Resenha - Possessed by Fire / Rising from the Sea - Exumer
Por Paulo Finatto Jr.
Postado em 22 de março de 2005
Nota: 8 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
A novata gravadora Rock Machine está soltando no Brasil os dois primeiros discos da banda alemã Exumer. E o interessante é que estes discos só podiam ser encontrados em versão importada por aqui, e para facilitar a busca pelos fãs, está chegando em nossas mãos em uma versão "dois em um". Para quem é fã do thrash oitentista alemão de bandas como Kreator, Sodom e Destrucion, deve também conferir estes "Possessed by Fire" e "Rising from the Sea".

Para quem não sabe, após o lançamento destes dois discos, a banda veio tocar aqui no Brasil, em 1988, no festival Comando Metal, ao lado de nomes consagrados como Dorsal Atlântica, Sepultura e Harppia. O CD ao todo explora muito bem a proposta da banda, em criar e executar um thrash metal puro, direto e totalmente ‘old school’. Nada de inovações, apenas música tradicional e de qualidade. Infelizmente na época que os discos foram gravados (1986 e 1987) uma banda inexperiente não possuía muitos recursos financeiros para uma produção eficaz. E a gravação ficou realmente um pouco a desejar, especialmente em "Possessed by Fire" por parte das guitarras. Já "Rising from the Sea" conta com o mesmo problema, e também com um som um pouco abafado. Alguns podem ver esses detalhes como problemas, mas para os mais saudosistas estas características são essenciais para um trabalho totalmente ‘old school’.
"Possessed by Fire" foi gravado por Men Von Stein (vocal e baixo), Ray Mensh (guitarra), Bernie (guitarra) e Syke Bornetto (bateria). Obviamente eram poucas as bandas que conseguiam trabalhar e montar um disco com tanta qualidade, agressividade e vontade de estourar. O quarteto elaborou diversas composições de respeito como "Possessed by Fire", "Destructive Solution", "Sorrow of the Judgement", "Reign of Sadness" e "Journey to Oblivion". São poucas bandas que unem tão bem riffs diversificados e competentes com um poderio de voz rasgado e muita agressividade. Para o segundo álbum, Paul Arkari assume o posto de vocalista e baixista do Exumer, trazendo consigo uma voz mais grave. O resultado é músicas mais pesadas e mais elaboradas instrumentalmente. Os destaques deste "Rising from the Sea" vão para "Winds of Death", "Decimation", "Unearthed", "Shadows of the Past", "I Dare You" e "Ascension Day".
Para os curiosos e saudosistas, uma obra de impecável talento deste quarteto alemão, que levou o puro thrash metal à tona, mas sempre ficou encoberto por outras bandas de maior amplitude no cenário mundial. Parabéns à gravadora Rock Machine por reviver os melhores momentos do metal oitentista para nós brasileiros. E de uma forma bem mais interessante, financeiramente falando.
Possessed by Fire:
01. Possessed by Fire
02. Destructive Solution
03. Fallen Saint
04. A Mortal in Black
05. Sorrows of the Judgement
06. Xiron Darkstar
07. Reign of Sadness
08. Journey to Oblivion
09. Silent of Death
Rising from the Sea:
10. Winds of Death
11. Rising from the Sea
12. Decimation
13. The First Supper
14. Unearthed
15. Shadows of the Past
16. Are You Deal?
17. I Dare You
18. Ascension Day
Material cedido por:
Rock Machine (SP)
[email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
Soulfly divulga vídeo de "No Pain = No Power", faixa de seu novo disco
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
Como Slayer influenciou o nascimento de um grupo histórico do hip-hop
A canção do ZZ Top que, para Mark Knopfler, resume "o que importa" na música
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Como surgiu o icônico grito que Tom Araya dá em "Angel of Death", do Slayer
A banda grunge que para Bruce Dickinson era o "Led Zeppelin dos tempos modernos"
A banda pioneira do punk que Joey Ramone adorava; "uma das minhas bandas favoritas"
10 subgêneros do heavy metal que precisam ser explicados, segundo a Loudwire
O guitarrista que para Frank Zappa colocava Eddie Van Halen no chinelo
Jason Newsted, ex-Metallica conta o segredo para manter uma boa grana até hoje

O dia em que um show de metal concorreu com um jogo do Corinthians no mesmo local
Pink Floyd: O álbum que revolucionou a música ocidental



