Era Vulgaris: sonoridade de difícil digestão

Resenha - What Stirs Within - Era Vulgaris

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 6


Era Vulgaris (termo que designa a idade do Império Romano) é um grupo de Dublin, Irlanda, que começou suas atividades em 2004 e tem em sua formação Chris Rob (voz e guitarra), Jim Kent (guitarra), Dave Buttner (baixo) e Chris Con (bateria). Sua estréia em disco é marcada por "What Stirs Within", que vem sendo gravado desde o ano de fundação da banda e, garanto, possui uma sonoridade que será bastante difícil de ser digerida pelo grande público.

Marcelo Maiden: Uma impressionante coleção de ítens do Iron MaidenOzzy x Sharon: conheça a mulher que supostamente causou a separação

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A própria banda se auto-intitula de Progressive Metal / Thrash, mas na verdade seus músicos deixam as idéias fluírem de tal forma, viajando (literalmente!) por caminhos tão tortuosos e complexos que fica difícil manter o foco em algum estilo específico. Ok, a inspiração parece estar centrada no Thrash Metal - em especial em "Mark It Zero" - mas o restante das canções transita por fases das mais variadas, algumas com mudanças de direções impensáveis, que vão se sucedendo umas às outras e desafiando a percepção do ouvinte.

Desta forma, são tantos conceitos diferentes para cada canção, ou na mesma canção... Thrash, Hardcore, Jazz e Fusion delicados ao lado de pitadas de Black Metal e rock clássico, linhas vocais agressivas sendo sobrepostas por outras limpas. E, sem nenhum aviso, um pedaçinho de Folk. Estão entendendo como funciona a coisa toda em "What Stirs Within"?

Com exceção do vocalista, é inegável que seus músicos são muito competentes em suas respectivas funções - em especial o criativo baterista Chris Con - mas, sinceramente? Faltou domínio para manter muito destes arranjos não-convencionais devidamente conectados entre si, tornando a audição realmente aprazível. E isso, aliado a uma produção por demais crua e com espaço de sobra para melhoras, faz de "What Stirs Within" qualquer coisa, menos empolgante.

Era Vulgaris - What Stirs Within
(2007 / Open Your Ears Music - importado)

01. Brittle
02. Just Ask Yourself
03. Mark It Zero
04. Limb From Limb
05. I Must Have Your Brain
06. Fate Draws A Curtain
07. Harmonic Discontent
08. Imram

Homepage: www.eravulgaris.com




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Era Vulgaris"


Marcelo Maiden: Uma impressionante coleção de ítens do Iron MaidenMarcelo Maiden
Uma impressionante coleção de ítens do Iron Maiden

Ozzy x Sharon: conheça a mulher que supostamente causou a separaçãoOzzy x Sharon
Conheça a mulher que supostamente causou a separação


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

Cli336x280 CliIL