Mekong Delta: Thrash Metal técnico e intrincado

Resenha - Lurking Fear - Mekong Delta

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ben Ami Scopinho
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8


Na ativa desde o distante ano de 1985, o alemão Mekong Delta possui uma trajetória que trouxe músicos como Frank Fricke (Living Death), Jorg Michael (Stratovarius), Peter Wagner (Rage), entre outros, para participarem de seus discos, cujos primeiros lançamentos se tornaram peças cultuadas por frequentemente virem inspiradíssimos e com sonoridades muitas vezes consideradas avançadas para sua época.

Guitar World: as 50 melhores canções de Rock de todos os temposMetallica: as 10 melhores músicas segundo a Loudwire

Afastado do cenário desde 1997, o grupo está retornando e agora traz em sua encarnação Ralph Hubert (baixo, único membro da formação original), Leszek "Leo" Szpigiel (voz, Scanner), Peter Sjöberg (guitarra) e o incansável Uli Kusch (bateria, Helloween, Masterplan, Beautiful Sin). Seu novo disco está chegando ao mercado brasileiro e chama-se "Lurking Fear", tendo em seu cerne o Thrash Metal extremamente técnico e tão intrincado que se aproxima do progressivo.

São passagens velocíssimas, mudanças de ritmo insanas e guitarras com arranjos repletos de influências da música clássica, que, somadas a um Szpigiel cheio de personalidade ao injetar doses de linhas vocais distintas ("Ratters" possui registros realmente curiosos), geram algumas extravagâncias que num primeiro momento tornam a audição relativamente difícil aos desavisados. A assimilação vem aos poucos, e aí vamos percebendo toda a beleza de sua proposta.

A trinca inicial "Society In Dissolution", "Purification" e "Immortal Hate (Accepting Prayers Of Supremacy)", além de "Symphony Of Agony", são destruidoras, passando do veloz, obscuro ao mais cadenciado. Mesmo interrompendo constantemente a veia Thrash, não dá para negar que a inserção das instrumentais com a participação de orquestras - "Allegro Furioso", "Moderato" (os fãs de "Star Wars" gostarão desta!) e "Allegro" (da 10ª Sinfonia de Dimitri Schostakowitsch) - ficaram realmente incríveis.

Afora alguns excessos nas experimentações, a classificação geral de "Lurking Fear" pode ser considerada como muito boa. Este é um típico disco que terá alguma dificuldade em cair nas graças do grande público, mas que, indiscutivelmente, terá sua cota de admiradores - o que, aliás, não deixa de ser a mesma situação do início de sua carreira...

Finalizando, o Whiplash! também pode ser cultura extra-rock'n'roll: Mekong é um famoso rio do Vietnam. Próximo a seu delta ocorreram algumas das mais duras batalhas entre as tropas vietnamitas e os invasores norte-americanos (sempre eles...) no decorrer da guerra, que durou de 1958 e 1975.

Mekong Delta - Lurking Fear
(2007 - Laser Company Records - nacional)

01 - Society In Dissolution
02 - Purification
03 - Immortal Hate (Accepting Prayers Of Supremacy)
04 - Allegro Furioso (Taken From 'Five Fragments For Group & Orchestra)
05 - Rules Of Corruption
06 - Ratters (Among The Dead)
07 - Moderato (Taken From 'Five Fragments For Group & Orchestra)
08 - Defenders Of The Faith
09 - Symphony Of Agony
10 - Allegro (Out Of 'Symphony nr. 10' By Dimitri Schostakowitsch)

Homepage: www.mekongdelta.eu




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Mekong Delta"


Guitar World: as 50 melhores canções de Rock de todos os temposGuitar World
As 50 melhores canções de Rock de todos os tempos

Metallica: as 10 melhores músicas segundo a LoudwireMetallica
As 10 melhores músicas segundo a Loudwire


Sobre Ben Ami Scopinho

Ben Ami é paulistano, porém reside em Florianópolis (SC) desde o início dos anos 1990, onde passou a trabalhar como técnico gráfico e ilustrador. Desde a década anterior, adolescente ainda, já vinha acompanhando o desenvolvimento do Heavy Metal e Hard Rock, e sua paixão pelos discos permitiu que passasse a colaborar com o Whiplash! a partir de 2004 com resenhas, entrevistas e na coluna "Hard Rock - Aqueles que ficaram para trás".

Mais informações sobre Ben Ami Scopinho

Mais matérias de Ben Ami Scopinho no Whiplash.Net.

adClioIL