Resenha - If Then Else - Gathering
Por Rodrigo Simas
Postado em 25 de agosto de 2000
Nota: 9 ![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Após o polêmico How to Measure a Planet, que dividiu opiniões dos fãs e da crítica em geral por ser um disco demasiadamente "viajante", e depois de um álbum ao vivo da mesma turnê, If Then Else traz de volta Anneke Giersbergen (é impossível não citá-la como destaque) com mais uma performance maravilhosa, sabendo tirar todo proveito da sua voz, com melodias lindas que muitas vezes emocionam o ouvinte, em mais uma excelente obra.
Gathering - Mais Novidades
A banda continua fazendo o seu trabalho muito bem, pois cria os climas perfeitos para a vocalista, além de escrever excelentes composições, como Shot to Pieces (bem mais rápida e pesada que o habitual da banda), a poderosa Saturnine e a belíssima Morphia Waltz, onde os vocais de Anneke dão um toque mais do que especial.
É também importante notar que neste novo álbum algumas mudanças no estilo foram feitas, já que cada disco do Gathering difere um do outro, e neste as guitarras estão aparecendo bem mais do que no anterior. As viagens exageradas foram amenizadas, mas sem desaparecer, fazendo com que If Then Else reúna os melhores atributos dos lançamentos anteriores, provando ser o disco mais maduro da banda holandesa. Traz também mais peso, como na faixa The Colorado Incident , que remete aos tempos de Madylion, sem nunca perder sua originalidade.
Outro ponto importante é a arte gráfica, que parece ser de grande importância para os membros da banda, visto que a cada lançamento há uma preocupação neste sentido, rendendo sempre capas muito legais, até mesmo nos singles. If Then Else não foge à regra.
Desde a abertura, com Rollercoaster (o single do disco), até a última faixa, a instrumental Pathfinder, a qualidade não é perdida, garantindo a viagem do ouvinte. Muito aconselhado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
A reação de Rafael Bittencourt ao saber que Baden Powell recusou a Casa Branca
Guitarrista garante que o R.E.M. não fará turnê de reunião; "Não preciso de dinheiro"
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
Os 18 álbuns de rock e metal mais aguardados até o fim de 2026, segundo a Loudwire
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
As bandas brasileiras que se apresentarão no Wacken Open Air 2026
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward
Slash considera o final de "Sabbath Bloody Sabbath" a coisa mais pesada que ouviu na vida
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
Festival Bangers Open Air divulga o aftermovie oficial de sua quarta edição
A lenda do rock que Mick Jagger invejava, segundo John Lennon

Luto e amizade motivaram reunião de Anneke van Giersbergen com o The Gathering
Anneke van Giersbergen explica como abriu as portas para Nightwish e Within Temptation
O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire


