Shadows Fall: potencial para atingir o público mainstream
Resenha - Retribution - Shadows Fall
Por Ben Ami Scopinho
Postado em 10 de dezembro de 2009
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Fazer parte do cast de uma gravadora como a Atlantic Records pode proporcionar algumas facilidades aos músicos, mas o necessário apoio dificilmente será o ideal, principalmente nestes dias onde a indústria fonográfica não consegue acompanhar o ritmo de tantas mudanças. E se um disco não vende o esperado, então certamente começarão alguns atritos, certo?
Portanto, como "Threads Of Life" (07) vendeu ‘apenas’ 100 mil cópias, o Shadows Fall se desligou da Atlantic e criou seu próprio selo, o Everblack Industries, para liberar seu sétimo álbum de estúdio. O primeiro fruto desta empreitada é "Retribution", que novamente mostra toda a versatilidade e carisma destes pioneiros da nova geração do Heavy Metal norte-americano.
Ainda que o novo trabalho apresente muito da agressividade da velha escola do Thrash Metal devidamente atualizada, o Shadows Fall continua inserindo melodias polidas a ponto de várias composições adquirirem potencial para atingir o público mainstream. Certamente haverá reclamações, mas é fato que estes arranjos sejam a conseqüência natural da evolução que a banda vem apresentando desde o início de sua trajetória.
E o pessoal teve a preocupação de montar o repertório de forma muito bem balanceada, onde "My Demise", "War" e a excelente "A Public Execution" mostram toda a ferocidade apresentada em seus primeiros álbuns, mas corretamente intercaladas por "Still I Rise", "The Taste Of Fear" e "Picture Perfect" (com elementos acústicos e refrãos que remetem diretamente ao Hard Rock), que apresentam melodias realmente bonitas.
Assim, mesclando o velho e o novo, com linhas de voz bem valorizadas, solos de guitarras invejáveis e um baterista muito técnico, o Shadows Fall faz com que "Retribution" continue justificando seu grande número de fãs, as duas indicações ao Grammy e aquela musiquinha do Guitar Hero... E todo o desenvolvimento de sua discografia faz com que o Shadows Fall venha, desde 1995, ajudando a definir a essência do Heavy Metal contemporâneo. Muito bom!
Contato:
http://www.shadowsfall.com
http://www.myspace.com/shadowsfall
Formação:
Brian Fair - voz
Jonathan Donais - guitarra
Matthew Bachand - guitarra
Paul Romanko - baixo
Jason Bittner – bateria
Shadows Fall - Retribution
(2009 / Everblack Industries - importado)
01. The Path To Imminent Ruin
02. My Demise
03. Still I Rise
04. War
05. King Of Nothing
06. The Taste Of Fear
07. Embrace Annihilation
08. Picture Perfect
09. A Public Execution
10. Dead And Gone
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Edguy anuncia primeiro show em uma década e despedida
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
O que o Faith No More diz sobre parceria com produtora brasileira
Kiss anuncia todas as atrações do segundo Kiss Kruise Landlocked in Vegas
Amy Lee justifica turnê do Evanescence só com vozes femininas
Faith No More retornará aos palcos após hiato que durou uma década
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
A melhor música dos anos 90, segundo a Classic Rock
Manowar tocará "Kings of Metal" e "Fighting the World" na íntegra em shows de 2027
O clássico do Judas Priest que fez Prika Amaral prestar mais atenção à bateria
Wes Borland reconhece que Limp Bizkit jamais superará perda de baixista
Os três guitarristas que Billy Corgan chama de "Bíblia da guitarra rock"
A banda com a qual Wolfgang Van Halen adoraria fazer uma turnê
A crítica da Classic Rock/Metal Hammer ao show do Guns N' Roses no Download 2026
David Gilmour elege os dois piores álbuns do Pink Floyd
Lista: a melhor banda de metal de cada país, segundo o Loudwire
A importante música da Legião Urbana com título que mexeu com os militares e rodou o mundo



A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?



