Tyr: honrando as tradições do gênero com grande atitude

Resenha - By The Light Of The Northern Star - Tyr

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

9


"Ser cristão ou ser decapitado?". Foi mais ou menos esta a questão que o viking Tróndur í Gøtu recebeu de uma força cristã que invadia sua pequena ilha no ano de 999 e, a partir daí, toda a cultura que envolvia os antigos deuses escandinavos passou a ser esquecida no isolado arquipélago das Ilhas Feroé. Nada como o bom e velho imperialismo travestido de amor fraternal dos "velhos tempos"...

Pois bem... Agora o ano é 2009 e o Tyr – deus também conhecido como o Patrono da Justiça – novamente se rebela contra a cristianização das zonas nórdicas e inverte o jogo com a belíssima ilustração da capa de "By The Light Of The Northern Star", um quinto álbum que pode ser considerado o ponto alto de sua discografia. Aqui é apresentado um Heavy Metal de caráter e que honra as tradições do gênero com grande atitude.

publicidade

A abordagem única de sua música, tão inspirada, mostra a assertividade esmagadora do Tyr e eleva o Heavy Metal Tradicional para além do lugar-comum. E isso não é para qualquer banda. Ótimo trabalho com as guitarras, linhas vocais majestosamente simples e refrãos que impelem o ouvinte a cantar junto. Isso basicamente resume o que é "By The Light Of The Northern Star".

publicidade

Ainda que a mixagem, feita por Jacob Hansen no famoso Finnvox Studios, tenha ocorrido em solo finlandês, este é o primeiro álbum que a banda gravou em seu próprio país. Cantado em inglês e feroense, e com uma equilibrada dose de aspereza em meio às melodias, o repertório se mantém interessantíssimo do início ao fim, cujos nove hinos possuem tão alta qualidade que impede a escolha de um ou outro destaque.

publicidade

Para valorizar ainda mais este admirável registro, a cuidadosa Somber Music acrescentou o DVD "Live At The Wacken 2007" no pacote. A qualidade do vídeo e áudio está muito boa e exibe uma apresentação do Tyr sem frescuras ao executar sete faixas sem depender de iluminação, explosões ou outros artifícios para aumentar o impacto entre o público. É somente boa música que conquista a platéia, onde a multidão vestida de negro levanta os punhos e canta em uníssono.

publicidade

Toda a publicidade em torno do nome Tyr é mais do que justificada, tanto que em 2008 recebeu o prêmio de ‘Banda do Ano’ pela TV nacional e rádios das Ilhas Feroé. E, ainda que suas canções venham a atrair os interessados pelos tais Viking, Pagan ou Folk, o ideal por aqui é ignorar os rótulos e apenas apreciar "By The Light Of The Northern Star". É somente Heavy Metal, caro leitor, e dos bons!

publicidade

Formação:
Heri Joensen - voz e guitarra
Terji Skibenæs - guitarra
Gunnar H. Thomsen - baixo
Kári Streymoy - bateria

Contato:
http://www.tyr.net
http://www.myspace.com/tyr1

Tyr - By The Light Of The Northern Star
(2009 - Napalm Records / Somber Music - nacional)

publicidade

CD:
01. Hold the Heathen Hammer High
02. Tróndur í Gøtu
03. Into the Storm
04. Northern Gate
05. Turið Torkilsdóttir
06. By The Sword In My Hand
07. Ride
08. Hear The Heathen Call
09. By The Light Of The Northern Star

DVD "Live At Wacken 2007"

01. The Edge
02. Regin Smidur
03. Lord Of Lies
04. Hail To The Hammer
05. Ragnarok
06. Wings Of Time
07. Ragmund Hin Unge




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Iron Maiden: Fã em cadeira de rodas emociona Bruce em Belo HorizonteIron Maiden
Fã em cadeira de rodas emociona Bruce em Belo Horizonte

Metal Hammer: dez capas que provocam ânsia de vômitoMetal Hammer
Dez capas que provocam ânsia de vômito


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin