Pactum: um convite perfeito para se bater cabeças

Resenha - Desecration Is The Cult We Belong - Pactum

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar Correções  

8


O paranaense Pactum recebeu muita atenção após liberar seu segundo álbum, "Staining The White Veils Of Christianity With The Blood Of Decapited Lamb" (04). Ainda que com muito atraso, enfim está chegando ao Whiplash! seu sucessor, lançado em 2007 sob o nome "Desecration Is The Cult We Belong", que marca a nova formação composta por Thaurus (voz), Azrael (guitarra) e Malphas (bateria).

E este trio compôs um dos mais malditos álbuns de Black Metal brasileiro no ano de seu lançamento! Seguindo basicamente a mesma linha de seu precursor, as sete faixas conseguem impressionar pela definição dos instrumentos em meio a muita sujeira. Além de toda a potência e precisão instrumental convencer com sobras, as linhas vocais de Thaurus são incríveis em sua rispidez gélida e acrescentam muito ao resultado final das composições.

publicidade

E o leitor pode esquecer os manjados arranjos sinfônicos, tão em voga nos últimos tempos... Satanistas ferrenhos até o último segundo da audição, o Pactum segue a velha e certeira fórmula de elaborar Black Metal, com boas doses de influência de Motorhead e Venom fundidos em meio a muita cadência entremeada a passagens mais velozes. O resultado não poderia ser outro: um convite perfeito para se bater cabeças.

publicidade

Assim sendo, há muita variação no repertório e até mesmo nas estruturas de cada canção propriamente dita. Durante os poucos mais de 30 minutos de caos sonoro, composições como "The Dawn Of A Black Aeon", "Pantheon Of Supremacy" e "Sadistic Domination" mostram claramente o alto patamar em que se encontram tantos dos grupos de Heavy Metal Extremo de nosso underground.

publicidade

Escrever um texto sobre "Desecration Is The Cult We Belong" e não mencionar a profana ilustração de sua capa seria um erro imperdoável... Apesar de todo o compreensível esforço em camuflar, com alguma atenção aos detalhes dá para sacar sua pornografia (quase) explícita. Mas quem será a pobre freira? Aquela irritante e inocente ‘Noviça Rebelde’ de 1965 foi realmente parar no inferno?!?!?

publicidade

Pactum – Desecration Is The Cult We Belong
(2007 / Somber Music – nacional)

01. The Dawn Of A Black Aeon
02. Hatred Addiction
03. Ritual Of Cremation
04. Hail Infernal Proselytism
05. Pantheon Of Supremacy
06. Sadistic Domination
07. Under The Black Wings Of Antichrist

Contato: www.myspace.com/pactum




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Ghost: uma foto assustadora dos bastidores do Rock In RioGhost
Uma foto assustadora dos bastidores do Rock In Rio

Roadrunner: os dez melhores vídeo-clipes da gravadoraRoadrunner
Os dez melhores vídeo-clipes da gravadora


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

WhiFin WhiFin WhiFin WhiFin