Resenha - Santarem - Santarem
Por André Toral
Postado em 24 de dezembro de 2000
Nota: 10 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Formada por Alex Andreoni (guitarrista), Fernando Witcoske (baterista), Guilherme Furian (baixista) e Guilherme Mistretta (vocalista), o Santarem é natural da "cidade do rock", ou seja, São Paulo.

Estando no seu primeiro álbum, a banda já impressiona pela incrível maturidade musical, instrumental profissional e um vocalista espetacular, que não aparece pelos exageros, mas, sim, pelo ótimo posicionamento no contexto sonoro. Como se não bastasse, a magnífica produção dá ares internacionais ao trabalho, provando que o Brasil, cada vez mais, está crescendo neste sentido, para o rock.
"No Ever Higher" vêm acompanhada de um ótimo trampo de guitarra e bateria, com um clima que fica entre Van Halen e Led Zepellin, abusando de melodia no hard rock. "Eternal" tem pitadas de Rush, principalmente em alguns momentos dos vocais; instrumental de muito bom gosto e arranjos que ficam entre o hard clássico e progressivo. "Days Behind" se inicia com um riff inspiradíssimo e uma introdução de bateria que deixa a música semelhante ao velho Led Zepellin, alternando momentos calmos e mais acelerados, soando bem atual; destaque também para os dedilhados que se ouvem bem no fundo da canção, que dão um ritmo bem viajante à mesma. "Voices of Mind" é outra maravilha, do início ao fim, bem como a acústica "When The Sky Cries", que tem belos arranjos de violões e foge das mesmices. Para finalizar, em "Never Too Late", mais uma vez, toma conta do pedaço um clima bem zepelliano, mais precisamente da época do álbum "Presence", embora possamos sentir toques de Marillion.
Com toda certeza é a melhor banda do gênero no Brasil, capaz de obter excelentes resultados com uma devida promoção no exterior e no nosso próprio país.
Então, se você é daqueles que ainda curtem ouvir bandas como estas e acha que o passado não volta mais, vale a pena ouvir o Santarem, pois será uma satisfação garantida!
Para acessar o site oficial da banda: www.santarem.art.br
Para Contactar a banda: [email protected]
Para obter informações de compra: www.diehard.com.br
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dimmu Borgir confirmado no Liberation Festival em São Paulo
A banda que era a "versão brasileira do Iron Maiden", segundo Max Cavalera
A música do Led Zeppelin que Brian May considera insuperável na obra da banda
Os melhores discos de 15 gigantes do thrash metal, segundo o Loudwire
Fabio Lione homenageia Andre Matos e alfineta: "ninho de cobra que conhecemos bem"
Rush volta aos palcos e inicia a turnê "Fifty Something"; confira setlist
A música mais importante que Roger Waters escreveu para "Dark Side of the Moon"
A música que salvou a carreira de Ozzy Osbourne e se tornou um símbolo pop do metal
O guitarrista que se recusou a ocupar o lugar de Eric Clapton no Cream
Veja a performance completa de Anika Nilles no primeiro show com o Rush
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
A cantora de rock que não saía dos ouvidos de Wanessa Camargo: "Eu sugava essas artistas"
A banda brasileira infiltrada entre hits do rock na trilha sonora do novo filme do He-Man
O hit que deu segurança financeira ao Judas Priest, segundo Ian Hill
A banda que intimidou Robert Smith no palco: "A melhor coisa que eu tinha visto"
Lars Ulrich elege o maior baterista da história; "Com todo o respeito a Neil Peart"
A atriz e cantora de rock brasileira que peitou gravadora e não se vendeu
A música do Black Sabbath que, para Tony Iommi, soava como um monstro se aproximando


Tarja Turunen: Frisson Noir - o álbum que os fãs sempre quiseram ouvir
Immolation anuncia a rápida e iminente autodestruição da humanidade no ótimo "Descent"
Michael Jackson - "Thriller" é clássico. Mas é mesmo uma obra-prima?
"Out of This World" do Europe não é "hair metal". É AOR



