Resenha - Live Scenes From New York - Dream Theater
Por Fábio Trovao
Postado em 25 de setembro de 2001
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
E lá vem mais lançamento do pessoal do Dream Theater. É incrível como a banda e seus membros lançam trabalhos um atrás do outro. Só esse ano já pudemos ver e ouvir John Petrucci c/ Jordan Rudess, ao vivo do Transatlantic (projeto de Mike Portnoy) e já está saindo outro de estúdio, o segundo do Mullmuzzler (trabalho solo de James LaBrie), entre outras participações e trabalhos dos ex-membros. Como disse uma vez um amigo, "o Dream Theater é praticamente o Kiss do Metal Progressivo". Também é de se admirar que todos esses trabalhos são de excelente qualidade.
Dream Theater - Mais Novidades
Agora a banda nos traz um álbum triplo ao vivo que já nasceu histórico mesmo antes de ser ouvido. E o motivo nada tem a ver com a música. Reparem a capa do cd: Um maçã pegando fogo (pra quem não sabe, "The Big Apple" é o apelido da cidade de Nova York) com a Estátua da Liberdade e as torres do World Trade Center no meio das chamas. E o trágico detalhe é que o cd foi lançado (e recolhido) no dia 11/09, o dia dos fatídicos ataques terroristas nos EUA. Pra completar ainda , o título do álbum é, em português, "Cenas Ao Vivo de Nova York". Trágica coincidência. O cd foi recolhido das lojas para se fazer uma nova capa, e apenas alguns felizardos conseguiram o cd c/ a capa original, como este que vos fala.
Mas vamos ao que interessa: a música. E o que mais podemos esperar de um álbum triplo ao vivo de uma banda como o Dream Theater? Perfeição! Pra começar, essa é a melhor formação que a banda já teve, com a entrada do genial tecladista Jordan Rudess, em 1999. A banda preparou uma super produção para a gravação desse álbum/vídeo/dvd, com direito a quase 4 horas de show, participação de corais, músicos convidados (como o saxofonista Jay Beckenstein na música Another Day) e até atores para as partes faladas de Metropolis 2: Scenes From a Memory. Sim, eles gravaram Metropolis 2 inteira , além de "A Change Of Seasons". É o primeiro registro ao vivo dessa suite tocada por completo com direito a trechinhos de trilhas sonoras de desenhos animados no meio. Tem também "A Mind Beside Itself " completa, suite do álbum Awake, formada pelas músicas "Erotomania", "Voices" e "The Silent Man". Só isso já seria suficiente para tornar o álbum uma obra-prima, mas o Dream Theater sempre quer mais: "Metropolis part 1", "The Mirror", "Just Let Me Breathe", "Acid Rain" (do projeto Liquid Tension Experiment), "Caught In a New Millenium" (medley das músicas "Caught In a Web" e "New Millennium"), "Another Day" e "Learning To Live" completam o massacre. Ah, querem mais? No cd 3 ainda tem vídeos da música "Another Day "e do solo de teclado para você assistir no seu computador.
Precisa dizer alguma coisa sobre a performance dos músicos? Simplesmente soberba. Incrível a capacidade deles estarem melhorando a cada dia (se é que isso é possível). Infelizmente os fãs ainda terão que esperar um pouco para poder comprar este maravilhoso disco. Mas assim que estiver na loja, uma dica, não deixem escapar!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A cantora que Geezer Butler conheceu nos anos 80 e nunca mais se cansou de ouvir
U2 anuncia álbum "Carnaval de Luz" e divulga o single "Silencio"
"Eu odeio"; a canção que o Depeche Mode foi obrigado a lançar e vendeu mais de meio milhão
"Black Album", do Metallica, completa 850 semanas entre os mais vendidos nos EUA
"Faltou o Agostinho Carrara!" - Fãs reagem à nova foto do Sepultura
O melhor compositor dos últimos 100 anos, segundo Ritchie Blackmore
O grave erro que o Oasis comete no palco, de acordo com Mick Jagger; "Isso não se faz"
Motörhead anuncia edição remixada do álbum "Orgasmatron"
O disco gravado por Rob Halford que Metal Hammer considera um dos piores do Judas Priest
A banda que Slash diz merecer mais fama: "Um dos melhores rocks crus de todos os tempos"
Ex-baterista do Black Sabbath considera Tony Iommi um dos músicos mais fáceis de lidar
Assista ao trailer oficial de "Ozzy & Black Sabbath: Back to the Beginning"
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
A canção que fez os Rolling Stones perceberem que aquele cara era o guitarrista certo
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Semelhança: vocalistas de rock com vozes quase iguais
Bill Hudson diz que tatuagem pode ter sido entrave para entrar no Megadeth
O clássico do U2 que tem "os versos mais cafonas" já escritos por Bono segundo ele próprio

Existe uma banda de metal para cada tipo de chefe e você vai reconhecer o seu
Mike Portnoy elogia "Cursum Perficio", novo disco do Anthrax
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Cinco subgêneros do metal que despertam amor e ódio
Mike Portnoy relembra álbum do Dream Theater que traz Torres Gêmeas em chamas na capa
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?



