Metheora: debut revela uma banda com muito a amadurecer

Resenha - Apenas Ilusões - Metheora

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

5


Aqui temos uma banda que está iniciando suas atividades e seguindo os caminhos mais alternativos do rock pesado. Fundado na cidade mineira de Santos Dumont em meados de 2009, o Metheora passou pela fase de execução de covers e então, de posse de suas próprias composições, alcançou a terceira posição no Festival de Bandas Novas realizado em 2010, em Juiz de Fora (MG). Um bom começo que estimulou ainda mais para que seguissem adiante.

Assim, o Metheora continuou a compor e agora está liberando seu primeiro disco, o independente "Apenas Ilusões". Todo cantado na língua portuguesa, as 10 composições seguem com tendências melancólicas em arranjos básicos e ainda revelando fortíssima influência das bandas contemporâneas da cena alternativa norte-americana, em especial do Evanescence.

publicidade

E, neste esquema de seguir uma fórmula de maneira tão rígida, o Metheora parece não conseguir relaxar para transmitir os desejados sentimentos com a devida naturalidade. Ainda que a faixa-título e "Espelhos" revelem boas ideias, praticamente inexiste aquela importantíssima adrenalina avassaladora que possibilite um disco de rock´n´roll exploda em energia.

publicidade

Mesmo sabendo das dificuldades em captar recursos, atualmente é imperdoável que uma banda lance um disco físico com um projeto gráfico tão deficiente como o de "Apenas Ilusões". Nada contra minimalismos, mas infelizmente o resultado final apenas reforça a impressão inicial de que este registro se resume a um modesto CD-Demo, e não a um verdadeiro álbum de estreia.

publicidade

De qualquer forma, o Metheora trabalha com vontade e firmou parceria com a gravadora digital Histeria Superstar, e o caminho é por aí mesmo. "Apenas Ilusões" é um fruto ainda verde em termos musicais, mas esta é uma fase pela qual a imensa maioria das bandas tem que passar a fim de estudar as melhores soluções criativas para polir e solidificar sua proposta. Por ora, são os fanáticos por Evanescence, Pitty, Korn e Chevelle que poderão encontrar maiores afinidades com este primeiro disco. Se este é você, dê uma conferida.

publicidade

Contato:
http://www.myspace.com/metheoraband
http://www.metheoraband.tnb.art.br/

Formação:
Ana Lucia - voz e teclados
Raffael Tavares - guitarra
Edgar Nascimento - guitarra
Claudio Vitor - baixo
Richard Rodrigues - bateria

publicidade

Metheora - Apenas Ilusões
(2011 / independente – nacional)

01. Apenas Ilusões
02. Papiros
03. Medo
04. Sombras
05. Neurose
06. Espelhos
07. Fracassei
08. Sonhos
09. Acima de Tudo
10. Pedaços de Mim




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Traduções: Letras de rock relacionadas a ocultismo e satanismoTraduções
Letras de rock relacionadas a ocultismo e satanismo

Mick Jagger: em cerimônia na escola do filho em São PauloMick Jagger
Em cerimônia na escola do filho em São Paulo


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin