Hellcrawler: Veia rock junto com vocais guturais/gritados
Resenha - Wastelands - Hellcrawler
Por Christiano K.O.D.A.
Postado em 13 de outubro de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Tá aí uma banda meio difícil de definir, e de origem um tanto incomum dentro do som extremo. Enfim, essa turminha da pesada faz um Death 'n' Roll/Crust, segundo eles mesmos. De fato, tem um pouco de tudo nessa salada.
O mais interessante talvez seja que essa mistura soou agradável. Sim, a veia rock, junto com os vocais guturais/gritados, que por alguma razão me lembraram a Grave, além da guitarra pesada e ritmos que variam bastante, permitiu um resultado interessante nesse primeiro full-length da banda, surgida em 2010.
A gravação não está muito boa, com uma sujeira considerável, mas ainda assim, ficou legalzinha. A capa do trabalho também não diz muita coisa: apesar de detalhada, ficou bastante escura, uma pena, já que não se pode apreciar sua beleza de modo completo.
Mas voltando ao som dos eslovenos, além do rock (ouçam o solo de "Motoslüts From Hell", mais rock ‘n’ roll, impossível), do death e do crust (esse em quantidades mínimas), o grupo se aventura também pelo hardcore e se dá bem. Foram ousados no estilo (ou nos estilos), já que misturas desse tipo ficam numa linha tênue entre o desastre e o bom trabalho.
Não esperem, portanto, algo ultra brutal, com vocais ininteligíveis e bateria a milhão. Não. Os caras aqui sabem dosar quantidades de maior e menor violência, mas curiosamente não se utilizam de riffs melódicos.
Os destaques ficam para a bela e curtíssima instrumental que leva o título do CD; "Post Apocalyptic Revolt" e suas mudanças de ritmo surpreendentes; "The Molten Faces Tribe", disparada a melhor, com uma levada para destruir pescoço e uma profundidade incrível; e "Firefly Powerplant", carregada de bons riffs.
Observei aqui: apesar da analogia bizarra, acho-a muito válida nesse caso. "Wastelands" é como um carro a álcool que demora para funcionar em uma manhã fria. Aos poucos ele vai esquentando e então, dispara nas pistas. É mais ou menos essa a sensação que o álbum passa. Ele vai ficando melhor ao longo de sua execução.
Bem, e a gravadora Hollow Earth Records fez o agradável favor de disponibilizar esse material para download. Baixem, ouçam e abram a mente para o som contagiante da Hellcrawler.
Download:
http://hellcrawler.bandcamp.com
Hellcrawler – Wastelands
Hollow Earth Records – 2011 - Eslovênia
http://www.hellcrawler.com
http://hellcrawler.bandcamp.com
1. Devastation 04:27
2. Rattlesnake Tavern 02:56
3. Motoslüts From Hell 02:55
4. Wastelands 01:13 instrumental
5. Post Apocalyptic Revolt 03:27
6. The Molten Faces Tribe 03:16
7. Firefly Powerplant 03:07
8. Yet Again The Greed Of Man 03:34
9. Towards The End 03:12
10. Demons Within 01:55 instrumental
TOTAL: 30:02
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Organização do Bangers Open Air promete novidades; "Vocês não perdem por esperar!"
Fernanda Lira expõe comentários preconceituosos e recebe apoio de nomes do metal
Jinjer, In Flames e Killswitch Engage confirmados no Bangers Open Air, afirma jornalista
A "melhor banda de rock'n'roll em disco", segundo Bono, do U2
Nicko McBrain compartilha lembranças do último show com o Iron Maiden, em São Paulo
Nick Holmes diz que há muito lixo no nu metal, mas elogia duas bandas do estilo
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Nova música do Megadeth desbanca - temporariamente - Taylor Swift no iTunes dos EUA
A banda que ajudou o Metallica a não acabar após "St. Anger", segundo Lars Ulrich
O subestimado guitarrista base considerado "um dos maiores de todos" por Dave Mustaine
A banda de forró que se fosse gringa seria considerada de rock, segundo produtora
As 3 teorias sobre post enigmático do Angra, segundo especialista em Angraverso
O clássico riff do AC/DC que Malcolm Young achou que era uma merda, a princípio
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
As três músicas do Pink Floyd que são cantadas por pessoas que não fazem parte da banda
Os comentários que staff gringa do Rock in Rio 1985 fizeram a Rita Lee e Lulu Santos
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



