Resenha - Live Scenes From New York - Dream Theater

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Fábio Trovao
Enviar correções  |  Ver Acessos

Nota: 10


E lá vem mais lançamento do pessoal do Dream Theater. É incrível como a banda e seus membros lançam trabalhos um atrás do outro. Só esse ano já pudemos ver e ouvir John Petrucci c/ Jordan Rudess, ao vivo do Transatlantic (projeto de Mike Portnoy) e já está saindo outro de estúdio, o segundo do Mullmuzzler (trabalho solo de James LaBrie), entre outras participações e trabalhos dos ex-membros. Como disse uma vez um amigo, "o Dream Theater é praticamente o Kiss do Metal Progressivo". Também é de se admirar que todos esses trabalhos são de excelente qualidade.

Sons of Apollo: assista cover de "Hell's Kitchen" do Dream TheaterSlayer: Gary Holt é realmente um cara mal-agradecido

Agora a banda nos traz um álbum triplo ao vivo que já nasceu histórico mesmo antes de ser ouvido. E o motivo nada tem a ver com a música. Reparem a capa do cd: Um maçã pegando fogo (pra quem não sabe, "The Big Apple" é o apelido da cidade de Nova York) com a Estátua da Liberdade e as torres do World Trade Center no meio das chamas. E o trágico detalhe é que o cd foi lançado (e recolhido) no dia 11/09, o dia dos fatídicos ataques terroristas nos EUA. Pra completar ainda , o título do álbum é, em português, "Cenas Ao Vivo de Nova York". Trágica coincidência. O cd foi recolhido das lojas para se fazer uma nova capa, e apenas alguns felizardos conseguiram o cd c/ a capa original, como este que vos fala.

Mas vamos ao que interessa: a música. E o que mais podemos esperar de um álbum triplo ao vivo de uma banda como o Dream Theater? Perfeição! Pra começar, essa é a melhor formação que a banda já teve, com a entrada do genial tecladista Jordan Rudess, em 1999. A banda preparou uma super produção para a gravação desse álbum/vídeo/dvd, com direito a quase 4 horas de show, participação de corais, músicos convidados (como o saxofonista Jay Beckenstein na música Another Day) e até atores para as partes faladas de Metropolis 2: Scenes From a Memory. Sim, eles gravaram Metropolis 2 inteira , além de "A Change Of Seasons". É o primeiro registro ao vivo dessa suite tocada por completo com direito a trechinhos de trilhas sonoras de desenhos animados no meio. Tem também "A Mind Beside Itself " completa, suite do álbum Awake, formada pelas músicas "Erotomania", "Voices" e "The Silent Man". Só isso já seria suficiente para tornar o álbum uma obra-prima, mas o Dream Theater sempre quer mais: "Metropolis part 1", "The Mirror", "Just Let Me Breathe", "Acid Rain" (do projeto Liquid Tension Experiment), "Caught In a New Millenium" (medley das músicas "Caught In a Web" e "New Millennium"), "Another Day" e "Learning To Live" completam o massacre. Ah, querem mais? No cd 3 ainda tem vídeos da música "Another Day "e do solo de teclado para você assistir no seu computador.

Precisa dizer alguma coisa sobre a performance dos músicos? Simplesmente soberba. Incrível a capacidade deles estarem melhorando a cada dia (se é que isso é possível). Infelizmente os fãs ainda terão que esperar um pouco para poder comprar este maravilhoso disco. Mas assim que estiver na loja, uma dica, não deixem escapar!




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Resenhas de CDs e DVDsTodas as matérias sobre "Dream Theater"


Sons of Apollo: assista cover de "Hell's Kitchen" do Dream TheaterEm 04/10/1994: Dream Theater lançava o ótimo álbum AwakeDream Theater: James LaBrie espera lançar álbum solo em 2020Em 23/09/1997: Dream Theater lançava o álbum Falling Into Infinity

11 de Setembro: as tristes coincidências envolvendo Slayer e Dream Theater11 de Setembro
As tristes coincidências envolvendo Slayer e Dream Theater

Em 11/09/2001: Dream Theater lançava Live Scenes From New YorkLars Ulrich: e se ele tocasse em uma banda country?Dream Theater: em 1994, o Dream Theater cravava seu nome na cena

Solos de guitarra estendidos: os melhores feitos em shows ao vivoSolos de guitarra estendidos
Os melhores feitos em shows ao vivo

Dream Theater: banda lança vídeo animado de Barstool Warrior; assistaDream Theater
Banda lança vídeo animado de "Barstool Warrior"; assista

11 de Setembro: as tristes coincidências envolvendo Slayer e Dream Theater11 de Setembro
As tristes coincidências envolvendo Slayer e Dream Theater

James LaBrie: Mike Mangini é o melhor do planetaJames LaBrie
Mike Mangini é o melhor do planeta

Prog Metal: os 10 discos essenciais segundo o TeamRockProg Metal
Os 10 discos essenciais segundo o TeamRock


Slayer: Gary Holt é realmente um cara mal-agradecidoSlayer
Gary Holt é realmente um cara mal-agradecido

Ozzy Osbourne: 25 coisas que você não sabe sobre eleOzzy Osbourne
25 coisas que você não sabe sobre ele

Notas altas: as dez mais impressionantes do Heavy MetalNotas altas
As dez mais impressionantes do Heavy Metal

Dedo x Palheta: Jason Newsted joga gasolina na fogueira do debateDedo x Palheta
Jason Newsted joga gasolina na fogueira do debate

Anitta: Eu era roqueira. Comecei no funk por destino.Anitta
"Eu era roqueira. Comecei no funk por destino."

Led Zeppelin: as 10 melhores performances de John BonhamLed Zeppelin
As 10 melhores performances de John Bonham

Saul Gumz: Coleção de Classic Rock no interior de Santa CatarinaSaul Gumz
Coleção de Classic Rock no interior de Santa Catarina


Sobre Fábio Trovao

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

adClio336|adClio336