Resenha - A Rock Portrait Documentary - Metallica
Por Bruno Sanchez (Delfos)
Postado em 11 de maio de 2006
Há alguns dias eu passeava por uma dessas grandes livrarias de shopping que vendem de tudo e me deparei com esse DVD do qual nunca tinha ouvido falar antes: Metallica: A Rock Portrait Documentary.
Matéria escrita para o site DELFOS – www.delfos.art.br
A capa não dá muita idéia do que vem pela frente. Assinado por uma tal Fantasy Music, logo imaginei que seria algum documentário feito sem autorização sobre a história dos caras, com depoimentos de amigos da infância, como já fizeram outras tantas vezes, mas olhando no verso da caixa percebo que temos um setlist bem interessante (o que matou a idéia que eu tive do documentário) de um show ao vivo com clássicos como "Metal Militia", "Am I Evil?" (o cover do Diamond Head que ficou mais famoso do que sua versão original), "Damage INC.", "Seek And Destroy", "Master Of Puppets", duas versões de "For Whom The Bell Tolls" e por aí vai, mas sem nenhuma informação adicional, apenas a listagem das músicas como se fosse a seqüência de um show normal.
Quem gosta e acompanha a banda sabe que esse não é um setlist comum nos shows recentes dos caras, aliás algumas dessas músicas não são tocadas desde a turnê do "Black Album", o que nos leva a concluir que a gravação é antiga e poderia ser de algum show dos anos 80 lançado sem o consentimento oficial do Metallica.
Sem pensar muito, comprei o DVD e corri para casa pensando que encontraria alguma coisa bem interessante e inédita. Mas o otimismo acabou logo que coloque o bicho para rodar no aparelho e dou de cara com a conhecida versão de "For Whom The Bell Tolls" gravada no Woodstock em 1994. Aí senti o cheiro de sacanagem no ar, mas mesmo assim ainda achei que poderia pelo menos ser o vídeo daquela apresentação do Metallica no festival, que foi uma das melhores da história dos caras ou, pelo menos, uma das mais energéticas.
Mas, nada disso, o que temos é uma das maiores pilantragens que já vi: todas as outras faixas foram simplesmente chupadas do Cliff ´Em All, o VHS oficial que a banda lançou em 1987 para homenagear o baixista Cliff Burton, morto no ano anterior. Ou seja, não é um show completo, mas um apanhado de vários trechos de apresentações com a mesma qualidade porca das fitas originais, sem filtro nem nada, simplesmente copiado para um DVD que tem cara de original mas é uma bela enganação da Fantasy Music.
Não vou nem entrar no mérito das gravações em si do "Cliff ´Em All" e da "For Whom The Bell Tolls" no Woodstock ´94, pois esses são documentos históricos que mostram o porquê do Metallica ser considerado até hoje uma das melhores (na minha opinião: a melhor) bandas de Metal de todos os tempos, mas nada, nada justifica alguém pegar trechos de outros vídeos originais (piratear, na verdade), embala-los com uma outra caixinha e vender como se fosse algo totalmente novo, fazendo os fãs de idiotas.
Vale lembrar que esse tipo de pirataria quase oficial é muito comum aqui no Brasil e há alguns anos tivemos um exemplo clássico desse tipo de picaretagem quando saiu em bancas um DVD do Iron Maiden, o famoso Live After Death, show gravado durante a turnê do Powerslave em 1985, que até então só estava disponível em versões de Vinil, CD e VHS.
Obviamente não era um lançamento oficial, os caras apenas passaram a fita de VHS para DVD sem nenhum cuidado e soltaram nas bancas como se fosse um produto autorizado pela banda. Na época rendeu uma polêmica terrível (incluindo um processo judiciário que deve estar correndo até hoje) e declarações inflamadas por parte de integrantes da Donzela através do site oficial, portanto, tomem cuidado com esse tipo de material que não aparece listado nas páginas das bandas como um lançamento oficial.
Mas e aí, se eu não tiver os discos originais, devo ou não comprar esse DVD? A resposta é não. Nesse tipo de picaretagem, prefira sempre as versões originais dos vídeos, que trazem mais cenas e foram preparados com um maior cuidado tanto no tratamento da imagem quanto na qualidade sonora na hora de transferir do VHS para DVD.
O Cliff ´Em All saiu para DVD em 2004 (infelizmente, não foi lançado por aqui) e os trechos de shows do Metallica no Woodstock de 1994, você consegue encontrar em várias compilações disponíveis por aí.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
O que Max Cavalera deveria levar para tratar na terapia, segundo Andreas Kisser
Com dois ex-integrantes do Exciter, Powerrage anuncia primeiro álbum, "Beast"
Metal Church anuncia seu décimo terceiro disco, o primeiro gravado com David Ellefson
O disco que define o metal, na opinião de Ice-T
Ao lidar com problemas de saúde, Dee Snider admitiu fazer algo que rejeitou a vida inteira
Summer Breeze anuncia mais 33 atrações para a edição 2026
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
O membro mais subestimado do Guns N' Roses segundo Slash: "É metade do charme do 'Appetite'"
Eric Clapton explica porque a banda em que mais gostou de tocar foi a que menos durou
O hit do The Cure que para o vocalista Robert Smith é uma "canção pop idiota"



5 capas inusitadas de álbuns de rock
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
Megadeth pode tocar "Ride the Lightning" nos shows da última turnê, aponta Dave Mustaine
O Heavy Metal grita o que a Psicanálise tentou explicar
O astro que James Hetfield responsabilizou pelo pior show da história do Metallica
O músico que detestou abrir shows do Guns N' Roses no início dos anos 1990
As 40 melhores músicas lançadas em 1986, segundo o Ultimate Classic Rock
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
O disco que "furou a bolha" do heavy metal e vendeu dezenas de milhões de cópias



