Shadows Fall: potencial para atingir o público mainstream

Resenha - Retribution - Shadows Fall

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8


Fazer parte do cast de uma gravadora como a Atlantic Records pode proporcionar algumas facilidades aos músicos, mas o necessário apoio dificilmente será o ideal, principalmente nestes dias onde a indústria fonográfica não consegue acompanhar o ritmo de tantas mudanças. E se um disco não vende o esperado, então certamente começarão alguns atritos, certo?

LA Weekly: as 20 piores bandas de todos os temposDream Theater: o suposto plágio de música de Leandro & Leonardo?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Portanto, como "Threads Of Life" (07) vendeu 'apenas' 100 mil cópias, o Shadows Fall se desligou da Atlantic e criou seu próprio selo, o Everblack Industries, para liberar seu sétimo álbum de estúdio. O primeiro fruto desta empreitada é "Retribution", que novamente mostra toda a versatilidade e carisma destes pioneiros da nova geração do Heavy Metal norte-americano.

Ainda que o novo trabalho apresente muito da agressividade da velha escola do Thrash Metal devidamente atualizada, o Shadows Fall continua inserindo melodias polidas a ponto de várias composições adquirirem potencial para atingir o público mainstream. Certamente haverá reclamações, mas é fato que estes arranjos sejam a conseqüência natural da evolução que a banda vem apresentando desde o início de sua trajetória.

E o pessoal teve a preocupação de montar o repertório de forma muito bem balanceada, onde "My Demise", "War" e a excelente "A Public Execution" mostram toda a ferocidade apresentada em seus primeiros álbuns, mas corretamente intercaladas por "Still I Rise", "The Taste Of Fear" e "Picture Perfect" (com elementos acústicos e refrãos que remetem diretamente ao Hard Rock), que apresentam melodias realmente bonitas.

Assim, mesclando o velho e o novo, com linhas de voz bem valorizadas, solos de guitarras invejáveis e um baterista muito técnico, o Shadows Fall faz com que "Retribution" continue justificando seu grande número de fãs, as duas indicações ao Grammy e aquela musiquinha do Guitar Hero... E todo o desenvolvimento de sua discografia faz com que o Shadows Fall venha, desde 1995, ajudando a definir a essência do Heavy Metal contemporâneo. Muito bom!

Contato:
http://www.shadowsfall.com
http://www.myspace.com/shadowsfall

Formação:
Brian Fair - voz
Jonathan Donais - guitarra
Matthew Bachand - guitarra
Paul Romanko - baixo
Jason Bittner - bateria

Shadows Fall - Retribution
(2009 / Everblack Industries - importado)

01. The Path To Imminent Ruin
02. My Demise
03. Still I Rise
04. War
05. King Of Nothing
06. The Taste Of Fear
07. Embrace Annihilation
08. Picture Perfect
09. A Public Execution
10. Dead And Gone




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Shadows Fall"


Metalcore: os dez trabalhos essenciais do estiloMetalcore
Os dez trabalhos essenciais do estilo


LA Weekly: as 20 piores bandas de todos os temposLA Weekly
As 20 piores bandas de todos os tempos

Dream Theater: o suposto plágio de música de Leandro & Leonardo?Dream Theater
O suposto plágio de música de Leandro & Leonardo?


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336