Resenha - A Rock Portrait Documentary - Metallica

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Bruno Sanchez (Delfos)
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.


Há alguns dias eu passeava por uma dessas grandes livrarias de shopping que vendem de tudo e me deparei com esse DVD do qual nunca tinha ouvido falar antes: Metallica: A Rock Portrait Documentary.
11 acessosMetallica: garoto de 13 anos toca todos os instrumentos em "Orion"5000 acessosGuitarras: as 15 músicas mais complicadas para tocar

Matéria escrita para o site DELFOS – www.delfos.art.br

A capa não dá muita idéia do que vem pela frente. Assinado por uma tal Fantasy Music, logo imaginei que seria algum documentário feito sem autorização sobre a história dos caras, com depoimentos de amigos da infância, como já fizeram outras tantas vezes, mas olhando no verso da caixa percebo que temos um setlist bem interessante (o que matou a idéia que eu tive do documentário) de um show ao vivo com clássicos como "Metal Militia", "Am I Evil?" (o cover do Diamond Head que ficou mais famoso do que sua versão original), "Damage INC.", "Seek And Destroy", "Master Of Puppets", duas versões de "For Whom The Bell Tolls" e por aí vai, mas sem nenhuma informação adicional, apenas a listagem das músicas como se fosse a seqüência de um show normal.

Quem gosta e acompanha a banda sabe que esse não é um setlist comum nos shows recentes dos caras, aliás algumas dessas músicas não são tocadas desde a turnê do "Black Album", o que nos leva a concluir que a gravação é antiga e poderia ser de algum show dos anos 80 lançado sem o consentimento oficial do Metallica.

Sem pensar muito, comprei o DVD e corri para casa pensando que encontraria alguma coisa bem interessante e inédita. Mas o otimismo acabou logo que coloque o bicho para rodar no aparelho e dou de cara com a conhecida versão de "For Whom The Bell Tolls" gravada no Woodstock em 1994. Aí senti o cheiro de sacanagem no ar, mas mesmo assim ainda achei que poderia pelo menos ser o vídeo daquela apresentação do Metallica no festival, que foi uma das melhores da história dos caras ou, pelo menos, uma das mais energéticas.

Mas, nada disso, o que temos é uma das maiores pilantragens que já vi: todas as outras faixas foram simplesmente chupadas do Cliff ´Em All, o VHS oficial que a banda lançou em 1987 para homenagear o baixista Cliff Burton, morto no ano anterior. Ou seja, não é um show completo, mas um apanhado de vários trechos de apresentações com a mesma qualidade porca das fitas originais, sem filtro nem nada, simplesmente copiado para um DVD que tem cara de original mas é uma bela enganação da Fantasy Music.

Não vou nem entrar no mérito das gravações em si do "Cliff ´Em All" e da "For Whom The Bell Tolls" no Woodstock ´94, pois esses são documentos históricos que mostram o porquê do Metallica ser considerado até hoje uma das melhores (na minha opinião: a melhor) bandas de Metal de todos os tempos, mas nada, nada justifica alguém pegar trechos de outros vídeos originais (piratear, na verdade), embala-los com uma outra caixinha e vender como se fosse algo totalmente novo, fazendo os fãs de idiotas.

Vale lembrar que esse tipo de pirataria quase oficial é muito comum aqui no Brasil e há alguns anos tivemos um exemplo clássico desse tipo de picaretagem quando saiu em bancas um DVD do Iron Maiden, o famoso Live After Death, show gravado durante a turnê do Powerslave em 1985, que até então só estava disponível em versões de Vinil, CD e VHS.

Obviamente não era um lançamento oficial, os caras apenas passaram a fita de VHS para DVD sem nenhum cuidado e soltaram nas bancas como se fosse um produto autorizado pela banda. Na época rendeu uma polêmica terrível (incluindo um processo judiciário que deve estar correndo até hoje) e declarações inflamadas por parte de integrantes da Donzela através do site oficial, portanto, tomem cuidado com esse tipo de material que não aparece listado nas páginas das bandas como um lançamento oficial.

Mas e aí, se eu não tiver os discos originais, devo ou não comprar esse DVD? A resposta é não. Nesse tipo de picaretagem, prefira sempre as versões originais dos vídeos, que trazem mais cenas e foram preparados com um maior cuidado tanto no tratamento da imagem quanto na qualidade sonora na hora de transferir do VHS para DVD.

O Cliff ´Em All saiu para DVD em 2004 (infelizmente, não foi lançado por aqui) e os trechos de shows do Metallica no Woodstock de 1994, você consegue encontrar em várias compilações disponíveis por aí.

Caso você queira muito, mas muito mesmo, este DVD, clique aqui e compre.

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

MetallicaMetallica
Garoto de 13 anos toca todos os instrumentos em "Orion"

682 acessosMetallica: fã esquece onde estacionou e paga recompensa0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Metallica"

MetallicaMetallica
Pela oitava vez no Rock In Rio, será que um dia cansa?

MetallicaMetallica
Porque eles nunca devem tocar no intervalo do Super Bowl

MetallicaMetallica
"Sim, nós somos fãs do Justin Bieber"

0 acessosTodas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDs0 acessosTodas as matérias sobre "Metallica"

GuitarrasGuitarras
As 15 músicas mais complicadas para tocar

Kiss FmKiss Fm
As 500 mais pedidas na programação em 2008

FotosFotos
Confira 10 das mais curiosas no mundo do Rock - Parte 1

5000 acessosSinceridade: e se as capas de discos dissessem a verdade?5000 acessosCinema: As 10 melhores aparições de bandas em filmes5000 acessosCarlos Eduardo Miranda: "Um monte de roqueirinho que só quer ser da Globo"5000 acessosSlipknot: "Metalhead? Não, sou Ph.D. em Rock & Roll!"5000 acessosLamentável: CBGB vai reabrir como reduto de roquistas coxinhas5000 acessosKiss: O que Gene Simmons faria se fosse presidente?

Sobre Bruno Sanchez (Delfos)

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online