Resenha - Apocalyptic Raids 1990 A.D. - Hellhammer
Por Thiago Sarkis
Postado em 11 de dezembro de 2002
Nota: 7 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Uma banda montada por jovens em suas primeiras investidas musicais, e que teve cerca de um ano de existência, lançando três demos e um EP, provavelmente nem amadureceu, tem um tom "esverdeado", sem a mínima condição de influenciar, mudar alguma coisa. Bem, isso pode ser uma construção até histórica, próxima à realidade. Porém, toda regra tem sua exceção e o Hellhammer literalmente nos prova isso.

"Apocalyptic Raids 1990 A.D." mostra o que este embrião do Celtic Frost fez, basicamente, em toda a sua carreira, de 1983 a 1984. Além do clássico EP "Apocalyptic Raids", constam duas faixas, "Revelations Of Doom" e "Messiah", as quais estiveram presentes na compilação "Death Metal" da Noise Records, lançada no ano do fim do conjunto.
A qualidade técnica dos músicos é baixa. Eles ainda aprendiam a tocar corretamente e inteligentemente seus instrumentos na época. A gravação é tosca, os timbres tenebrosos. Enfim, nada refinado, ao contrário, chega a ser a pobreza do básico, digamos assim. Contudo, sendo ou não este o objetivo, o efeito constitutivo que surtiu foi simplesmente monstruoso, já que, parte da genealogia daquilo que explodiria nos estilos death e black, têm daqui suas referências e origens.
A razão para isso? Difícil dizer, mas, com certeza, sinceridade, originalidade, senso exploratório, e determinação, tudo que ouvimos na agonizante "Triumph Of Death", ou em "Horus / Aggressor", foram fortes fatores para o Hellhammer se tornar um dos principais ícones e arcabouços das edificações extremas.
Site Oficial: www.celticfrost.com/hellhammer.html
Formação:
Tom G. Warrior (Vocais – Guitarra)
Martin E. Ain (Baixo)
Bruce Day (Bateria)
Material cedido por:
Century Media Records – http://www.centurymedia.com.br
Telefone: (0xx11) 3097-8117
Fax: (0xx11) 3816-1195
Email: [email protected]
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
O grupo psicodélico que cativou Plant; "Uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos"
Guns N' Roses fará 9 shows no Brasil em 2026; confira datas e locais
As cinco melhores bandas brasileiras da história, segundo Regis Tadeu
Com mais de 160 shows, Welcome to Rockville anuncia cast para 2026
Bangers Open Air acerta a mão mais uma vez e apresenta line-up repleto de opções
FM confirma show no Brasil em março de 2026
Guns N' Roses anuncia lançamento dos singles "Nothin" e "Atlas" para 2 de dezembro
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
"Come to Brazil" - 2026 promete ser um ano histórico para o rock e o metal no país
Quem é Alírio Netto, o novo vocalista do Angra que substituiu Fabio Lione
O disco que John Lennon disse que os Beatles jamais fariam; "Odiaria um álbum assim"
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
5 motivos que podem ter levado o Angra a escolher Alírio Netto como novo vocalista
"Ascension" mantém Paradise Lost como a maior e mais relevante banda de gothic/doom metal
Trio punk feminino Agravo estreia muito bem em seu EP "Persona Non Grata"
Svnth - Uma viagem diametral por extremos musicais e seus intermédios
Scorpions - A humanidade em contagem regressiva


