Sublime With Rome: Punk, reggae, ska, surf e muita cannabis
Resenha - Yours Truly - Sublime with Rome
Por Marcelo Vieira
Postado em 10 de agosto de 2011
A morte do vocalista e guitarrista Bradley Nowell em 1996, a princípio, havia colocado um ponto final na história do Sublime. Mas em 2009, quando nem mesmo o fã mais otimista esperava, os remanescentes Eric Wilson (baixo) e Bud Gaugh (bateria) retomaram as atividades da banda com Rome Ramirez ocupando o lugar de Nowell. Ficaram um tempo se apresentando juntos como Sublime até questões judiciais os obrigarem a mudar de nome. O Sublime with Rome foi oficialmente criado em janeiro de 2010, e seu primeiro álbum, Yours Truly, acaba de ser lançado.

Algo que ficou claro na recente passagem do Sublime pelo Brasil (sem Gaugh) foi que Rome não apenas substituiu Nowell no posto de vocalista e guitarrista, mas também assumiu o papel de frontman, vestindo a camisa e impondo sua própria maneira de tocar e cantar os clássicos da banda. Em Yours Truly a coisa vai além, com Rome co-assinando as novas composições e carimbando pra valer seu nome na nova fase do Sublime. Mas o estilo da banda não mudou. O som continua moleque e despretensioso; mistura fina de punk, reggae, ska, surf music e muita cannabis sativa.
A faixa de abertura coincide com a primeira música de trabalho. "Panic" é excelente, canção bem humorada do naipe da clássica "Date Rape". Já "Only" é surfista/junkie total. Dá até pra imaginar a névoa branca tomando conta da praia. "Lovers Rock" é a primeira a contar com os scratches do DJ Rocky Rock, que também foi o responsável pelos efeitos sonoros, como ondas no mar, gaivotas, etc. Boa escolha para segundo single. Uma pena que a resposta do público, pelo menos até agora, não foi igual a de "Panic", que chegou ao 4° lugar nos Estados Unidos.
"Murdera" ultrapassa a barreira dos quatro minutos com introdução semelhante à de "Doin’ Time" e saxofone (tocado por Todd Foreman) dando aquele tempero Alegrias de Verão. Possivelmente, a faixa mais trabalhada de Yours Truly. O puro punk rock dá as caras na curtinha (1:54) "Paper Cuts". "PCH" é uma que poderia facilmente ser regravada por caras como Jack Johnson e Jason Mraz e virar hit de rádio. Em seguida, um ska muito bem balanceado com "Same Old Situation" e sua quase gêmea "Take It or Leave It".
"You Better Listen" foi a música que eu mais gostei. Melhor introdução, melhor refrão, pegada suave, backing vocals femininos (ingrediente infalível, sobretudo no rock). Para o encerramento, a canção fruto de uma parceria que virou notícia: "Can You Feel It", com o rapper Wiz Khalifa, dá sinal verde para Rocky Rock mandar brasa nos efeitos. E tome mais um single em potencial. Quem teve a manha de comprar (ou baixar) a versão deluxe ainda foi contemplado com algumas bonus tracks, entre elas um take acústico de "Lovers Rock" e um som de 7 minutos (!) chamado "Dynamite".
Com produção de Paul Leary – o mesmo do multiplatinado álbum de 1996 -, Yours Truly é mais que um sopro de vida: é uma nova chance para Eric e Bud, que no passado, devido à morte prematura de Bradley Nowell, não desfrutaram do sucesso monstruoso que seu álbum recém-lançado havia alcançado. E para Rome, é o primeiro passo rumo a carimbar de vez seu nome na história do rock. Que os três saibam aproveitar bem!
1 Panic 2:23
2 Only 2:40
3 Lovers Rock 3:25
4 Murdera 4:26
5 My World 2:29
6 Paper Cuts 1:53
7 PCH 3:23
8 Same Old Situation 3:44
9 Take It or Leave It 3:52
10 You Better Listen 3:20
11 Spun 3:27
12 Can You Feel It (feat. Wiz Khalifa) 3:36
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As únicas três músicas do Sepultura que tocaram na rádio, segundo Andreas Kisser
Evanescence lança música inédita e anuncia novo disco, que será lançado em junho
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
O país em que Axl Rose queria tocar com o Guns N' Roses após ver Judas Priest brilhar lá
5 bandas dos anos 70 que mereciam ter sido bem maiores, de acordo com a Ultimate Classic Rock
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
As 11 bandas de metal progressivo cujo segundo álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Show do Guns N' Roses em Campo Grande é marcado pelo caos no trânsito
"Dias do vinil estão contados", diz site que aposta no CD como o futuro
Led Zeppelin: as 20 melhores músicas da banda em um ranking autoral comentado
Anika Nilles conta como se adaptou ao estilo de Neil Peart no Rush
A música "fundamental" que mostrou ao Metallica que a simplicidade funciona
Sanctuary lança "Not Of The Living", sua primeira música inédita em 12 anos
Mike Portnoy passa mal e vomita durante show do Dream Theater
Clássico do Kansas viraliza após esquete com Jack Black no Saturday Night Live
Eric Clapton homenageia músico que considera ter sido seu "mentor" e "pai adotivo"
A opinião do guitarrista do Greta Van Fleet sobre Pepeu, Kisser, Chimbinha e Yamandu
Andi Deris "abandonou" o Iron Maiden quando Bruce Dickinson entrou no lugar de Paul Di'Anno

Sublime anuncia novo álbum de estúdio, "Until The Sun Explodes"
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



