Resenha - Angel Witch - 25th Anniversary Expanded Edition

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Rodrigo Werneck
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 9


Mais um caso de banda que ganhou o devido reconhecimento anos após ter aparecido e lutado para conseguir seu espaço, o Angel Witch gravou alguns discos com diferentes formações, mas é o primeiro, agora lançado em CD pela Sanctuary em edição luxuosa, que influencia até hoje vários grupos de doom metal e outros estilos, devido ao seu som pesado e sujo, inspirado no Black Sabbath.

Metromix: a lista dos vocalistas mais irritantes do rockSeparados no nascimento: Synyster Gates e Luan Santana

Surgido no fim dos anos 70 no subúrbio londrino de Beckenham, o trio era inicialmente formado pelo guitarrista/vocalista Kevin Heybourne, o baixista Kevin "Skids" Riddles e o baterista Dave Hogg. Percorreram todo o circuito inglês de bandas pesadas, tocando junto a nomes maiores como o Motörhead, Iron Maiden e Saxon, e participando de algumas coletâneas que focavam na então incipiente NWOBHM, entre elas a lendária "Metal For Muthas" (para a qual contribuíram com a faixa "Baphomet", incluída como bônus neste CD). Finalmente conseguiram lançar o seu álbum de estréia, homônimo, que apresentava a - hoje famosa - capa com a reprodução da pintura de John Martin mostrando os anjos caídos entrando no Pandemônio, capital do Inferno (a original está em exposição na Tate Gallery de Londres). Se na época o disco gerou comentários díspares, dependendo do crítico que o analisava, hoje ele é uma unanimidade. O som pesado, porém melódico, e composições inspiradas e arrasadoras, são garantia de divertimento aos amantes de um heavy metal bem feito. Alguns refrãos são inesquecíveis, como os de "Angel Witch" e de "Sweet Danger". Algumas faixas contêm solos de guitarra arrebatadores, em passagens instrumentais inspiradas, tais como as faixas mais longas "Sorcerers" e "Free Man", e a instrumental que fecha o disco, "Devil's Tower".

Esta edição em CD inclui, além do disco original completo, todas as faixas que saíram em singles logo antes e após o primeiro disco ser lançado, inclusive do single "Loser", que já contava com o baterista Dave Dufort. Completando, estão 4 versões ao vivo de músicas gravadas para o programa "Friday Rock Show", da BBC Radio 1, em 14 de março de 1980, incluindo a inédita "Extermination Day". Para dar um toque de classe a mais, o CD vem inserido numa "cardboard slipcase".

Concluindo, trata-se de um CD fundamental para aqueles que desejam ter em sua discoteca os maiores clássicos do heavy metal, assim como melhor entender a sua história e o desenvolvimento do estilo com o passar dos anos.

Tracklist:

Original album:
1. Angel Witch
2. Atlantis
3. White Witch
4. Confused
5. Sorcerers
6. Gorgon
7. Sweet Danger
8. Free Man
9. Angel Of Death
10. Devil's Tower

Bonus tracks:

11. Loser (7'' Single a-side)
12. Suffer (Loser 7'' Single b-side)
13. Dr. Phibes (Loser 7'' Single b-side)
14. Flight Nineteen (Sweet Danger, Single b-side)
15. Baphomet (from Metal For Muthas LP)
16. Hades Paradise (12'' Single b-side)

BBC Friday Rock Show Session 14/03/80 (previously unreleased):

17. Sweet Danger
18. Angel Of Death
19. Extermination Day
20. Angel Witch




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Angel Witch"


Além do Maiden: A História da New Wave Of British Heavy MetalAlém do Maiden
A História da New Wave Of British Heavy Metal

Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1980Heavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados em 1980


Metromix: a lista dos vocalistas mais irritantes do rockMetromix
A lista dos vocalistas mais irritantes do rock

Separados no nascimento: Synyster Gates e Luan SantanaSeparados no nascimento
Synyster Gates e Luan Santana

Headbangers: o preconceito mostrado em vídeo bem-humoradoHeadbangers
O preconceito mostrado em vídeo bem-humorado

Metal: os dez melhores guitarristas da atualidadeMetal
Os dez melhores guitarristas da atualidade

Heavy Metal: cristãos podem aprender muito com o gêneroHeavy Metal
"cristãos podem aprender muito com o gênero"

Guns N' Roses: Justin Hawkins, do Darkness, conta como a banda está mais felizGuns N' Roses
Justin Hawkins, do Darkness, conta como a banda está mais feliz

Dave Mustaine: reality show, filha em versão country do MegadethDave Mustaine
Reality show, filha em versão country do Megadeth


Sobre Rodrigo Werneck

Carioca nascido em 1969, engenheiro por formação e empresário do ramo musical por opção, sendo sócio da D'Alegria Custom Made (www.dalegria.com). Foi co-editor da extinta revista Musical Box e atualmente é co-editor do site Just About Music (JAM), além de colaborar eventualmente com as revistas Rock Brigade e Poeira Zine (Brasil), Times! (Alemanha) e InRock (Rússia), além dos sites Whiplash! e Rock Progressivo Brasil (RPB). Webmaster dos sites oficiais do Uriah Heep e Ken Hensley, o que lhe garante um bocado de trabalho sem remuneração, mais a possibilidade de receber alguns CDs por mês e a certeza de receber toneladas de e-mails por dia.

Mais matérias de Rodrigo Werneck no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336