Skyforger: alguma vantagem sobre várias bandas do gênero

Resenha - Kurbads - Skyforger

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

8


Oras, algumas mudanças sonoras por aqui... O Skyforger tem sua origem na distante Letônia e está na ativa desde 1995, cujos quatro álbuns foram, aos poucos, conquistando o público dentro do círculo Folk Black Metal. O pessoal está desde 2003 afastado dos estúdios, mas eis que o grupo retorna com seu mais novo álbum e, melhor ainda, devidamente amparado pela influente Metal Blade Records.

E parece que o exílio serviu para o Skyforger ampliar seus horizontes musicais... "Kurbads" tem como grande força o trabalho das guitarras, com grande quantidade de riffs agressivos e melódicos, mas, ao contrário da sensação Black Metal que seus antigos registros exalavam, as novas canções seguem por uma linha mais próxima do Thrash e Power Metal, e se aprofundando ainda mais no uso de instrumentos folclóricos (certamente influência do novo integrante Kaspars), em especial nos sempre tão bonitos sons da gaita de foles.

publicidade

Embora "Kurbads" esteja longe de ser desafiador, o Skyforger consegue reunir, misturar e estruturar todos esses elementos de forma tão interessante que obtém alguma vantagem sobre várias bandas do gênero. Há dedicação e um visível esforço para garantir a diversidade do repertório, que conquista facilmente o ouvinte, como é o caso de ocasiões cadenciadas como "Ķēves Dēls" e "Pazemē"; velocidade em "Velnukāvējs" e uns lances mais atmosféricos em "Pēdējā Kauja" e "Noburtais Meþs", com ótima gaita de fole. Quanto à faixa que batiza o disco, curiosamente, ela é um bônus e cover da banda conterrânea Opus Pro.

publicidade

Mantendo o orgulho de suas tradições, este é mais um álbum cantado em sua língua materna e que aborda as histórias, tradições e lendas dos países bálticos. Baseado em um conto popular bastante fantasioso, cujo personagem principal se caracteriza por nascer de uma égua branca – literalmente, um filho de uma égua! – e, mesmo sendo dono de força sobre-humana, se viu obrigado a passar por duras provações ao longo de sua vida.

publicidade

Gravado no Studio Lauska, "Kurbads" oferece um áudio bastante límpido e, apesar da reorientação de sua música, cuja faceta extrema foi tão diluída e se distancia de obras marcantes como o brutal "Latvieðu Strçlnieki" ("Latvian Riflemen", 00) ou "Perkonkalve" ("Thunderforge", 03), ainda assim este novo disco pode se revelar uma oferta bastante válida ao público que aprecia o chamado Folk Metal. E aproveitem, pois este é um CD que está chegando ao mercado brasileiro através da iniciativa da Paranoid Records!

publicidade

Contato:
http://www.skyforger.lv
http://www.myspace.com/skyforgerofficial

Formação:
Peter - voz e guitarra
Martins - guitarra
Edgars 'Zirgs' - baixo
Kaspars - instrumentos folclóricos
Edgars 'Mazais' - bateria

publicidade

Skyforger - Kurbads
(2010 - Metal Blade Records / Paranoid Records - nacional)

01. Raganas Lāsts
02. Ķēves Dēls
03. Deviņgalvis
04. Noburtais Meþs
05. Tēva Dēla Pagalmā
06. Velnukāvējs
07. Akmens Sargs
08. Pazemē
09. Melnais Jātnieks
10. Pēdējā Kauja
11. Kurbads (cover do Opus Pro)


Outras resenhas de Kurbads - Skyforger

Skyforger: heavy metal banhado com generosos elementos folk




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Traduções: Letras de rock relacionadas a ocultismo e satanismoTraduções
Letras de rock relacionadas a ocultismo e satanismo

Mick Jagger: em cerimônia na escola do filho em São PauloMick Jagger
Em cerimônia na escola do filho em São Paulo


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin