Lynyrd Skynyrd: Um dos melhores registros da banda

Resenha - Legend - Lynyrd Skynyrd

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Paulo Severo da Costa
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


"Não tenha medo da perfeição. Você nunca vai atingi-la", profetizou SALVADOR DALÍ. Para muitos, a busca utópica pela perfeição só leva a um estado de ansiedade e insatisfação constantes. No rock n´roll, essa corrida infernal em círculos levou à reclusão de ROBERT FRIPP, aos quinze anos de espera pelo decepcionante "Chinese Democracy", à quase desintegração dos RAMONES ao trabalhar com o maníaco perfeccionista PHIL SPECTOR em "End of The Century".
1385 acessosLynyrd Skynyrd: banda processa ex-baterista e quer impedir filme5000 acessosHeaven & Hell: mistérios e autocensura na capa de álbum

Mas, e quando as coisas acontecem ao contrário, aos tropeços, e, ainda assim, resultam em obras de qualidade indiscutível? "Machine Head" foi gravado as pressas em um hotel abandonado de Montreaux, o primeiro álbum do SABBATH foi gravado em um dia, "Innuendo" foi registrado com FREDDIE MERCURY já bastante debilitado; ou seja, algumas vezes o acaso ou a fatalidade acabam por operar pequenos milagres por aqui.

Em 1977, a primeira fase do LYNYRD SKYNYRD acabou, vitimada por um trágico acidente aéreo. Dez anos depois, é editado e lançado o álbum "Legend" com sobras de material da década anterior. E, mais uma vez, a mão invisível deu as caras no rock n´roll. "Legend" é um dos melhores registros de uma banda que mantém a discografia em altíssimo nível há quarenta anos.

Na abertura, "Georgia Peaches" é um country blues delicioso que remete às grandes gigs de southern rock de ALMANN BROTHERS e companhia. Nessa mesma toada, "Truck Driving Man" e "Take Your Time" são riffeiras, swingadas e repletas de solos no melhor estilo "saloon encharcado de Jim Bean". É emocionante ver as guitarras de ALLEN COLLINS, GARY ROSSINGTON e ED KING transitando como serpentes em meio aos outros instrumentos, sem jamais se chocar.

"Four Walls of Raiford" é aquele faixa que você não consegue deixar de ouvir sem se imaginar tomando uma cerveja, em um posto de gasolina, no meio de uma estrada poeirenta no Alabama - magistral! . "Sweet Litlle Missy cheia de groove parece sida do primeiro disco da banda, tamanho sua vitalidade e potência, assim como a levada calibrada e brilhante de "When You Got Good Friends". Solos de guitarra cheios de harmônicos artificiais da melhor categoria? "One In The Sun" e a sempre necessária "Simple Man"- aqui em uma matadora versão ao vivo. Blues sofrido e cantado no slide? ' Mr. Banker' a melhor "usurpação" já feita da música do delta do Mississipi.

Se DALÍ entendeu que a perfeição é inalcançável, MICHELANGELO disse: "A perfeição é feita de pequenos detalhes, não é apenas um detalhe." Estou com ele e não abro.

Track List:
• "Georgia Peaches"
• "When You Got Good Friends"
• "Sweet Little Missy"
• "Four Walls of Raiford"
• "Simple Man" (ao vivo)
• "Truck Drivin' Man"
• "One in the Sun"
• "Mr. Banker"
• "Take Your Time"

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 06 de setembro de 2012

Lynyrd SkynyrdLynyrd Skynyrd
Banda processa ex-baterista e quer impedir filme

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Lynyrd Skynyrd"

SupernaturalSupernatural
Ouça 10 músicas que marcaram a série

Lynyrd SkynyrdLynyrd Skynyrd
A história da espetacular "Simple Man"

Sweet Home AlabamaSweet Home Alabama
O hino absoluto do Rock Sulista

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Lynyrd Skynyrd"

Heaven & HellHeaven & Hell
Mistérios e autocensura na capa de álbum

MetalMetal
Gibson.com enumera 50 melhores músicas do gênero

Rock StarsRock Stars
Como se pareceriam alguns se não tivessem morrido

5000 acessosExcessos: como os rockstars gastam os seus milhões5000 acessosComo Conservar e Recuperar Cordas de Baixo5000 acessosSkank: banda foi enganada ao participar de programa da Xuxa4834 acessosAlice Cooper: possuído pelo espírito de uma bruxa morta em 16925000 acessosOrange.co.uk: site lista os rockstars mais controversos5000 acessosIgreja Universal: "curando" fã do Dimmu Borgir?

Sobre Paulo Severo da Costa

Paulo Severo da Costa é ensaísta, professor universitário e doente por rock n´roll. Adora críticas, mas não dá a mínima pra elas. Email para contato: joaopsevero@bol.com.br.

Mais matérias de Paulo Severo da Costa no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online