Resenha - Santarem - Santarem
Por André Toral
Postado em 24 de dezembro de 2000
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Formada por Alex Andreoni (guitarrista), Fernando Witcoske (baterista), Guilherme Furian (baixista) e Guilherme Mistretta (vocalista), o Santarem é natural da "cidade do rock", ou seja, São Paulo.

Estando no seu primeiro álbum, a banda já impressiona pela incrível maturidade musical, instrumental profissional e um vocalista espetacular, que não aparece pelos exageros, mas, sim, pelo ótimo posicionamento no contexto sonoro. Como se não bastasse, a magnífica produção dá ares internacionais ao trabalho, provando que o Brasil, cada vez mais, está crescendo neste sentido, para o rock.
"No Ever Higher" vêm acompanhada de um ótimo trampo de guitarra e bateria, com um clima que fica entre Van Halen e Led Zepellin, abusando de melodia no hard rock. "Eternal" tem pitadas de Rush, principalmente em alguns momentos dos vocais; instrumental de muito bom gosto e arranjos que ficam entre o hard clássico e progressivo. "Days Behind" se inicia com um riff inspiradíssimo e uma introdução de bateria que deixa a música semelhante ao velho Led Zepellin, alternando momentos calmos e mais acelerados, soando bem atual; destaque também para os dedilhados que se ouvem bem no fundo da canção, que dão um ritmo bem viajante à mesma. "Voices of Mind" é outra maravilha, do início ao fim, bem como a acústica "When The Sky Cries", que tem belos arranjos de violões e foge das mesmices. Para finalizar, em "Never Too Late", mais uma vez, toma conta do pedaço um clima bem zepelliano, mais precisamente da época do álbum "Presence", embora possamos sentir toques de Marillion.
Com toda certeza é a melhor banda do gênero no Brasil, capaz de obter excelentes resultados com uma devida promoção no exterior e no nosso próprio país.
Então, se você é daqueles que ainda curtem ouvir bandas como estas e acha que o passado não volta mais, vale a pena ouvir o Santarem, pois será uma satisfação garantida!
Para acessar o site oficial da banda: www.santarem.art.br
Para Contactar a banda: [email protected]
Para obter informações de compra: www.diehard.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



58 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de outubro
A música de 1983 que resumiu tudo de errado no rock americano, segundo Lemmy
Causa da morte de Phil Campbell, guitarrista do Motörhead, é revelada
A banda que recusou Rock in Rio 1985: "Pessoas decidiram que não era boa ideia"
Fabio Lione debocha de fala de Felipe Andreoli: "Inventaram hiato para eu sair do Angra?"
Metallica inicia temporada de shows em Las Vegas e volta a tocar "...And Justice for All"
Slash anuncia álbum solo "Flying Blind" e confirma quatro shows no Brasil
O vocalista que Tony Iommi demitiu do Black Sabbath porque ele "estava cheirando muita cocaína"
Epica lança álbum digital "Live At The Symphonic Synergy"
Morre Lito Sousa, do Aviões e Músicas; veja sua relação com o rock
A opinião de Marcelo Barbosa sobre o Angra que chocou Andre Matos: "No Brasil, só você"
Nicko McBrain quis deixar o Iron Maiden nos anos 1980 por ter errado em um show
O vocalista que Steven Tyler odiava ser acusado de copiar, mas acabou concordando que era o melhor
A música do Megadeth que fala sobre o vício em jogos e apostas
Cronos, vocalista e baixista do Venom, morre aos 63 anos
Para Jeff Jones, baixista do Rush antes de Geddy Lee, "Comigo o Rush não teria sido Rush"
A música que o Rush não queria gravar e se tornou uma das mais famosas; "mudou nossas vidas"
O hino que Ronnie James Dio considerava a música perfeita de Rock clássico
O Julgamento do Metal Clássico: Rock Justice impressiona na estreia com "You've Been Served"
Carach Angren - O horror dentro da caixa em "Dance and Laugh Amongst the Rotten"
Animals (1977) - quando o Pink FLoyd resolveu chamar todo mundo de bicho
Moonspell - A grandiosidade do Heavy Metal e da música erudita em "Opus Diabolicum"
Resenha: "Hard-Fi" - Rosa Tattooada (2026)
Depois da ressurreição, Marilyn Manson declara vingança em novo álbum
O álbum pesado e melancólico do Soilwork que ajudou a salvar a minha vida
Iron Maiden: Grata surpresa e despedida perfeita do gigante
Death: Responsáveis por elevar a música pesada a novo nível



