Escarnium: Entre as grandes bandas extremas do país

Resenha - Rex Verminorum (EP) - Escarnium

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Christiano K.O.D.A., Fonte: Som Extremo
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 8

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Eis aqui um EP de muito respeito no cenário underground nacional. O que me pergunto é: como ainda não tinha ouvido falar da Escarnium? Uma banda baiana que mostra com muita perseverança que nem só de samba e axé vive o estado. O melhor é que o conjunto executa um excelente brutal death metal num nível muito acima de inúmeras bandas nacionais e gringas do estilo. Coisa boa mesmo.
5000 acessosGaleria - Tatuagens em homenagem ao Kiss5000 acessosSlayer: Kerry King acha que Black Metal norueguês é uma merda

“Rex Verminorum” já é o terceiro registro da banda, cuja primeira demo – “Covered in Decadence” (2009) – está presente juntamente com as três músicas que compõe esse disco – detalhe – que ainda não foi lançado oficialmente. Sim, este redator teve acesso exclusivo ao material e aqui resenha o trabalho, que estará disponível a partir de julho ou agosto. Bem, melhor falar tanto das faixas inéditas quanto das da demo, concordam?

Abrindo as portas lá de baixo, explode nos ouvidos “Dark Clouds Above Hell's Fire”, brutal e muito contagiante, para moer o pescoço mesmo. Um death metal tradicional, mas muito seguro, como é a proposta do grupo. Depois vem “Self Proclaimed Messiah”, com um começo lento, trabalhado e denso, mas claro, que termina em pura violência sonora. Os riffs são incríveis e pesadíssimos, e os bumbos simplesmente parecem metralhadoras. Fechando a primeira parte do EP, temos a faixa-título, que lembra algo do Decapitated do primeiro CD – “Winds of Creation”. Talvez sejam as boas quebras de ritmo e riffs meio quebrados. Empolgante, muito empolgante.

Aliás, as referências a outras bandas não param somente nos poloneses. O vocalista/guitarrista Victor Elian tem a voz fantástica e poderosa, que lembra bastante John McEntee, do Incantation. E diga-se de passagem, o timbre dos instrumentos em geral também remetem à banda americana, sendo no entanto que as distorções de guitarra têm a cara do Morbid Angel. Contudo não são cópia nem de uma nem de outra. A Escarnium tem sua própria identidade.

Além de Elian, merece destaque também o baterista Nestor Carrera, que toca à velocidade da luz com uma facilidade que impressiona. E ele não fica só na rapidez não, já que demonstra intimidade e muita criatividade com seu instrumento. Prosseguindo na audição, a demo “Covered in Decadence”, que vem na sequência, apresenta mais death metal dos bons, tão maravilhosa quanto as músicas iniciais do álbum. As quatro faixas que a compõe esse trabalho mantêm a agressividade e eficiência da banda, sendo difícil destacar uma ou outra.

No geral, as composições da Escarnium vão direto ao ponto com muita competência. E a rifferama é um show. A gravação das músicas novas é boa, assim como as da demo, embora estas apresentem qualidade um pouco inferior, mas que com certeza não comprometem o material.

Dêem uma checada no belo Myspace do quarteto. Bastante profissional, e com dois vídeos de ensaio muito bacanas. Que venha logo o lançamento oficial do EP, que terá versão digipack! E para não deixar todo mundo passando vontade, podem fazer download da demo aí embaixo. Vale o registro: apesar de ainda não ser tão conhecida, a Escarnium figura tranquilamente entre as grandes bandas extremas do país. E com folga.

http://www.mediafire.com/?tuka1np4tuf9a2j

TRACKLIST
1. Dark Clouds Above Hell's Fire
2. Self Proclaimed Messiah
3. Rex Verminorum
4. Covered in Decadence
5. Enfeeblement and Iconoclasm
6. His Final March
7. Slaves of an Ending Fate

Escarnium – Rex Verminorum (EP)
Hellthrasher Productions/Till You Fukkin Bleed Records – 2011 – Brasil

http://www.myspace.com/escarniumdm

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Escarnium"

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Escarnium"

TatuagensTatuagens
Homenagens à banda Kiss na pele dos fãs mais radicais

SlayerSlayer
"Kerry King: Black Metal norueguês é uma merda!"

Fotos de InfânciaFotos de Infância
Jon Bon Jovi muito antes da fama

5000 acessosSeparados no nascimento: Geddy Lee e Marquito do Ratinho5000 acessosFotos de Infância: Evanescence5000 acessosRoqueiro poser: 100 regras essenciais para se tornar um5000 acessosGuns N' Roses: A regravação de "Appetite for Destruction" em 19995000 acessosBlack Sabbath: mais uma do Tony Iommi pra cima do pobre Bill Ward5000 acessosSlash: sempre bêbado nos clipes do Guns N' Roses

Sobre Christiano K.O.D.A.

Um cara diretamente ligado ao Som Extremo, fã de livros e filmes, formado em Imagem e Som, Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Faz parte da banda de grindcore Prey of Chaos e tem um blog dedicado à música barulhenta. Enfim, alguém que faz da música sua vida.

Mais matérias de Christiano K.O.D.A. no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online