Resenha - Rosenrot - Rammstein
Por Clóvis Eduardo
Postado em 03 de dezembro de 2005
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Guitarras mais poderosas, uma cozinha muito forte e teclados fazendo algo mais que sonorizações ridículas fazem do Rammstein uma das bandas mais completas da atualidade. O sexteto não é dos mais desconhecidos entre o meio metálico atual, até por que para superar grandes discos lançados no passado, é necessário melhorar cada vez mais. Mudar estilo não é fácil, já que é uma identidade. Mas fugir aos poucos dele torna-se uma alternativa inteligente.
Rammstein - Mais Novidades
Depois de "Reise Reise" (2004), a viagem com os alemães continua. O metal industrial (diga-se pulsante) do grupo tem se aprimorado e ficado um pouco obsoleto, afinal, não consigo acreditar ainda que "Mann Gegen Mann" é tão direta quanto qualquer coisa já feita por bandas oriundas da atual cena metalcore dos Estados Unidos, por exemplo. Estamos vendo um Rammstein renovado, com inteligência e cabeça no século XXI sem abusar daquilo que lhe foi o diferencial por tanto tempo: o estilo.
O cd anterior foi um prato cheio de riffs pesados, baixo e bateria bem trabalhada e a parte lírica ainda mais encorpada. Porém, "Rosenrot" contém tudo isso e mais um pouco. O diferencial é que temos mais músicas alegres e uma presença descomunal dos teclados e sintetizadores em passagens beirando à perfeição. E exemplos não poderiam faltar como "Spring", que começa lenta e vem troteando no ouvido, como jamais se ouviu.
Destacam-se duas canções neste cd que são incríveis. A primeira, "Wo Bist Du" trabalha o lado mais instrumental, com presença de flautas e orquestrações. A segunda é "Stirb Nicht Vor Mir", onde a presença de uma vocalista engrandece ainda mais a canção e cria um lado emotivo para a canção muito legal.
Aos que nunca foram a favor do Rammstein ter as letras "quase" todas cantadas em alemão, uma versão latina vai – no mínimo – provocar risadas. "Te Quiero Puta!", não merece comentários além de ter um clima mexicano logo no início (lembra-se do desenho animado do Ligeirinho?). A letra, tudo bem, não tem nada a ver com desenhos, mas é muito interessante, e merece soar bem alto nos aparelhos de som.
Claro, que não deixando de ser uma banda muito apreciada, justamente por fazer misturas de ritmos e sons, o Rammstein não perde o posto de uma das bandas mais lembradas do cenário mundial. Talvez a MTV, ou as performances de palco deram uma ajuda ao som dos caras tornar-se ainda mais aceitável, mas o importante é que ao ouvir qualquer uma das 11 canções de "Rosenrot", dá para perceber que eles estão muito bem. Escute o CD, e comprove.
Formação:
Till Lindemann (Vocais)
Richard Kruspe (Guitarra)
Paul Landers (Guitarra)
Oliver Riedel (Baixo)
Christoph Schneider (Bateria)
Flake Lorenz (Teclados)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda mais singular da história do rock, na opinião de Steve Vai
O guitarrista preferido de Justin Hawkins, do The Darkness; "É um Deus"
De Sepultura a Madonna, os melhores discos lançados em 1986, segundo Scott Ian
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
Com membros do Cannibal Corpse e Deicide, Umbilicus anuncia novo EP
Sepultura fará show sem "Roots", "Arise" e "Ratamahatta" no Rock in Rio
Scorpions suspende atividades de 2026 devido a "circunstâncias imprevistas"
Os três astros de Hollywood por quem Roger Waters não tinha o menor interesse
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
O álbum do Sepultura que influenciou o lendário Glenn Tipton do Judas Priest
Baterista original do Black Sabbath, Bill Ward está finalizando novo álbum solo
A banda famosa que Kurt Cobain dizia ter uma música que "era uma porcaria"
Steve Vai considera Brian May um gênio que está em um patamar superior
A gravação inédita da Legião Urbana que ainda pode ver a luz do dia
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
Flea, do Red Hot Chili Peppers, elege "o maior baixista da história do Rock"
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
A reação de Cássia Eller após seu filho dizer que Marisa Monte é quem canta de verdade

11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
Mbappé, Messi, Haaland, Kane e Neymar: qual banda de metal representa cada um?
11 músicas sobre os EUA feitas por artistas de fora do país, segundo a Loudwire
Os 50 anos de "Journey To The Centre of The Earth", de Rick Wakeman
Guns N' Roses: o último grande álbum de rock feito a mão



