Resenha - Live Scenes From New York - Dream Theater
Por Fábio Trovao
Postado em 25 de setembro de 2001
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
E lá vem mais lançamento do pessoal do Dream Theater. É incrível como a banda e seus membros lançam trabalhos um atrás do outro. Só esse ano já pudemos ver e ouvir John Petrucci c/ Jordan Rudess, ao vivo do Transatlantic (projeto de Mike Portnoy) e já está saindo outro de estúdio, o segundo do Mullmuzzler (trabalho solo de James LaBrie), entre outras participações e trabalhos dos ex-membros. Como disse uma vez um amigo, "o Dream Theater é praticamente o Kiss do Metal Progressivo". Também é de se admirar que todos esses trabalhos são de excelente qualidade.
Dream Theater - Mais Novidades
Agora a banda nos traz um álbum triplo ao vivo que já nasceu histórico mesmo antes de ser ouvido. E o motivo nada tem a ver com a música. Reparem a capa do cd: Um maçã pegando fogo (pra quem não sabe, "The Big Apple" é o apelido da cidade de Nova York) com a Estátua da Liberdade e as torres do World Trade Center no meio das chamas. E o trágico detalhe é que o cd foi lançado (e recolhido) no dia 11/09, o dia dos fatídicos ataques terroristas nos EUA. Pra completar ainda , o título do álbum é, em português, "Cenas Ao Vivo de Nova York". Trágica coincidência. O cd foi recolhido das lojas para se fazer uma nova capa, e apenas alguns felizardos conseguiram o cd c/ a capa original, como este que vos fala.
Mas vamos ao que interessa: a música. E o que mais podemos esperar de um álbum triplo ao vivo de uma banda como o Dream Theater? Perfeição! Pra começar, essa é a melhor formação que a banda já teve, com a entrada do genial tecladista Jordan Rudess, em 1999. A banda preparou uma super produção para a gravação desse álbum/vídeo/dvd, com direito a quase 4 horas de show, participação de corais, músicos convidados (como o saxofonista Jay Beckenstein na música Another Day) e até atores para as partes faladas de Metropolis 2: Scenes From a Memory. Sim, eles gravaram Metropolis 2 inteira , além de "A Change Of Seasons". É o primeiro registro ao vivo dessa suite tocada por completo com direito a trechinhos de trilhas sonoras de desenhos animados no meio. Tem também "A Mind Beside Itself " completa, suite do álbum Awake, formada pelas músicas "Erotomania", "Voices" e "The Silent Man". Só isso já seria suficiente para tornar o álbum uma obra-prima, mas o Dream Theater sempre quer mais: "Metropolis part 1", "The Mirror", "Just Let Me Breathe", "Acid Rain" (do projeto Liquid Tension Experiment), "Caught In a New Millenium" (medley das músicas "Caught In a Web" e "New Millennium"), "Another Day" e "Learning To Live" completam o massacre. Ah, querem mais? No cd 3 ainda tem vídeos da música "Another Day "e do solo de teclado para você assistir no seu computador.
Precisa dizer alguma coisa sobre a performance dos músicos? Simplesmente soberba. Incrível a capacidade deles estarem melhorando a cada dia (se é que isso é possível). Infelizmente os fãs ainda terão que esperar um pouco para poder comprar este maravilhoso disco. Mas assim que estiver na loja, uma dica, não deixem escapar!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Shows no Brasil que encerraram ciclos em carreiras de bandas internacionais
A canção do Metallica que ainda emociona James Hetfield toda vez que ele a escuta
A música do Yes que serviu de inspiração para Dream Theater e Sepultura
Regis Tadeu defende Roger Waters após polêmica envolvendo o Rush e manda recado aos fãs
Os dois discos do AC/DC com Brian Johnson que ainda impressionam Angus Young
Angus Young (AC/DC) autografa bebê no Canadá
"Nunca compusemos juntos" - Roger Waters explica sua parceria com David Gilmour no Pink Floyd
Resenha e fotos do show de Dave Evans, ex-AC/DC, em Belo Horizonte
A jam gravada só para testar microfones que virou um clássico do rock e vendeu milhões
A música do Van Halen que Eddie tentou fazer como AC/DC mas não deu certo
Uma pergunta sobre afinação mudou o destino do maior sucesso do Metallica
Regis Tadeu finalmente explica detalhe do Iron Maiden que fãs discutem há 20 anos
Mike Portnoy elogia "Cursum Perficio", novo disco do Anthrax
Kirk Hammett diz que melhores partes do "Black Album" surgiram "do nada"
O disco que o Alice in Chains lançou esperando que quase ninguém soubesse
Trinta hits dos anos 90 que você reconhece nos primeiros segundos
Os 20 maiores guitarristas do Brasil, em lista feita por Regis Tadeu
O legítimo motivo que levou Charles Gavin a deixar os Titãs em 2009

Cinco subgêneros do metal que despertam amor e ódio
Mike Portnoy relembra álbum do Dream Theater que traz Torres Gêmeas em chamas na capa
As únicas 11 músicas do Dream Theater que são boas, segundo Regis Tadeu
John Petrucci percebeu que poderia se tornar um bom guitarrista quando era adolescente
Black Sabbath: Born Again é um álbum injustiçado?



