Resenha - In Motion - Gathering
Por Ricardo Seelig
Postado em 17 de julho de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Não faz muito tempo que falar de mulheres no heavy metal era sinônimo de groupies. O sexo feminino nunca teve uma participação e uma tradição muito grandes no rock, e muito menos ainda no metal. Nomes como Wendy O. Williams, Girlschool, Heart, Vixen, Runaways, Joan Jett, Lita Ford, Chrissie Hynde e outras sempre foram exceções.
Mas a década de noventa presenciou o surgimento de diversos grupos com duas características similares marcantes: a influência gótica no som e os vocais femininos em destaque. Foi graças a bandas como Theatre Of Tragedy, Tristania, o excelente Nightwish, The Gathering e outras que esta situação foi mudando, até o ponto em que nos encontramos hoje, onde basta parar e olhar com atenção para qualquer veículo especializado em música para ver que artistas como Evanescence, a brasileira Pitty e o próprio Nightwish são figurinhas conhecidíssimas até do consumidor casual de música, que compra apenas aquilo que toca nas rádios e na MTV.
Bem, tudo isso para dizer que, com três anos de atraso, a Century Media está colocando no mercado brasileiro o DVD "In Motion", lançado pelo The Gathering em 2002.
Vindo na seqüência do CD "Sleepy Buildings - A Semi Acoustic Evening", o DVD apresenta dois shows distintos, além de clipes da banda. O primeiro mostra o Gathering tocando no festival Dynamo Open Air de 96, para um público aproximado de 75 mil pessoas. Nesta época o grupo ainda fazia um som com bastante influência gótica, e que é a fase preferida pela maioria dos fãs. O show se concentra nas músicas do excelente álbum "Mandylion", primeiro com a vocalista Anneke van Giersbergen, lançado em 95, e que é um marco na carreira da banda. Deste disco o grupo toca a ótima "Eleanor", "Fear The Sea", "Leaves", "In Motion #2" e a clássica "Strange Machines", que fecha a apresentação, além de "Adrenaline". Resumindo, uma apresentação histórica e altamente recomendável
A segunda parte do DVD traz um show da banda na cidade polonesa de Krakow, em 1997. O contraste entre os dois shows é muito interessante, pois contrapõe o comportamento do grupo frente aos 75 mil headbangers enlouquecidos do Dynamo à platéia muito menor e mais comportada do show polonês. Visualmente a apresentação de 97 é mais rica, uma vez que a banda tocou à noite e pôde utilizar todos os recursos da iluminação, enquanto que no Festival de Dynamo o grupo se apresentou à luz do sol. O set list dos dois shows contém apenas duas músicas repetidas, as clássicas "Adrenaline" e "Strange Machines", e mostra mais uma vez a banda se destacando ao vivo, em canções como "Confusion", "New Moon, Different Day", "Mandylion" e "Sand & Mercury".
Fechando o DVD, temos ainda os clipes de "Leaves" e "Liberty Hell", onde o destaque mais uma vez vai para a vocalista Anneke van Giersbergen, que também se sobressai nos shows já citados.
Um bom DVD, focado na que para muitos é a melhor época da carreira do The Gathering. Obrigatório não só para os fãs, mas principalmente para quem quer conhecer uma ótima banda, e que infelizmente não se tornou tão conhecida quanto merecia. O DVD também contém toda a discografia do grupo no período de 1991 a 2002.
Faixas:
Live in Dynamo Open Air 96
1. Opening/Intro
2. Eleanor
3. Fear The Sea
4. Leaves
5. In Motion #2
6. Adrenaline
7. Strange Machines
Live in Krakow 97
1. Confusion
2. The May Song
3. New Moon, Different Day
4. Mandylion / Sand & Mercury
5. Adrenaline
6. Strange Machines
Clipes
1. Leaves
2. Liberty Hell
Ouvindo:
Iron Maiden, Alexander The Great.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
A banda pioneira do punk que Joey Ramone adorava; "uma das minhas bandas favoritas"
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
Nicko McBrain tocará no próximo álbum do Iron Maiden? O próprio responde
Robert Plant revela o último álbum do Led Zeppelin que ele achava ter sido bom
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"


Ingressos à venda para show do The Gathering com Anneke van Giersbergen no Brasil
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental


