Last Warning: nada de novo em se tratando de Prog Metal

Resenha - Throughout Time - Last Warning

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

7


Para uma banda que começou sua trajetória no distante ano de 1987, certamente o italiano Last Warning não produz lá com muita frequência... "Throughout Time" é apenas seu terceiro registro, que, vejam só, teve o processo de composição começado em 2002. A viagem foi longa, mas o disco encontrou a gravadora My Kingdom Music, que se dispôs a lançá-lo em 2009.

"Throughout Time" apresenta uma abordagem Progressiva, mas mesclada ao tradicionalismo do Power Metal Melódico, onde as tantas semelhanças com os nomes consagrados do gênero – diga-se aí Dream Teather e Stratovarius – provavelmente não serão mero acaso. O uso de elementos sinfônicos e acústicos mostra um perceptível esforço em manter o repertório com a devida diversidade entre os temas, objetivo alcançado com sucesso e bom gosto.

publicidade

Além de a voz de Fabio Del Sal remeter parcialmente a Geoff Tate (Queensryche), as seções instrumentais conseguem realmente impressionar, em especial pela consistente sintonia da atuação da dupla de guitarristas Antonio e Andrea, tão bem exibida na bonita "Secret" e na pesadona "Bloody Dream". Mas a canção que mais chama a atenção é "In The Flood", com vocalizações também femininas e com arranjos que passeiam por diversos estilos, inclusive música flamenca e que, enfim, mostra o Last Warning se desvencilhando de suas influências.

publicidade

Se mantivesse uma regularidade no lançamento de seus discos, o Last Warning poderia ter sido uma das referências do gênero na Itália. Mas infelizmente algo não deu certo em meio ao percurso. "Throughout Time" não oferece nada de novo em se tratando de Prog Metal, mas certamente possui atrativos de sobra ao público que aprecia feras portentosas como Dream Theater, Queensryche, Rush e Crimson Glory. E que seus fãs torçam para que o grupo não demore mais outra década para liberar o próximo álbum...

publicidade

Contato: www.last-warning.com

Formação:
Fabio Del Sal - voz
Antonio Pin - guitarra
Andrea Ferrara - guitarra
Stefano Venuto - baixo
Gianluca Venier - teclado
Ivan Moni Bidin - bateria

Last Warning - Throughout Time
(2009 / My Kingdom Music – importado)

01. Madness
02. Secret
03. It Slowly Dries My Tears
04. Bloody Dream
05. Throughout Time
06. For A Lifetime
07. Only Silence
08. Higher
09. In The Flood
10. Cry Out

publicidade




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Galeria de fotos: 13 motivos para gostar de Rock N RollGaleria de fotos
13 motivos para gostar de Rock N Roll

USA Today: as 20 maiores bandas de todos os tempos nos EUAUSA Today
As 20 maiores bandas de todos os tempos nos EUA


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin