Helloween: mesmo errando, ainda muito bom

Resenha - Legacy World Tour 2005/2006 Live On 3 Continents - Helloween

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rafael Carnovale
Enviar Correções  

8


Fãs de Helloween eu voltei! Voltei para ficar e agora falar sobre o novo DVD da banda que foi lançado recentemente no Brasil pela Hellion Records. Antes de tudo vamos esquecer o que disse sobre o CD ao vivo e falar um pouco deste pacote. Trata-se de um DVD duplo, em que 90% do material foi gravado no Brasil no show realizado em 25 de março de 2006 em São Paulo. Algumas músicas possuem a opção de serem assistidas ou em Sampa ou em shows gravados em Sofia na Bulgária e Kawasaki em Tokyo (basta observar se uma abóbora bem do mal aparece no canto inferior da tecla e pressionar a tecla Enter/OK de seu DVD). No geral é um pacote luxuosíssimo, com um show muito bem gravado e editado, uma qualidade de áudio sensacional e vídeo idem, um trabalho que merece elogios, pois é digno da trajetória do ícone do metal melódico. Como extras ainda podemos conferir "Occasion Avenue" no Japão e "Halloween" na República Checa, além de entrevistas, um filme com a banda, e os clipes de "Mrs. God" e "Light The Universe".

Partindo para o show em si, mantenho minha posição: por mais bem feito que esteja este DVD, por mais que a galera (que aliás está de parabéns) tenha cantado todas as músicas, por mais que Andi Deris seja o carisma em pessoa e um "frontman" de respeito, o show não passa de um espetáculo razoável. Seria loucura deste redator? Um delírio de um gordo idiota (como já me chamaram no mural?), ou um ponto de vista... parem e pensem... o Helloween tinha como objetivo fazer um show calcado nos Keepers, alternando músicas dos Keepers I e II com músicas do mais recente CD, além de alguns sons de outros álbuns. Até aí tudo bem, a idéia é ótima, mas cá entre nós, muito mal executada. Mesmo com a excelente abertura com "King Of A 1000 Years" (nunca imaginei que essa música ficaria tão boa ao vivo), e "Eagle Fly Free" emendada na mesma, a má disposição das músicas tocadas baixou muito a adrenalina do show. Tocar "A Tale That Wasn’t Right" e "Keeper Of The Seven Keys" juntas foi um suicídio. Ambas ficariam muito bem se fossem separadas. E a escolha das demais músicas foi muito infeliz, excetuando os clássicos obrigatórios ("Future World", "Dr.Stein", "I Want Out", "Power"), houve um nítido erro da banda de deixar músicas novas bem poderosas de fora e até mesmo clássicos da era Deris, apesar da boa escolha de "Mr. Torture" e "Mrs. God". A colocação dos solos (se é que essas brincadeiras podem ser chamadas de solos) de Sascha e Dani (guitarra e bateria), com a participação de Dani no de Sascha e Markus (baixo) no de Dani, ficou enjoativa e pouco espontânea. Divertir sim, mas que tal colocar mais músicas? A possibilidade de assistir algumas músicas alternando entre o show de Sampa, Sofia e Tokyo como acontece em "Mr. Torture" e "Keeper Of The Seven Keys" foi uma grande sacada, e funciona perfeitamente.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Musicalmente a banda ainda mostra a boa forma de sempre, mas não consigo entender a presença de Sascha Gerstner no lugar que um dia já foi de Kai Hansen e Roland Grapow. O cara toca bem, mas se embola na hora de dobrar guitarras com Michael Weikath (que há tempos já mostra ser o músico mais desestimulante do planeta) e sua presença de palco é fraca. Quanto a Andi Deris, o cara está cada vez mais se transformando num cantor de metal melódico. Se hoje alcança tons mais altos (seja com falsetes ou não) isso não importa. Novamente repito: sinto falta do Andi Deris mais hard-rock, que trazia mais garra em seus vocais rasgados, mas se o objetivo é ir na escala Kiske de metal, o problema é dele. Pelo menos seu carisma se mantém intocado. No geral, um Helloween ainda muito forte, mas bem infeliz na proposta de resgatar o ambiente dos anos 80. Os fãs nem ligam e cantam até os arrotos de Deris, mas fã é fã, está fazendo seu papel.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Halloween" e "Occasion Avenue" aparecem nos extras, ao vivo na República Checa e no Japão. Primeiramente eu me pergunto, porque não resgataram "Halloween" antes? Seria um bálsamo num show que ficou devendo, já que a banda se mostra muito pesada nesta versão. Segue-se uma entrevista com todos os integrantes, dividida em sequências: Markus e Weikath, Deris sózinho e Sascha e Dani, além de um "roadmovie" em cada continente abrangido pela turnê: América, Asia e Europa com fatos muito interessantes e divertidos, principalmente pelas porra-louquices de Markus, doente de carteirinha. Os vídeos de "Mrs. God" e "Light The Universe" também são disponibilizados. E aos que falaram do fato de eu considerar "If I Could Fly" chata e enfadonha, aqui vai a pergunta: porque não tocarem "Light The Universe", muito mais interessante e que ao vivo soaria muito melhor?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

