Resenha - In Motion - Gathering

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Ricardo Seelig
Enviar correções  |  Ver Acessos

publicidade

Nota: 8

Não faz muito tempo que falar de mulheres no heavy metal era sinônimo de groupies. O sexo feminino nunca teve uma participação e uma tradição muito grandes no rock, e muito menos ainda no metal. Nomes como Wendy O. Williams, Girlschool, Heart, Vixen, Runaways, Joan Jett, Lita Ford, Chrissie Hynde e outras sempre foram exceções.

AC/DC: "Chuck Berry foi o maior babaca que já vi na vida"Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?


Mas a década de noventa presenciou o surgimento de diversos grupos com duas características similares marcantes: a influência gótica no som e os vocais femininos em destaque. Foi graças a bandas como Theatre Of Tragedy, Tristania, o excelente Nightwish, The Gathering e outras que esta situação foi mudando, até o ponto em que nos encontramos hoje, onde basta parar e olhar com atenção para qualquer veículo especializado em música para ver que artistas como Evanescence, a brasileira Pitty e o próprio Nightwish são figurinhas conhecidíssimas até do consumidor casual de música, que compra apenas aquilo que toca nas rádios e na MTV.

Bem, tudo isso para dizer que, com três anos de atraso, a Century Media está colocando no mercado brasileiro o DVD "In Motion", lançado pelo The Gathering em 2002.

Vindo na seqüência do CD "Sleepy Buildings - A Semi Acoustic Evening", o DVD apresenta dois shows distintos, além de clipes da banda. O primeiro mostra o Gathering tocando no festival Dynamo Open Air de 96, para um público aproximado de 75 mil pessoas. Nesta época o grupo ainda fazia um som com bastante influência gótica, e que é a fase preferida pela maioria dos fãs. O show se concentra nas músicas do excelente álbum "Mandylion", primeiro com a vocalista Anneke van Giersbergen, lançado em 95, e que é um marco na carreira da banda. Deste disco o grupo toca a ótima "Eleanor", "Fear The Sea", "Leaves", "In Motion #2" e a clássica "Strange Machines", que fecha a apresentação, além de "Adrenaline". Resumindo, uma apresentação histórica e altamente recomendável

A segunda parte do DVD traz um show da banda na cidade polonesa de Krakow, em 1997. O contraste entre os dois shows é muito interessante, pois contrapõe o comportamento do grupo frente aos 75 mil headbangers enlouquecidos do Dynamo à platéia muito menor e mais comportada do show polonês. Visualmente a apresentação de 97 é mais rica, uma vez que a banda tocou à noite e pôde utilizar todos os recursos da iluminação, enquanto que no Festival de Dynamo o grupo se apresentou à luz do sol. O set list dos dois shows contém apenas duas músicas repetidas, as clássicas "Adrenaline" e "Strange Machines", e mostra mais uma vez a banda se destacando ao vivo, em canções como "Confusion", "New Moon, Different Day", "Mandylion" e "Sand & Mercury".

Fechando o DVD, temos ainda os clipes de "Leaves" e "Liberty Hell", onde o destaque mais uma vez vai para a vocalista Anneke van Giersbergen, que também se sobressai nos shows já citados.

Um bom DVD, focado na que para muitos é a melhor época da carreira do The Gathering. Obrigatório não só para os fãs, mas principalmente para quem quer conhecer uma ótima banda, e que infelizmente não se tornou tão conhecida quanto merecia. O DVD também contém toda a discografia do grupo no período de 1991 a 2002.

Faixas:

Live in Dynamo Open Air 96

1. Opening/Intro
2. Eleanor
3. Fear The Sea
4. Leaves
5. In Motion #2
6. Adrenaline
7. Strange Machines

Live in Krakow 97

1. Confusion
2. The May Song
3. New Moon, Different Day
4. Mandylion / Sand & Mercury
5. Adrenaline
6. Strange Machines

Clipes

1. Leaves
2. Liberty Hell

Ouvindo:
Iron Maiden, Alexander The Great.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Gathering"


AC/DC: Chuck Berry foi o maior babaca que já vi na vidaAC/DC
"Chuck Berry foi o maior babaca que já vi na vida"

Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?Sgt. Peppers
O mais importante disco da história?

Heavy Metal: O início do movimento e a origem do termoHeavy Metal
O início do movimento e a origem do termo

Death On Two Legs: a declaração de ódio de Freddie MercuryDeath On Two Legs
A declaração de ódio de Freddie Mercury

Slash: chapação, a louca e atraente Fergie e Axl RoseSlash
Chapação, a louca e atraente Fergie e Axl Rose

Dave Mustaine: pedindo desculpas a HetfieldDave Mustaine
Pedindo desculpas a Hetfield

Judas Priest: Painkiller e seus diversos coversJudas Priest
Painkiller e seus diversos covers


Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336