Metheora: debut revela uma banda com muito a amadurecer
Resenha - Apenas Ilusões - Metheora
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 25 de agosto de 2012
Nota: 5 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Aqui temos uma banda que está iniciando suas atividades e seguindo os caminhos mais alternativos do rock pesado. Fundado na cidade mineira de Santos Dumont em meados de 2009, o Metheora passou pela fase de execução de covers e então, de posse de suas próprias composições, alcançou a terceira posição no Festival de Bandas Novas realizado em 2010, em Juiz de Fora (MG). Um bom começo que estimulou ainda mais para que seguissem adiante.
Assim, o Metheora continuou a compor e agora está liberando seu primeiro disco, o independente "Apenas Ilusões". Todo cantado na língua portuguesa, as 10 composições seguem com tendências melancólicas em arranjos básicos e ainda revelando fortíssima influência das bandas contemporâneas da cena alternativa norte-americana, em especial do Evanescence.
E, neste esquema de seguir uma fórmula de maneira tão rígida, o Metheora parece não conseguir relaxar para transmitir os desejados sentimentos com a devida naturalidade. Ainda que a faixa-título e "Espelhos" revelem boas ideias, praticamente inexiste aquela importantíssima adrenalina avassaladora que possibilite um disco de rock´n´roll exploda em energia.
Mesmo sabendo das dificuldades em captar recursos, atualmente é imperdoável que uma banda lance um disco físico com um projeto gráfico tão deficiente como o de "Apenas Ilusões". Nada contra minimalismos, mas infelizmente o resultado final apenas reforça a impressão inicial de que este registro se resume a um modesto CD-Demo, e não a um verdadeiro álbum de estreia.
De qualquer forma, o Metheora trabalha com vontade e firmou parceria com a gravadora digital Histeria Superstar, e o caminho é por aí mesmo. "Apenas Ilusões" é um fruto ainda verde em termos musicais, mas esta é uma fase pela qual a imensa maioria das bandas tem que passar a fim de estudar as melhores soluções criativas para polir e solidificar sua proposta. Por ora, são os fanáticos por Evanescence, Pitty, Korn e Chevelle que poderão encontrar maiores afinidades com este primeiro disco. Se este é você, dê uma conferida.
Contato:
http://www.myspace.com/metheoraband
http://www.metheoraband.tnb.art.br/
Formação:
Ana Lucia - voz e teclados
Raffael Tavares - guitarra
Edgar Nascimento - guitarra
Claudio Vitor - baixo
Richard Rodrigues - bateria
Metheora - Apenas Ilusões
(2011 / independente – nacional)
01. Apenas Ilusões
02. Papiros
03. Medo
04. Sombras
05. Neurose
06. Espelhos
07. Fracassei
08. Sonhos
09. Acima de Tudo
10. Pedaços de Mim
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward
4 músicas de heavy metal que têm exatamente 4min44 de duração
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
A grande lição do documentário sobre Paul Di'Anno, segundo seu diretor
A música do Pink Floyd que David Gilmour adora, mas se recusa a tocar
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
A melhor banda de todos os tempos, segundo Jimmy Page do Led Zeppelin
A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica
Resenha - Ten Years After - Marenna
Robb Flynn levava uma "vida louca" nos primeiros anos de carreira do Machine Head
70000 Tons of Metal anuncia primeiras atrações para viagem de 2027
Ian Anderson, do Jethro Tull, conta por que recusou convite para conhecer Elvis Presley
Rolling Stones igualam marca histórica dos Beatles com "Foreign Tongues"
"Nunca pesquisem Duality no YouTube", alerta fã de k-pop assustada com o Slipknot
Paulo Miklos compara sua saída dos Titãs com as de Arnaldo Antunes e Nando Reis
O rockstar americano que interditou andar inteiro da MTV no Brasil após feijoada

"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês



