Stratovarius: das mais influentes bandas de Metal dos 90

Resenha - Visions - Stratovarius

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ricardo Seelig, Fonte: Collector´s Room
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 9

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Dando sequência a sua política de relançamentos, a Dynamo Records recoloca no mercado brasileiro o clássico "Visions", sexto trabalho do Stratovarius e responsável por transformar a banda em um dos maiores nomes do power metal da década de noventa.
5000 acessosGuns N' Roses: A crítica de Portnoy ao trabalho de Matt Sorum5000 acessosMetal: adolescentes que ouvem o gênero fazem mais sexo?

Lançado originalmente em 28 de abril de 1997, o disco contém alguns dos maiores hinos da carreira dos finlandeses, como "The Kiss of Judas", "Black Diamond", "Forever Free" e "Before the Winter". A qualidade das composições é tamanha que a primeira metade do álbum parece mais uma coletânea. Passados mais de dez anos de sua chegada ao mercado, a coesão de suas faixas ainda surpreeende não só o ouvinte novato, que toma contato com suas canções pela primeira vez, mas também o banger mais veterano, que reafirma a sua crença no talento e na capacidade criativa do grupo.

Mas a força de "Visions" não está somente nos clássicos já citados. O conjunto de suas faixas entrega ao ouvinte, em uma bandeja reluzente, muito do que de melhor o heavy metal produziu na última década. "Legions" é um power metal construído com as características que fizeram do estilo um dos mais populares em todo o mundo; "The Abyss of Your Eyes" tira o pé do acelerador e coloca uma bem-vinda pitada épica na mistura; Timo Tolkki mostra suas influências de música clássica em "Holy Light", com sua guitarra sendo acompanhada, nota por nota, pelo teclado competentíssimo de Jens Johansson; "Paradise" é uma paulada que mescla em uma mesma faixa elementos de heavy metal e hard rock, resultando em uma das melhores composições da história do grupo; e o encerramento, com a longa e grandiosa "Visions (Southern Cross)", é um exemplo do quanto a banda estava afiada naquela época, com um desfile de melodias inspiradíssimas e linhas vocais feitas sob medida para levantar estádios.

Para finalizar, gostaria de fazer apenas uma observação: já que estava relançando o disco em nosso mercado, seria muito interessante que a Dynamo Records agregasse algum diferencial a essa nova versão, diferenciando-a daquela lançada há alguns anos atrás por outra gravadora. Uma ótima maneira de fazer isso seria acrescentar nessa reedição as bonus tracks presentes na versão japonesa do disco, criando assim um atrativo muito interessante para os fãs e para quem ainda não possui o álbum em seu acervo.

Vale lembrar que, além de "Visions", a Dynamo reeditou também "Twilight Time" (1992), "Dreamscape" (1994), "Fourth Dimension" (1995) e "Episode" (1996). Eis aí uma ótima oportunidade para conhecer ou completar a discografia de um dos mais importantes e influentes grupos de heavy metal dos anos noventa.

Faixas:
1. Black Diamond - 5:40
2. The Kiss of Judas - 5:49
3. Forever Free - 6:00
4. Before the Winter - 6:07
5. Legions - 5:43
6. The Abyss of Your Eyes - 5:38
7. Holy Light - 5:45
8. Paradise - 4:27
9. Coming Home - 5:36
10. Visions (Southern Cross) - 10:19

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Stratovarius"

Capas RidículasCapas Ridículas
LaWeekly elege as piores de Metal de 2013

MotivaçãoMotivação
10 músicas de metal que melhorarão sua auto-estima

Power MetalPower Metal
Os dez álbuns essenciais do gênero

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Stratovarius"

Guns N RosesGuns N' Roses
A crítica de Portnoy ao trabalho de Matt Sorum

MetalMetal
Adolescentes que ouvem o gênero fazem mais sexo?

Pink FloydPink Floyd
The Wall: uma obra de arte conceitual

5000 acessosBayley, Wilson e Cherone: grandes erros na história de grandes bandas5000 acessosGibson: as dez melhores composições épicas do rock5000 acessosGuns N' Roses: o "Chinese Democracy" que você nunca viu5000 acessosTarja Turunen: covers de Slipknot e Rammstein no Wacken5000 acessosMetallica: banda faz maior show de metal da história da Suécia5000 acessosRefrãos: alguns dos mais marcantes do Rock/Metal

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online