Cactus: Incrível sonoridade hard blues no debut homônimo
Resenha - Cactus - Cactus
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 30 de junho de 2012
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A primeira vez que eu ouvi falar no CACTUS foi através da revista "Poeira Zine" do "guerreiro" Bento Araújo. Confesso que conhecia razoavelmente bem o som da cozinha de BECK, BOGERT & APPICE, mas fiquei atiçado para saber mais sobre esse combo que incluía, além de CARMINE APPICE e TIM BOGERT o sensacional JIM MAcCARTHY nas seis cordas e RUSTY DAY (que já havia tocado com ninguém menos que TED NUGENT) no vocal.
O debut homônimo da banda saiu em julho de 1970 e, como não poderia deixar de ser, apresenta uma incrível sonoridade hard blues- sem novidade, é verdade- mas no melhor estilo "quatro cilindros" turbinado, ou seja, fora de excessos e individualismo; com todos os integrantes "funcionando" de forma coesa e perfeita.
O som do disco capta uma pegada quase ao vivo, que fora alguns "fade-out" abruptos, parece um tremendo show ao vivo. As duas releituras de "Parchman Farm" de MOSE ALLISON e "You Can´t Judge a Book By The Cover" de WILLIE DIXON, mostram que antes do metal- que trouxe consigo uma pancada de novas influências, a exemplo das escalas de música clássica- o blues era a matéria prima para o peso- vide o som de JOHNNY WINTER e RICK DERRINGER no mesmo período.
A bateria de CARMINE possui fortes referências em virtuoses como MITCH MITCHELL e o jazz de BUDDY RICH, nunca permanecendo no lugar comum- vide "Let Me Swin" e a obra prima "Oleo". Nessa, ainda se sobressai uma esperta gaita que dá todo o tom "Mississipi" para a canção. "Feel so good" começa com um riff fantástico, seguindo o vocal rasgado e cheio de feeling de DAY- além "do" solo de bateria do disco.
Procurando inspiração? Então eu recomendo!
Track list:
• "Parchman Farm"
• "My Lady from South of Detroit"
• "Bro. Bill"
• "You Can't Judge a Book by the Cover
• "Let Me Swim"
• "No Need to Worry"
• "Oleo"
• "Feel So Good"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
A opinião de Rafael Bittencourt sobre bandas que ficam se apoiando no "Angraverso"
Slash dá a sua versão para o que causou o "racha" entre ele e Axl Rose nos anos noventa
A melhor música de cada disco do Metallica, segundo o Heavy Consequence
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
A melhor música de cada disco do Megadeth, segundo o Heavy Consequence
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
Quando Roberto Carlos se aproximou do Heavy Metal nos anos 80 com uma música sombria
As perdas que levaram Renato Russo e Humberto Gessinger ao isolamento e sofrimento
A música gravada pelos Beatles que três deles odiaram e somente um deles gostou de fato


A banda cujo vocalista puxou faca para Ozzy e acabou morrendo metralhado



