Stratovarius: das mais influentes bandas de Metal dos 90
Resenha - Visions - Stratovarius
Por Ricardo Seelig
Fonte: Collector's Room
Postado em 30 de janeiro de 2009
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Dando sequência a sua política de relançamentos, a Dynamo Records recoloca no mercado brasileiro o clássico "Visions", sexto trabalho do Stratovarius e responsável por transformar a banda em um dos maiores nomes do power metal da década de noventa.
Stratovarius - Mais Novidades
Lançado originalmente em 28 de abril de 1997, o disco contém alguns dos maiores hinos da carreira dos finlandeses, como "The Kiss of Judas", "Black Diamond", "Forever Free" e "Before the Winter". A qualidade das composições é tamanha que a primeira metade do álbum parece mais uma coletânea. Passados mais de dez anos de sua chegada ao mercado, a coesão de suas faixas ainda surpreeende não só o ouvinte novato, que toma contato com suas canções pela primeira vez, mas também o banger mais veterano, que reafirma a sua crença no talento e na capacidade criativa do grupo.
Mas a força de "Visions" não está somente nos clássicos já citados. O conjunto de suas faixas entrega ao ouvinte, em uma bandeja reluzente, muito do que de melhor o heavy metal produziu na última década. "Legions" é um power metal construído com as características que fizeram do estilo um dos mais populares em todo o mundo; "The Abyss of Your Eyes" tira o pé do acelerador e coloca uma bem-vinda pitada épica na mistura; Timo Tolkki mostra suas influências de música clássica em "Holy Light", com sua guitarra sendo acompanhada, nota por nota, pelo teclado competentíssimo de Jens Johansson; "Paradise" é uma paulada que mescla em uma mesma faixa elementos de heavy metal e hard rock, resultando em uma das melhores composições da história do grupo; e o encerramento, com a longa e grandiosa "Visions (Southern Cross)", é um exemplo do quanto a banda estava afiada naquela época, com um desfile de melodias inspiradíssimas e linhas vocais feitas sob medida para levantar estádios.
Para finalizar, gostaria de fazer apenas uma observação: já que estava relançando o disco em nosso mercado, seria muito interessante que a Dynamo Records agregasse algum diferencial a essa nova versão, diferenciando-a daquela lançada há alguns anos atrás por outra gravadora. Uma ótima maneira de fazer isso seria acrescentar nessa reedição as bonus tracks presentes na versão japonesa do disco, criando assim um atrativo muito interessante para os fãs e para quem ainda não possui o álbum em seu acervo.
Vale lembrar que, além de "Visions", a Dynamo reeditou também "Twilight Time" (1992), "Dreamscape" (1994), "Fourth Dimension" (1995) e "Episode" (1996). Eis aí uma ótima oportunidade para conhecer ou completar a discografia de um dos mais importantes e influentes grupos de heavy metal dos anos noventa.
Faixas:
1. Black Diamond - 5:40
2. The Kiss of Judas - 5:49
3. Forever Free - 6:00
4. Before the Winter - 6:07
5. Legions - 5:43
6. The Abyss of Your Eyes - 5:38
7. Holy Light - 5:45
8. Paradise - 4:27
9. Coming Home - 5:36
10. Visions (Southern Cross) - 10:19
Outras resenhas de Visions - Stratovarius
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Loudwire coloca álbum do Angra como "melhor álbum de progpower" da história
O hit da Legião Urbana que foi mal interpretado como apologia ao fascismo
A criança que irritou Joey Ramone a ponto de inspirar um clássico dos Ramones
Falling in Reverse lança "Joseph" com Corey Taylor e Serj Tankian em colaboração inédita
Edu Falaschi revela as músicas que gravou para tentar vaga no Iron Maiden
U2 volta ao Brasil no início de 2027, diz portal de notícias
A música que David Gilmour vetou na reunião histórica do Pink Floyd
Nicko McBrain diz que voltaria a tocar e gravar com Iron Maiden com condição
Oasis confirma primeiras datas da segunda turnê após reunião
Rick Bonadio lança desafio e convoca guitarristas a simular Charlie Brown Jr.
Skid Row entra na segunda fase do processo seletivo do novo vocalista
A banda holandesa dos anos 1970 que Humberto Gessinger está ouvindo sem parar
As quatro bandas que Dave Mustaine incluiria em um novo Big Four
A banda que Eric Clapton não compreendia, e queria tocar com eles pra ver como funcionava
O engraçado primeiro cachê que Alírio Netto do Angra recebeu na vida
A reação de Bruce Dickinson ao ver músicas da era Blaze no setlist do Iron Maiden
"Suas calças fediam"; Linda Ronstadt diz que The Doors foi destruída por Jim Morrison
Membro original dos Sex Pistols esculacha o Oasis, e Liam Gallagher não deixa barato

Morre Mikko Karmila, produtor de Nightwish, Sonata Arctica, Stratovarius e mais
5 bandas que todo fã sente inveja de quem viu ao vivo na formação clássica
Os 5 álbuns que mais marcaram Bill Hudson, e sua teoria sobre o Stratovarius
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



