Resenha - Apocalyptic Raids 1990 A.D. - Hellhammer
Por Thiago Sarkis
Postado em 11 de dezembro de 2002
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Uma banda montada por jovens em suas primeiras investidas musicais, e que teve cerca de um ano de existência, lançando três demos e um EP, provavelmente nem amadureceu, tem um tom "esverdeado", sem a mínima condição de influenciar, mudar alguma coisa. Bem, isso pode ser uma construção até histórica, próxima à realidade. Porém, toda regra tem sua exceção e o Hellhammer literalmente nos prova isso.

"Apocalyptic Raids 1990 A.D." mostra o que este embrião do Celtic Frost fez, basicamente, em toda a sua carreira, de 1983 a 1984. Além do clássico EP "Apocalyptic Raids", constam duas faixas, "Revelations Of Doom" e "Messiah", as quais estiveram presentes na compilação "Death Metal" da Noise Records, lançada no ano do fim do conjunto.
A qualidade técnica dos músicos é baixa. Eles ainda aprendiam a tocar corretamente e inteligentemente seus instrumentos na época. A gravação é tosca, os timbres tenebrosos. Enfim, nada refinado, ao contrário, chega a ser a pobreza do básico, digamos assim. Contudo, sendo ou não este o objetivo, o efeito constitutivo que surtiu foi simplesmente monstruoso, já que, parte da genealogia daquilo que explodiria nos estilos death e black, têm daqui suas referências e origens.
A razão para isso? Difícil dizer, mas, com certeza, sinceridade, originalidade, senso exploratório, e determinação, tudo que ouvimos na agonizante "Triumph Of Death", ou em "Horus / Aggressor", foram fortes fatores para o Hellhammer se tornar um dos principais ícones e arcabouços das edificações extremas.
Site Oficial: www.celticfrost.com/hellhammer.html
Formação:
Tom G. Warrior (Vocais – Guitarra)
Martin E. Ain (Baixo)
Bruce Day (Bateria)
Material cedido por:
Century Media Records – http://www.centurymedia.com.br
Telefone: (0xx11) 3097-8117
Fax: (0xx11) 3816-1195
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
"Aprendam uma profissão, porque é difícil ganhar a vida", diz Gary Holt
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
A banda de rock que Robert Smith odeia muito: "Eu desprezo tudo o que eles já fizeram"
A banda de rock dos anos 1990 que acabou e não deveria voltar nunca, segundo Regis Tadeu
O guitarrista que dividiu o palco com o Metallica - e não ficou feliz por isso
O clássico do Pink Floyd que nem David Gilmour consegue entender o significado
Guitarrista da banda que deu origem ao RPM conta como era relação com Paulo Ricardo
Adrian Smith explica por que não há improviso nos shows do Iron Maiden
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O álbum dos anos 2000 que impressionou James Hetfield, do Metallica
A banda que vendeu mais de 100 milhões de discos, mas foi "humilhada" pelo Van Halen
A lenda do metal nacional cujo apelido veio após arrancarem suas calças
Nirvana: "In Bloom" e o recado para quem canta sem entender a letra
Dave Mustaine descarta chamar ex-membros para última tour do Megadeth

Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Com muito peso e groove, Malevolence estreia no Brasil com seu novo disco
Coldplay: Eles já não são uma banda de rock há muito tempo