No frigir dos ovos um grande lançamento para fãs do Helloween e para quem não curtiu os shows desta turnê, já que o botão "FF" aparece como salvador. Quanto ao fato de dizer que os fãs xiitas irão adorar, e ter sido criticado por isso, peço um momento de reflexão: porque serem tão cabeça fechada, fãs de metal? Arnaldo Jabor fez um associação a violência com o assassinato de Dimebag Darrell, enquanto que eu associei os fãs aos xiitas pela devoção... coisa de quem vive para o metal e sequer pensa na música. Mas estamos diante de um ítem obrigatório para fãs da banda, que como eu digo e reafirmo: mesmo errando, ainda dá uma surra em vários Rhapsodys da vida.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Intro
The King For A 1000 Years
Eagle Fly Free
Hell Was Made In Heaven
Keeper Of The Seven Keys
A Tale That Wasn't Right
Drum Solo
Mr.Torture
If I Could Fly
Guitar Solo Sascha
Power
Future World
The Invisible Man
Mrs. God
I Want Out
Dr. Stein
Outro
Occasion Avenue
Halloween
Roadmovie
Interviews
Mrs. God - Video
Light The Universe - Video

2006 – Hellion Records (NACIONAL)

Site Oficial: http://www.helloween.org




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Em 30/10/2000: Helloween lançava The Dark Ride, álbum mais pesado da discografia

Motörhead: Halford, Doro e outros parabenizam Ace Of Spades pelos 40 anosMotörhead
Halford, Doro e outros parabenizam Ace Of Spades pelos 40 anos

Metal Hammer: os melhores álbuns de metal lançados em 1988Metal Hammer
Os melhores álbuns de metal lançados em 1988

Caneta & Walkman: "Masterplan é o Grapow de namorada nova falando o quanto ama a ex"

Aquiles Priester: vídeo tocando Helloween com Michael KiskeAquiles Priester
Vídeo tocando Helloween com Michael Kiske

Helloween: banda gravou primeiro vídeo do novo álbumHelloween
Banda gravou primeiro vídeo do novo álbum

Helloween: banda divulga vídeo de How Many Tears ao vivo no Wacken 2018Helloween
Banda divulga vídeo de "How Many Tears" ao vivo no Wacken 2018


Heavy Metal: uma nação constituída por músicasHeavy Metal
Uma nação constituída por músicas

Helloween: três lendas que passaram pela banda juntas em fotoHelloween
Três lendas que passaram pela banda juntas em foto


Exemplos: 10 músicos com deficiências ou problemas de saúdeExemplos
10 músicos com deficiências ou problemas de saúde

Slayer: assista Ivete Sangalo cantando Dead Skin MaskSlayer
Assista Ivete Sangalo cantando "Dead Skin Mask"


Sobre Rafael Carnovale

Nascido em 1974, atualmente funcionário público do estado do Rio de Janeiro, fã de punk rock, heavy metal, hard-core e da boa música. Curte tantas bandas e estilos que ainda não consegue fazer um TOP10 que dure mais de 10 minutos. Na Whiplash desde 2001, segue escrevendo alguns desatinos que alguns lêem, outros não... mas fazer o que?

Mais matérias de Rafael Carnovale no Whiplash.Net.

Cli336 Cli336 Cli336 Cli336