Resenha - Rock'N'Roll Not For Sale - Ásfora
Por Ricardo Seelig
Postado em 29 de março de 2007
Nota: 5 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A banda paulistana Ásfora tem chamado a atenção da mídia após a inclusão de uma música sua, "Not Scared", na trilha da série teen Malhação, da Rede Globo. Esta canção, e mais seis faixas, estão disponíveis no EP "Rock´N´Roll Not For Sale", que saiu do forno no final do ano.
O problema do Ásfora é o mesmo de muitos grupos iniciantes aqui do Brasil (e do mundo). A parte instrumental é bem construída, possui boas idéias, mas, quando o vocal entra, tudo vai por água abaixo. A impressão que se tem é a de estar ouvindo duas bandas distintas.
Quando estamos apenas na parte instrumental, é inevitável virem à mente pensamentos como "os caras são bons", "sacam das coisas", "putz, que pegada". Basta ouvir uma única vez os riffs de "Beijo de Judas", "Rostos na Escuridão" e, principalmente, "De Volta à Montanha", para perceber isso. O som é um rock poderoso com influências evidentes de grupos como AC/DC, Kiss, Pearl Jam e Motorhead, com destaque para os guitarristas Felipe Margarido e Leonardo Uekita.

Mas é só as linhas vocais de Cibelle Daher surgirem para a coisa entortar. Sem inpiração, óbvias e esbanjando inexperiência, a vocalista ainda possui um timbre semelhante ao de Érica, da banda baiana Penélope, o que torna a audição das músicas irritante em diversos momentos.
A produção é bem feita, o instrumental é promissor, mas o vocal estraga tudo. Algumas coisas, ainda que duras, precisam ser ditas, e essa é uma delas. Um maior desenvolvimento nas linhas vocais seria um paliativo, mas o mais recomendado aqui é a troca da vocalista.
Afinal, quando você ouve a rifferama presente no CD todo, é impossível não pensar em como as composições soariam com um vocal de verdade.

Até lá, fica para a próxima.
Faixas:
1. Rostos na Escuridão
2. Beijo de Judas
3. Minha Metade
4. De Volta à Montanha
5. Não Há Mais Solução
6. Algo Diferente
7. Not Scared
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Amy Lee relembra a luta para retomar o controle do Evanescence; "Fui tratada como criança"
70 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em maio
Steve Harris afirma que nunca conseguiu assistir um show dos Rolling Stones
O cover gravado pelo Metallica que superou meio bilhão de plays no Spotify
Andy La Rocque joga responsabilidade de atraso em novo álbum para King Diamond
5 bandas de heavy metal que seguem na ativa e lançaram o primeiro disco há mais de 40 anos
A música de Bruce Dickinson que tem um dos melhores solos de Adrian Smith
O rock ainda é gigante no Brasil? Números e dados desafiam o discurso de "crise do gênero"
A curiosa lista de itens proibidos no show do Megadeth em São Paulo
Sepultura se despede entre nuvens e ruínas
Diretor de documentário oficial do Judas Priest explica exclusão de Ripper Owens do filme
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
6 solos de guitarra tão fabulosos que nem precisariam da canção onde estão
"Exageraram na maquiagem em nós": Chris Poland lembra fotos para álbum do Megadeth
As músicas com as melhores letras do Shaman e do Angra, segundo Ricardo Confessori
Rick Rubin lista seus oito álbuns preferidos de todos os tempos
O hit de Raul Seixas que ele fez aos 12 anos e Paulo Coelho desdenhou e se arrependeu
Ringo Starr, baterista dos Beatles, conta como foi o seu último encontro com John Lennon
Stryper celebra o natal e suas quatro décadas com "The Greatest Gift of All"
Kreator - triunfo e lealdade inabalável ao Metal
"Eagles Over Hellfest" é um bom esquenta para o vindouro novo disco do colosso britânico Saxon
Em 1977 o Pink Floyd convenceu-se de que poderia voltar a ousar


