Resenha - In Motion - Gathering
Por Ricardo Seelig
Postado em 17 de julho de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não faz muito tempo que falar de mulheres no heavy metal era sinônimo de groupies. O sexo feminino nunca teve uma participação e uma tradição muito grandes no rock, e muito menos ainda no metal. Nomes como Wendy O. Williams, Girlschool, Heart, Vixen, Runaways, Joan Jett, Lita Ford, Chrissie Hynde e outras sempre foram exceções.
Gathering - Mais Novidades
Mas a década de noventa presenciou o surgimento de diversos grupos com duas características similares marcantes: a influência gótica no som e os vocais femininos em destaque. Foi graças a bandas como Theatre Of Tragedy, Tristania, o excelente Nightwish, The Gathering e outras que esta situação foi mudando, até o ponto em que nos encontramos hoje, onde basta parar e olhar com atenção para qualquer veículo especializado em música para ver que artistas como Evanescence, a brasileira Pitty e o próprio Nightwish são figurinhas conhecidíssimas até do consumidor casual de música, que compra apenas aquilo que toca nas rádios e na MTV.
Bem, tudo isso para dizer que, com três anos de atraso, a Century Media está colocando no mercado brasileiro o DVD "In Motion", lançado pelo The Gathering em 2002.
Vindo na seqüência do CD "Sleepy Buildings - A Semi Acoustic Evening", o DVD apresenta dois shows distintos, além de clipes da banda. O primeiro mostra o Gathering tocando no festival Dynamo Open Air de 96, para um público aproximado de 75 mil pessoas. Nesta época o grupo ainda fazia um som com bastante influência gótica, e que é a fase preferida pela maioria dos fãs. O show se concentra nas músicas do excelente álbum "Mandylion", primeiro com a vocalista Anneke van Giersbergen, lançado em 95, e que é um marco na carreira da banda. Deste disco o grupo toca a ótima "Eleanor", "Fear The Sea", "Leaves", "In Motion #2" e a clássica "Strange Machines", que fecha a apresentação, além de "Adrenaline". Resumindo, uma apresentação histórica e altamente recomendável
A segunda parte do DVD traz um show da banda na cidade polonesa de Krakow, em 1997. O contraste entre os dois shows é muito interessante, pois contrapõe o comportamento do grupo frente aos 75 mil headbangers enlouquecidos do Dynamo à platéia muito menor e mais comportada do show polonês. Visualmente a apresentação de 97 é mais rica, uma vez que a banda tocou à noite e pôde utilizar todos os recursos da iluminação, enquanto que no Festival de Dynamo o grupo se apresentou à luz do sol. O set list dos dois shows contém apenas duas músicas repetidas, as clássicas "Adrenaline" e "Strange Machines", e mostra mais uma vez a banda se destacando ao vivo, em canções como "Confusion", "New Moon, Different Day", "Mandylion" e "Sand & Mercury".
Fechando o DVD, temos ainda os clipes de "Leaves" e "Liberty Hell", onde o destaque mais uma vez vai para a vocalista Anneke van Giersbergen, que também se sobressai nos shows já citados.
Um bom DVD, focado na que para muitos é a melhor época da carreira do The Gathering. Obrigatório não só para os fãs, mas principalmente para quem quer conhecer uma ótima banda, e que infelizmente não se tornou tão conhecida quanto merecia. O DVD também contém toda a discografia do grupo no período de 1991 a 2002.
Faixas:
Live in Dynamo Open Air 96
1. Opening/Intro
2. Eleanor
3. Fear The Sea
4. Leaves
5. In Motion #2
6. Adrenaline
7. Strange Machines
Live in Krakow 97
1. Confusion
2. The May Song
3. New Moon, Different Day
4. Mandylion / Sand & Mercury
5. Adrenaline
6. Strange Machines
Clipes
1. Leaves
2. Liberty Hell
Ouvindo:
Iron Maiden, Alexander The Great.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O pedido que Steve Harris negou a Nicko McBrain no primeiro show com o Maiden
As 5 maiores bandas da história do heavy metal, em lista da Forbes
Isa Nielsen anuncia nova banda de death metal e toca Sarcófago com Aquiles Priester
U2 anuncia quarto e último show no Brasil da Tour The Greatest Show On Earth 2027
Neil Peart, David Gilmour e Sid Wilson não concordam sobre o maior baterista do mundo
O único membro do Metallica que saiu por conta própria, segundo Lars Ulrich
Os 50 artistas de rock e metal mais ouvidos de todos os tempos no Spotify
A música do Iron Maiden que é a preferida de Nicko McBrain; "ela é muito especial para mim"
Regis Tadeu aponta problema no show do Iron Maiden e explica atitude do atual baterista
O que James Hetfield pensa de cantores que dublam nos próprios shows
Eloy Casagrande anuncia ter finalizado suas partes para o próximo álbum do Slipknot
Falta de dedicação teria afastado o baterista Nick Menza do Slayer, segundo Kerry King
O apelido debochado que os fãs dos EUA deram ao Alter Bridge, segundo Mark Tremonti
A banda de heavy metal que Josh Homme ama, mas não quer imitar de jeito nenhum
Dave Murray solta um "Vai, Corinthians" após ganhar camisa do Timão
Motley Crue: A primeira impressão de Tommy Lee sobre o Rio de Janeiro
A música empolgante do Kiss que é a favorita de Brian May, guitarrista do Queen
O mega sucesso da Legião que Renato Russo não queria escrever a letra por preguiça

The Gathering - uma das turnês mais esperadas pelos fãs de vocais femininos
Anneke van Giersbergen é a "heroína cult" de Floor Jansen



