Skyforger: alguma vantagem sobre várias bandas do gênero
Resenha - Kurbads - Skyforger
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 24 de outubro de 2010
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Oras, algumas mudanças sonoras por aqui... O Skyforger tem sua origem na distante Letônia e está na ativa desde 1995, cujos quatro álbuns foram, aos poucos, conquistando o público dentro do círculo Folk Black Metal. O pessoal está desde 2003 afastado dos estúdios, mas eis que o grupo retorna com seu mais novo álbum e, melhor ainda, devidamente amparado pela influente Metal Blade Records.

E parece que o exílio serviu para o Skyforger ampliar seus horizontes musicais... "Kurbads" tem como grande força o trabalho das guitarras, com grande quantidade de riffs agressivos e melódicos, mas, ao contrário da sensação Black Metal que seus antigos registros exalavam, as novas canções seguem por uma linha mais próxima do Thrash e Power Metal, e se aprofundando ainda mais no uso de instrumentos folclóricos (certamente influência do novo integrante Kaspars), em especial nos sempre tão bonitos sons da gaita de foles.
Embora "Kurbads" esteja longe de ser desafiador, o Skyforger consegue reunir, misturar e estruturar todos esses elementos de forma tão interessante que obtém alguma vantagem sobre várias bandas do gênero. Há dedicação e um visível esforço para garantir a diversidade do repertório, que conquista facilmente o ouvinte, como é o caso de ocasiões cadenciadas como "Ķēves Dēls" e "Pazemē"; velocidade em "Velnukāvējs" e uns lances mais atmosféricos em "Pēdējā Kauja" e "Noburtais Meþs", com ótima gaita de fole. Quanto à faixa que batiza o disco, curiosamente, ela é um bônus e cover da banda conterrânea Opus Pro.
Mantendo o orgulho de suas tradições, este é mais um álbum cantado em sua língua materna e que aborda as histórias, tradições e lendas dos países bálticos. Baseado em um conto popular bastante fantasioso, cujo personagem principal se caracteriza por nascer de uma égua branca – literalmente, um filho de uma égua! – e, mesmo sendo dono de força sobre-humana, se viu obrigado a passar por duras provações ao longo de sua vida.
Gravado no Studio Lauska, "Kurbads" oferece um áudio bastante límpido e, apesar da reorientação de sua música, cuja faceta extrema foi tão diluída e se distancia de obras marcantes como o brutal "Latvieðu Strçlnieki" ("Latvian Riflemen", 00) ou "Perkonkalve" ("Thunderforge", 03), ainda assim este novo disco pode se revelar uma oferta bastante válida ao público que aprecia o chamado Folk Metal. E aproveitem, pois este é um CD que está chegando ao mercado brasileiro através da iniciativa da Paranoid Records!
Contato:
http://www.skyforger.lv
http://www.myspace.com/skyforgerofficial
Formação:
Peter - voz e guitarra
Martins - guitarra
Edgars 'Zirgs' - baixo
Kaspars - instrumentos folclóricos
Edgars 'Mazais' - bateria
Skyforger - Kurbads
(2010 - Metal Blade Records / Paranoid Records - nacional)
01. Raganas Lāsts
02. Ķēves Dēls
03. Deviņgalvis
04. Noburtais Meþs
05. Tēva Dēla Pagalmā
06. Velnukāvējs
07. Akmens Sargs
08. Pazemē
09. Melnais Jātnieks
10. Pēdējā Kauja
11. Kurbads (cover do Opus Pro)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Ouça tributo ao Rainbow com verdadeira seleção de astros do rock e metal
"A banda de abertura mais difícil que já tivemos foi o Guns N' Roses", revela Bruce Dickinson
Judas Priest lança coletânea que abrange várias fases da discografia
A banda southern que Steve Harris considera das melhores que abriu para o Iron Maiden
Tributo a Syd Barrett une Pink Floyd, David Bowie, Violeta de Outono e John Paul Jones
Edguy esgota ingressos do primeiro show em mais de uma década
O ex-jogador que ouvia heavy metal antes dos jogos para se motivar
A banda que Paul Stanley considera a essência do rock and roll
A canção dos Beatles que pirou a cabeça de Mick Jagger quando ele a ouviu
Bruce Dickinson pretende se manter ativo depois que parar de cantar
A letra que Ozzy Osbourne chamou de "a pior porcaria" que já ouviu
7 clássicos do rock nacional com mais de cinco palavras no título
As 15 músicas que o Faith No More mais tocou ao vivo
A banda que fez Phil Collins perceber que o tempo do Genesis havia passado
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
A obscura e "desafiadora" música do Rush que Neil Peart adorava "tanto ouvir quanto tocar"
Regis Tadeu explica porque Ximbinha é um dos melhores guitarristas do Brasil
Lars Ulrich diz quem escolheria para substituí-lo no Metallica


"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
Iron Maiden: Virtual XI não é nem oito, nem oitenta



