Resenha - Jonny Maquei - Jonny Maquei
Por Rafael Carnovale
Postado em 25 de janeiro de 2005
"SALVE A IRONIA BEM INTENCIONADA" – Este é o lema dos cariocas do Jonny Maquei, na ativa desde 2000. A banda, que mergulha fundo no rock brazuca, com fortes influências de Titãs e Legião Urbana, deseja usar a música para expressar seus pontos de vista e ao mesmo tempo ajudar a conscientizar os seres humanos.

Este cd engloba as duas demos lançadas pelo grupo: "Enquanto o Mundo não Acaba" de 2000 e "A Ironia bem Intencionada" de 2003. Faixas como "Guarda Roupa" e "Base 1" são fortemente influenciadas pelo Legião Urbana da fase "As Quatro Estações", assim como "Vendido" e "Churrascaria" carregam aquele rock pesado e irônico dos Titãs de "Cabeça Dinossauro" e "Titanomaquia". Essas músicas, que englobam a primeira demo do conjunto, possuem uma boa produção, com alguns senãos para o vocal, muito baixo.
Já pérolas como "Miss Lexotan" e "Acelera" mostram um som bem calcado no rock com ska, semelhante a muitas obras dos Paralamas do Sucesso. A banda se mostra bem versátil, como em "Homem Feliz" (com flertes com MPB) e "Alma de Fogo" (que já flerta com o punk rock), mas atinge seu ponto alto com os rocks, presentes nas excelentes "Lugar do Mar" e "Outra do Mar", aonde a combinação de "riffs" rockeiros com pitadas de ska se mostra concisa e eficiente. Esta segunda demo peca pela produção, que deixou a bateria e o baixo muito altos, com os vocais novamente quase inaudíveis.
A banda vêm fazendo vários shows pelo Rio de Janeiro, e com um pouco mais de trabalho em lapidação do estilo, principalmente se concentrando no que o grupo faz melhor, serão vitais para a evulução desta talentosa turma de cariocas.
Line Up:
Jonny Maquei – Vocais
Salles – Bateria
Fernando Mattoso – Baixo
Horácio Junior – Guitarras
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Edguy anuncia primeiro show em uma década e despedida
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
Casal é flagrado em ato libidinoso antes do show do Guns N' Roses no Download 2026
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
A curiosa reação de Jordan Rudess ao conhecer o vocalista original do Dream Theater
Baixista se manifesta pela primeira vez sobre retorno do Faith No More
A resposta do Metallica aos fãs após mudança misteriosa nas redes sociais
5 clássicos do rock nacional que passam de 7 minutos de duração
Fernando Ribeiro diz que black metal "espalha ignorância e preconceito"
Amizade não é o que mantém o Dimmu Borgir, revela Silenoz
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
Jon Bon Jovi diz estar "completamente recuperado" de problemas com a voz
A banda que explodiu nos anos 90 e fez Robert Plant pensar em desistir
A crítica da Classic Rock/Metal Hammer ao show do Guns N' Roses no Download 2026
O que difere Edu Falaschi dos outros cantores que o Angra já teve, segundo Eric Martin
5 músicas de rock que batizam álbuns, mas que não aparecem no álbum em questão
A armadilha que pegou o Nenhum de Nós e impediu que fossem como o Engenheiros do Hawaii
Os três astros brasileiros "empurrados aos gritos" no Rock in Rio, segundo Herbert Vianna


"MI'RAJ" - quando Edu Falaschi troca a velocidade pela emoção e encerra trilogia com maturidade
A Lapidação da alma: O triunfo conceitual do Big Big Train em "Woodcut"
HellLight - Reafirmando seu espaço entre os melhores da safra do gênero.
"Betrayed By Obedience", do Infected Cells, é death metal bruto, técnico e direto
Há 40 anos o Queen lançava "A Kind of Magic", álbum que marcou a despedida de Freddie dos palcos
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
Iron Maiden: Virtual XI não é nem oito, nem oitenta



