra cheios de harmônicos artificiais da melhor categoria? "One In The Sun" e a sempre necessária "Simple Man"- aqui em uma matadora versão ao vivo. Blues sofrido e cantado no slide? ' Mr. Banker' a melhor "usurpação" já feita da música do delta do Mississipi.
Se DALÍ entendeu que a perfeição é inalcançável, MICHELANGELO disse: "A perfeição é feita de pequenos detalhes, não é apenas um detalhe." Estou com ele e não abro.
Track List:
• "Georgia Peaches"
• "When You Got Good Friends"
• "Sweet Little Missy"
• "Four Walls of Raiford"
• "Simple Man" (ao vivo)
• "Truck Drivin' Man"
• "One in the Sun"
• "Mr. Banker"
• "Take Your Time"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps