Escarnium: Entre as grandes bandas extremas do país
Resenha - Rex Verminorum (EP) - Escarnium
Por Christiano K.O.D.A.
Fonte: Som Extremo
Postado em 11 de junho de 2011
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Eis aqui um EP de muito respeito no cenário underground nacional. O que me pergunto é: como ainda não tinha ouvido falar da Escarnium? Uma banda baiana que mostra com muita perseverança que nem só de samba e axé vive o estado. O melhor é que o conjunto executa um excelente brutal death metal num nível muito acima de inúmeras bandas nacionais e gringas do estilo. Coisa boa mesmo.

"Rex Verminorum" já é o terceiro registro da banda, cuja primeira demo – "Covered in Decadence" (2009) – está presente juntamente com as três músicas que compõe esse disco – detalhe – que ainda não foi lançado oficialmente. Sim, este redator teve acesso exclusivo ao material e aqui resenha o trabalho, que estará disponível a partir de julho ou agosto. Bem, melhor falar tanto das faixas inéditas quanto das da demo, concordam?
Abrindo as portas lá de baixo, explode nos ouvidos "Dark Clouds Above Hell's Fire", brutal e muito contagiante, para moer o pescoço mesmo. Um death metal tradicional, mas muito seguro, como é a proposta do grupo. Depois vem "Self Proclaimed Messiah", com um começo lento, trabalhado e denso, mas claro, que termina em pura violência sonora. Os riffs são incríveis e pesadíssimos, e os bumbos simplesmente parecem metralhadoras. Fechando a primeira parte do EP, temos a faixa-título, que lembra algo do Decapitated do primeiro CD – "Winds of Creation". Talvez sejam as boas quebras de ritmo e riffs meio quebrados. Empolgante, muito empolgante.
Aliás, as referências a outras bandas não param somente nos poloneses. O vocalista/guitarrista Victor Elian tem a voz fantástica e poderosa, que lembra bastante John McEntee, do Incantation. E diga-se de passagem, o timbre dos instrumentos em geral também remetem à banda americana, sendo no entanto que as distorções de guitarra têm a cara do Morbid Angel. Contudo não são cópia nem de uma nem de outra. A Escarnium tem sua própria identidade.
Além de Elian, merece destaque também o baterista Nestor Carrera, que toca à velocidade da luz com uma facilidade que impressiona. E ele não fica só na rapidez não, já que demonstra intimidade e muita criatividade com seu instrumento. Prosseguindo na audição, a demo "Covered in Decadence", que vem na sequência, apresenta mais death metal dos bons, tão maravilhosa quanto as músicas iniciais do álbum. As quatro faixas que a compõe esse trabalho mantêm a agressividade e eficiência da banda, sendo difícil destacar uma ou outra.
No geral, as composições da Escarnium vão direto ao ponto com muita competência. E a rifferama é um show. A gravação das músicas novas é boa, assim como as da demo, embora estas apresentem qualidade um pouco inferior, mas que com certeza não comprometem o material.
Dêem uma checada no belo Myspace do quarteto. Bastante profissional, e com dois vídeos de ensaio muito bacanas. Que venha logo o lançamento oficial do EP, que terá versão digipack! E para não deixar todo mundo passando vontade, podem fazer download da demo aí embaixo. Vale o registro: apesar de ainda não ser tão conhecida, a Escarnium figura tranquilamente entre as grandes bandas extremas do país. E com folga.
http://www.mediafire.com/?tuka1np4tuf9a2j
TRACKLIST
1. Dark Clouds Above Hell's Fire
2. Self Proclaimed Messiah
3. Rex Verminorum
4. Covered in Decadence
5. Enfeeblement and Iconoclasm
6. His Final March
7. Slaves of an Ending Fate
Escarnium – Rex Verminorum (EP)
Hellthrasher Productions/Till You Fukkin Bleed Records – 2011 – Brasil
http://www.myspace.com/escarniumdm
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
Roxette anuncia dois shows no Brasil em 2026
O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
Katatonia se apresentará em São Paulo em 2026; ingressos estão à venda
30 clássicos do rock lançados no século XX que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
Os 25 melhores álbuns do metal britânico, segundo o RYM
Como Angra trocou Toninho Pirani por Monika Cavalera, segundo Rafael Bittencourt
O veterano que contraiu tuberculose na Malásia e gerou clássico do Iron Maiden
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
Vegana e do metal! Ignacia Fernández vence o Miss Mundo Chile
Linkin Park compartilha fotos incríveis de show realizado no MorumBIS

Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Em "Chosen", Glenn Hughes anota outro bom disco no currículo e dá aula de hard rock
Ànv (Eluveitie) - Entre a tradição celta e o metal moderno
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva
Soulfly: a chama ainda queima


