Cryhavoc: a banda finlandesa que foi "o Sentenced que não deu tão certo"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 17 de março de 2021
O CRYHAVOC foi uma banda desconhecida, que foi formada na prolífica década de 1990. O quinteto foi formado na Finlândia e como você deve ter imaginado, fazia o som que metade das bandas da Escandinávia e norte europeu faziam na época: gothic metal misturado com elementos do death metal melódico, o que na época, era a última moda.
As músicas do CRYHAVOC não apresentam muita novidade e seguem a linha do que grupos como DARK TRANQUILLITY e IN FLAMES e até mesmo o PARADISE LOST faziam. Porém, a maior influência da banda talvez tenha sido o SENTENCED, outro grupo finlandês formado alguns anos antes , que se não alcançou o mainstream, também não se limitou aos porões do underground, com paredes cheias de cartazes e banheiros fedendo urina amanhecida.
O som do CRYHAVOC lembra muito o que o SENTENCED fazia na segunda metade dos anos 1990, em álbuns como "Down" (1997), "Frozen" (1998).A atmosfera das músicas, o timbre das guitarras e o vocal de ambas as bandas são muito similares. Confesso que da primeira vez que ouvi o CRYHAVOC, achei que se tratasse de uma composição desconhecida do SENTENCED. Se você tem dúvidas, feche os olhos e aperte o play.
Como todo bom metaleiro xereta, resolvi pesquisar um pouco sobre a banda vi que eles lançaram apenas dois álbuns: "Sweetbries" (1998) e "Pitch-Black Blues" (1990). Pois bem, a sensação que tive ao ouvir a música "Cryscythe" se manteve ao ouvir todas as músicas dos dois trabalhos. Eu ouvi imaginando que o CRYHAVOC era o SENTENCED. E isso é ruim? Não exatamente.
Mesmo com toda a semelhança, o som é agradável e não passa a impressão de ser uma cópia forçada, até porque, se uma banda quiser copiar a outra, escolheria algum dinossauro do metal e não um grupo que estava MUITO longe do primeiro escalão do rock paulera. Além disso, vale citar que o gothic/melodic death metal estava na crista da onda quando o CRYHAVOC estava compondo suas músicas.
Também deve se levar em consideração que deveria ter uma banda em cada esquina gelada da Finlândia que era parecida com o SENTENCED, e consequentemente, com o CRYHAVOC, afinal de contas, o estilo executado por ambas deveria ser mais popular por lá do que o sertanejo para corno era popular por aqui na época.
Infelizmente, as semelhanças entre as duas bandas não se resumem ao campo musical. O CRYHAVOC encerrou as suas atividades no início dos anos 2000 e o vocalista Kaapro Ikonen faleceu em 2016, aos 45 anos, vítima de câncer. O SENTENCED também acabou, em 2005. Alguns anos depois, em 2009, o guitarrista Miika Tenkula faleceu aos 34 anos, por insuficiência cardíaca.
Se você gosta de gothic/melodic death metal, certamente, vai gostar do CRYHAVOC, o "Sentenced que não deu tão certo". Aperte o play e se divirta!
Banda: CRYHAVOC
Tempo em atividade: 1992 – início dos anos 2000
Álbuns lançados: "Sweetbries" (1998) e "Pitch-Black Blues" (1990)
Última formação: Kaapro Ikonen (vocal), Jouni Lilja (guitarra), Risto Lipponen (guitarra), Kari Myöhänen (baixo) e Pauli Tolvanen (bateria)
Para conhecer melhor o trabalho do CRYHAVOC, acesse o perfil da banda no Spotify.
FONTE: Metal Archives
https://www.metal-archives.com/bands/Cryhavoc/3001
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps