Escarnium: Entre as grandes bandas extremas do país
Resenha - Rex Verminorum (EP) - Escarnium
Por Christiano K.O.D.A.
Fonte: Som Extremo
Postado em 11 de junho de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Eis aqui um EP de muito respeito no cenário underground nacional. O que me pergunto é: como ainda não tinha ouvido falar da Escarnium? Uma banda baiana que mostra com muita perseverança que nem só de samba e axé vive o estado. O melhor é que o conjunto executa um excelente brutal death metal num nível muito acima de inúmeras bandas nacionais e gringas do estilo. Coisa boa mesmo.

"Rex Verminorum" já é o terceiro registro da banda, cuja primeira demo – "Covered in Decadence" (2009) – está presente juntamente com as três músicas que compõe esse disco – detalhe – que ainda não foi lançado oficialmente. Sim, este redator teve acesso exclusivo ao material e aqui resenha o trabalho, que estará disponível a partir de julho ou agosto. Bem, melhor falar tanto das faixas inéditas quanto das da demo, concordam?
Abrindo as portas lá de baixo, explode nos ouvidos "Dark Clouds Above Hell's Fire", brutal e muito contagiante, para moer o pescoço mesmo. Um death metal tradicional, mas muito seguro, como é a proposta do grupo. Depois vem "Self Proclaimed Messiah", com um começo lento, trabalhado e denso, mas claro, que termina em pura violência sonora. Os riffs são incríveis e pesadíssimos, e os bumbos simplesmente parecem metralhadoras. Fechando a primeira parte do EP, temos a faixa-título, que lembra algo do Decapitated do primeiro CD – "Winds of Creation". Talvez sejam as boas quebras de ritmo e riffs meio quebrados. Empolgante, muito empolgante.
Aliás, as referências a outras bandas não param somente nos poloneses. O vocalista/guitarrista Victor Elian tem a voz fantástica e poderosa, que lembra bastante John McEntee, do Incantation. E diga-se de passagem, o timbre dos instrumentos em geral também remetem à banda americana, sendo no entanto que as distorções de guitarra têm a cara do Morbid Angel. Contudo não são cópia nem de uma nem de outra. A Escarnium tem sua própria identidade.
Além de Elian, merece destaque também o baterista Nestor Carrera, que toca à velocidade da luz com uma facilidade que impressiona. E ele não fica só na rapidez não, já que demonstra intimidade e muita criatividade com seu instrumento. Prosseguindo na audição, a demo "Covered in Decadence", que vem na sequência, apresenta mais death metal dos bons, tão maravilhosa quanto as músicas iniciais do álbum. As quatro faixas que a compõe esse trabalho mantêm a agressividade e eficiência da banda, sendo difícil destacar uma ou outra.
No geral, as composições da Escarnium vão direto ao ponto com muita competência. E a rifferama é um show. A gravação das músicas novas é boa, assim como as da demo, embora estas apresentem qualidade um pouco inferior, mas que com certeza não comprometem o material.
Dêem uma checada no belo Myspace do quarteto. Bastante profissional, e com dois vídeos de ensaio muito bacanas. Que venha logo o lançamento oficial do EP, que terá versão digipack! E para não deixar todo mundo passando vontade, podem fazer download da demo aí embaixo. Vale o registro: apesar de ainda não ser tão conhecida, a Escarnium figura tranquilamente entre as grandes bandas extremas do país. E com folga.
http://www.mediafire.com/?tuka1np4tuf9a2j
TRACKLIST
1. Dark Clouds Above Hell's Fire
2. Self Proclaimed Messiah
3. Rex Verminorum
4. Covered in Decadence
5. Enfeeblement and Iconoclasm
6. His Final March
7. Slaves of an Ending Fate
Escarnium – Rex Verminorum (EP)
Hellthrasher Productions/Till You Fukkin Bleed Records – 2011 – Brasil
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de heavy metal com mais álbuns em primeiro lugar nos Estados Unidos
A música mais bonita do Radiohead de todos os tempos, segundo Thom Yorke
As três melhores músicas do Iron Maiden escritas por Steve Harris, segundo Nicko McBrain
Vaza suposto título do novo álbum solo de Bruce Dickinson, já finalizado pelo cantor
Bruce Dickinson se junta a Billie Joe Armstrong para cantar "All the Young Dudes"
King Diamond anuncia saída do guitarrista Andy La Rocque
Sem prévio aviso, Avenged Sevenfold disponibiliza novo EP "Statica"
O verso de "Metamorfose Ambulante" que guarda o maior segredo de Raul Seixas
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
5 versões brasileiras que estragaram clássicos do rock
Bon Jovi encerra show antes da hora devido a problema de saúde de Jon
A bebedeira que virou um dos maiores clássicos do Deep Purple
David Gilmour revela quando percebeu que "não quero ser membro do Pink Floyd a vida toda"
O álbum do Metallica que Paulo Ricardo adora: "Obra-prima, canções maravilhosas"
Ganha força rumor sobre turnê conjunta de System of a Down e Faith No More
O nobre motivo pelo qual Kurt Cobain mentia sobre o fato de usar drogas
Roger Waters: Ele nunca foi amigo de Gilmour, então nada mudou
Santana lista suas bandas preferidas de rock pesado e heavy metal


"Transpiração Contínua Prolongada" levou skate, rua e atitude para o topo do rock brasileiro
O Triunfo do Hard Rock Melódico: Tyketto alcança a excelência com "Closer To The Sun"
Deep Purple: Peso e melodia na medida certa em "SPLAT!"
Brasileiro Puukkojunkkari faz ótimo punk/hardcore extremo cantando em finlandês



