Resenha - Reincarnation Of Benjamin Breeg - Iron Maiden
Por Ricardo Seelig
Postado em 17 de setembro de 2006
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Promovendo seu novo álbum, "A Matter Of Life And Death", o Iron Maiden está lançando o single "The Reincarnation Of Benjamin Breeg". Tradicionalmente um grupo que sempre valorizou este formato, procurando incluir atrativos para os fãs, a banda coloca no mercado o disquinho em dois formatos: vinil de sete polegadas com quatro faixas, e CD com duas músicas.
Iron Maiden - Mais Novidades
Seguindo uma lógica totalmente sem sentido, ao contrário do que fez com os singles de "Dance Of Death", a EMI irá lançar "The Reincarnation Of Benjamin Breeg" no Brasil. Sem sentido porque eu tenho a impressão que os caras se reúnem, jogam uma moeda para cima e, conforme a posição que ela cai, decidem se lançam ou não o single aqui. "Wicker Man" e "Out Of The Silent Planet", do "Brave New World", ganharam versões nacionais, enquanto "Wildest Dreams" e "Rainmaker", além do box "No More Lies", não foram disponibilizados para os fãs brasileiros. Agora, com o lançamento de "A Matter Of Life And Death", fomos incluídos nos países onde o single será lançado. Enfim, isso é papo para outro dia.
Seguindo o exemplo de quase todas as faixas do novo trabalho, "The Reincarnation Of Benjamin Breeg" é uma música longa, com mais de sete minutos. Contando com uma breve introdução, ela desemboca em um riff simples e eficiente. As linhas vocais de Bruce Dickinson estão entre as melhores do disco, e o refrão não sai da cabeça. Com absoluta certeza, "The Reincarnation Of Benjamin Breeg" é uma das melhores músicas gravadas pelo Iron Maiden desde que a formação atual se reuniu, em 1999.
O single em CD (o formato que será lançado no Brasil) conta com apenas um b-side, e ele é uma versão de "Hallowed Be Thy Name" gravada ao vivo em estúdio no programa Radio One Legends Session, da BBC de Londres (aliás, a mesma rádio onde Bruce Dickinson possui o seu programa de rádio). Ainda que a qualidade sonora não seja a que estamos acostumados a ouvir tanto nos discos de estúdio quanto nos álbuns ao vivo do Maiden, com o som saindo um pouco abafado dos alto-falantes, o registro vale pela performance enérgica da banda. Como curiosidade, o locutor da rádio fica falando algumas palavras sobre o grupo no final da música.
A versão em vinil, em compacto de 7 polegadas, traz, além de "The Reincarnation Of Benjamin Breeg" e "Hallowed Be Thy Name", versões de "Run To The Hills" e "The Trooper", ambas também registradas durante o Radio One Legends Sessions. A interpretação do Iron Maiden para dois de seus maiores hinos segue o alto padrão que estamos acostumados a ouvir nos shows do grupo, porém novamente com o som um pouco abafado demais.
Sinceramente, eu esperava que este primeiro single de "A Matter Of Life And Death" retomasse a antiga tradição da Donzela em regravar clássicos de grandes nomes setentistas, como Jethro Tull, Nektar, Who e Led Zeppelin. Informações dão conta de que a banda realmente registrou versões de "Tush" do ZZ Top, "Space Truckin" do Deep Purple, "Hocus Pocus" do Focus e "Angel Of Death" do Thin Lizzy, que deverão figurar nos próximos singles.
Destaque também para a belíssima capa de "The Reincarnation Of Benjamin Breeg", que traz o velho Eddie desenterrando alguém. Segundo rumores que circulam entre os fãs, Benjamin Breeg poderia ser o filho de Eddie, e estaria voltando do mundo dos mortos, mas até agora esta é apenas uma das teorias que surgiram a respeito do misterioso personagem.
Finalizando, o single de "The Reincarnation Of Benjamin Breeg" vale pela excelente faixa que dá nome ao CD, só que seria muito mais interessante se tivesse sido lançado aqui no Brasil na mesma data que a versão européia, e não apenas depois que as primeiras versões importadas de "A Matter Of Life And Death" já haviam chegado em algumas lojas brasileiras.
Além disso, seria muito mais atrativo para os fãs se o Maiden, ao invés de incluir as milésimas versões de "Hallowed Be Thy Name", "Run To The Hills" e "The Trooper", onipresentes nas coletâneas e álbuns ao vivo do grupo, lançasse como b-sides faixas inéditas, como estas versões citadas acima, ou até mesmo a versão editada de "The Reincarnation Of Benjamin Breeg", por enquanto disponível apenas no promo enviado aos veículos especializados.
Um lançamento interessante, mas que por todos os motivos relatados deverá atrair apenas os fãs e colecionadores mais dedicados da Donzela.
Faixas:
CD Single
1. The Reincarnation Of Benjamin Breeg (Album Version)
2. Hallowed Be Thy Name (Radio One Legends Session)
Compacto 7"
1. The Reincarnation Of Benjamin Breeg (Album Version)
2. Hallowed Be Thy Name (Radio One Legends Session)
3. Run To The Hills (Radio One Legends Session)
4. The Trooper (Radio One Legends Session)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Quando o Pink Floyd ganhou 300 milhões de dólares ao ignorar ideia de Roger Waters
Use sua ilusão: o pseudo disco perfeito do Guns N' Roses
O álbum mais vendido da história e que nunca chegou ao primeiro lugar das paradas
A música gravada pelo Iron Maiden que foi uma "dor de cabeça" para Paul Di'Anno
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
Os seis países onde o Iron Maiden fez apenas um show durante toda a carreira
O dia em que Brian May e Tony Iommi viram Eddie Van Halen brincar com uma guitarra
Cinco músicas que viraram grandes sucessos mesmo sem terem sido feitas para isso
Ex-baixista do Death Angel, Dennis Pepa enfrenta câncer em estágio 4
Pastor que "inspirou" Iron Maiden, Genesis e Ozzy Osbourne morre aos 86 anos
Randy Blythe não foi avisado sobre mudança de logotipo do Lamb of God
O clássico absoluto do Metallica cuja introdução foi inspirada em uma música do Venom
O músico que só gostava do Pink Floyd na fase Syd Barrett
Os 10 melhores discos do thrash metal, de acordo com a Kerrang!
O erro de avaliação de David Gilmour sobre o "Dark Side of the Moon"
Lista: as dez melhores músicas para se ouvir na estrada
Os três solos de guitarra listados por Jeff Beck como seus favoritos
A banda que viciou Eric Clapton na época do Cream: "Virou minha droga"


Os melhores álbuns de metal lançados em 1986, segundo Gastão Moreira
Steve Harris colocou Nicko McBrain em "enrascada" na primeira tour do baterista com o Iron Maiden
Gigantes do metal fizeram Geezer Butler perceber a importância do Black Sabbath
Nicko McBrain gostaria de ser enterrado no caixão "mais estranho do mundo"
Nicko McBrain destruiu camarim por ter se decepcionado com atuação de Blaze em show do Maiden
O videoclipe que Bruce Dickinson produziu para uma banda glam/punk britânica
O melhor disco ao vivo de rock de todos os tempos



