Resenha - Possessed by Fire / Rising from the Sea - Exumer

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Paulo Finatto Jr.
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 8


A novata gravadora Rock Machine está soltando no Brasil os dois primeiros discos da banda alemã Exumer. E o interessante é que estes discos só podiam ser encontrados em versão importada por aqui, e para facilitar a busca pelos fãs, está chegando em nossas mãos em uma versão "dois em um". Para quem é fã do thrash oitentista alemão de bandas como Kreator, Sodom e Destrucion, deve também conferir estes "Possessed by Fire" e "Rising from the Sea".

Hall Of Shame: as melhores músicas ruins da história do MetalMetallica: a regressão técnica de Lars Ulrich

Para quem não sabe, após o lançamento destes dois discos, a banda veio tocar aqui no Brasil, em 1988, no festival Comando Metal, ao lado de nomes consagrados como Dorsal Atlântica, Sepultura e Harppia. O CD ao todo explora muito bem a proposta da banda, em criar e executar um thrash metal puro, direto e totalmente 'old school'. Nada de inovações, apenas música tradicional e de qualidade. Infelizmente na época que os discos foram gravados (1986 e 1987) uma banda inexperiente não possuía muitos recursos financeiros para uma produção eficaz. E a gravação ficou realmente um pouco a desejar, especialmente em "Possessed by Fire" por parte das guitarras. Já "Rising from the Sea" conta com o mesmo problema, e também com um som um pouco abafado. Alguns podem ver esses detalhes como problemas, mas para os mais saudosistas estas características são essenciais para um trabalho totalmente 'old school'.

"Possessed by Fire" foi gravado por Men Von Stein (vocal e baixo), Ray Mensh (guitarra), Bernie (guitarra) e Syke Bornetto (bateria). Obviamente eram poucas as bandas que conseguiam trabalhar e montar um disco com tanta qualidade, agressividade e vontade de estourar. O quarteto elaborou diversas composições de respeito como "Possessed by Fire", "Destructive Solution", "Sorrow of the Judgement", "Reign of Sadness" e "Journey to Oblivion". São poucas bandas que unem tão bem riffs diversificados e competentes com um poderio de voz rasgado e muita agressividade. Para o segundo álbum, Paul Arkari assume o posto de vocalista e baixista do Exumer, trazendo consigo uma voz mais grave. O resultado é músicas mais pesadas e mais elaboradas instrumentalmente. Os destaques deste "Rising from the Sea" vão para "Winds of Death", "Decimation", "Unearthed", "Shadows of the Past", "I Dare You" e "Ascension Day".

Para os curiosos e saudosistas, uma obra de impecável talento deste quarteto alemão, que levou o puro thrash metal à tona, mas sempre ficou encoberto por outras bandas de maior amplitude no cenário mundial. Parabéns à gravadora Rock Machine por reviver os melhores momentos do metal oitentista para nós brasileiros. E de uma forma bem mais interessante, financeiramente falando.

Possessed by Fire:

01. Possessed by Fire
02. Destructive Solution
03. Fallen Saint
04. A Mortal in Black
05. Sorrows of the Judgement
06. Xiron Darkstar
07. Reign of Sadness
08. Journey to Oblivion
09. Silent of Death

Rising from the Sea:

10. Winds of Death
11. Rising from the Sea
12. Decimation
13. The First Supper
14. Unearthed
15. Shadows of the Past
16. Are You Deal?
17. I Dare You
18. Ascension Day

Material cedido por:
Rock Machine (SP)
rockmachine@terra.com.br




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Exumer"


Metal: dez álbuns provam que 1986 foi o ano do ThrashMetal
Dez álbuns provam que 1986 foi o ano do Thrash


Hall Of Shame: as melhores músicas ruins da história do MetalHall Of Shame
As melhores músicas ruins da história do Metal

Metallica: a regressão técnica de Lars UlrichMetallica
A regressão técnica de Lars Ulrich

Ôôôôôeeee: Sílvio Santos aprovou montagem com Steve HarrisÔôôôôeeee
Sílvio Santos aprovou montagem com Steve Harris

Halloween: dez clássicos do Heavy Metal para curtir a dataHalloween
Dez clássicos do Heavy Metal para curtir a data

Fotos de Infância: Cliff Burton, do MetallicaFotos de Infância
Cliff Burton, do Metallica

Judas Priest: Rob Halford elege seu disco preferidoJudas Priest
Rob Halford elege seu disco preferido

Hollywood Rock 92: O cachê das bandas internacionaisHollywood Rock 92
O cachê das bandas internacionais


Sobre Paulo Finatto Jr.

Reside em Porto Alegre (RS). Nascido em 1985. Depois de três anos cursando Engenharia Química, seguiu a sua verdadeira vocação, e atualmente é aluno do curso de Jornalismo. Colorado de coração, curte heavy metal desde seus onze anos e colabora com o Whiplash! desde 2000, quando tinha apenas quinze anos. Fanático por bandas como Iron Maiden, Helloween e Nightwish, hoje tem uma visão mais eclética do mundo do rock. Foi o responsável pelo extinto site de metal brasileiro, o Brazil Metal Law, e já colaborou algumas vezes com a revista Rock Brigade.

Mais informações sobre Paulo Finatto Jr.

Mais matérias de Paulo Finatto Jr. no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336