Rock em quadrinhos: Kiss, Iron Maiden, Megadeth, Ratos de Porão, Raimundos e mais
Por Fabrício de Castilho
Fonte: Dejavu do Rock
Postado em 06 de julho de 2020
O Rock/Metal junto as suas inúmeras vertentes, consegue atingir de forma diferente vários públicos, influenciando e servindo de inspiração para inúmeros nichos artísticos, dentre eles as famosas HQ´s.
Mesmo que simbolicamente, tanto o Rock/Metal quanto os populares "Gibis" acabam tratando dos mesmos temas como honra, vingança, maldade, histórias hilárias e até mesmo temas profundos e eruditos. Seja de forma direta ou indireta, essas duas linhas culturais se cruzam com bastante frequência, desta forma, como ávidos "nerds" que somos, traremos aqui nesta matéria alguns ótimos e curiosos exemplos dessa bela amálgama.
A primeira vez que vi o mundo do Rock/Metal nas páginas dos quadrinhos foi através de uma HQ do Kiss.
Escrita por Steve Gerber e com as histórias desenhadas por Sal Buscema, Al Milgrom, Alan Weiss, John Buscema e Rich Buckler, a Marvel Comics Super Special # 1 – Kiss trazia a banda de Paul Stanley e Gene Simmons enfrentando o maléfico Mefisto e Dr. Destino.
Um fato que não posso deixar de citar em relação ao lançamento desta histórica HQ, fica por conta da mistura do próprio sangue dos músicos à tinta vermelha de impressão dos primeiros exemplares da revista. A propaganda foi tão forte que acabou servindo de pretexto para acusarem o Kiss de satanista.
Outro grande exemplo da mistura entre Rock/Metal e quadrinhos fica por conta dos Ratos de Porão com a clássica RDP COMIX.
Lançado originalmente na década de 1990, a HQ desenhada por Francisco Marcatti trazia adaptações das canções dos Ratos e também suas desventuras, todas muito bem desenhadas e roteirizadas.
Outra banda nacional que se aventurou no mundo dos quadrinhos foram os Raimundos. O cartunista Angeli em 1996, usou a letra da canção "Puteiro em João Pessoa" lançado no debut do grupo para compor a HQ. O quadrinho foi lançada no box "Cesta Básica" e vinha, além do quadrinho, um CD e um VHS da banda.
Ainda em águas nacionais não posso deixar de citar a HQ do Dorsal Atlântica. Escrito e desenhado pelo próprio vocalista da banda Carlos Lopes, o quadrinho traz a biografia da Dorsal narrando acontecimentos históricos e fatos que moldaram a carreira desta que é uma das mais importantes bandas do Metal nacional.
Com base no jogo mobile "Legacy of the Beast", os Ingleses do Iron Maiden lançaram uma HQ onde Eddie (mascote da banda) luta em mundos inspirados nas capas dos discos da Donzela. Apesar de inúmeras knock-offs terem surgido ao longo das décadas, esta foi a primeira vez que Eddie apareceu oficialmente numa história em quadrinhos.
Um outro exemplo do Iron Maiden no mundo dos quadrinhos é a escolha do artista Tim Bradstreet para compor a arte da capa do disco "A Matter of Life and Death". Tim desenha há anos títulos famosos como Hellblazer e The Punisher. O Maiden também usou o formato de uma HQ para estampar a capa e o encarte do single "El Dorado" do disco "The Final Frontier".
Outra banda de Heavy Metal que teve seu mascote nas páginas dos quadrinhos foi o Megadeth. Dave Mustaine colaborou com a Chaos! Comics na criação de uma HQ chamada Cryptic Writings of Megadeth, apresentando adaptações das letras das músicas do disco homônimo.
Farei adiante uma lista com vinte canções onde personagens de quadrinhos são homenageados por bandas de Rock/Metal, porém antes gostaria de falar em particular da banda Paulista MindFlow e também do cartunista Brasileiro Marcio Baraldi:
MindFlow
O MindFlow em seu disco "Mind Over Body" de 2005, traz um encarte extra no formato de HQ chamado: "Follow Your Instinct Comic Book", que transforma o espectador em peça chave de um quebra-cabeça psicológico e complexo.
O encarte em formato de HQ é muito bem desenhado e traz a letra da oitava faixa do disco que conta a história de um assassinato e a mesma esconde um ARG* sobre o tema.
* ARG é um jogo de realidade alternativa (em inglês: alternate reality game, ou ARG) é um tipo de game eletrônico que combina as situações de jogo com a realidade, recorrendo às mídias do mundo real, de modo a fornecer aos jogadores uma experiência interativa.
Os ARGs envolvem os jogadores nas histórias, encorajando-os a explorar a narrativa, a resolver os desafios e a interagir com as personagens do jogo. Este tipo de jogos desenvolve-se a partir de sites, e-mails e telefonemas, entre outros meios de comunicação comuns.
Marcio Baraldi
Um personagem famoso que fez parte durante muito tempo das revistas especializadas em Rock/Metal do país foi o divertido Roko Loko. Criado em 1996 pelo ilustrador Marcio Baraldi, Roko Loko junto de sua namorada Adrina-lina contracenam nas HQ´s com bandas de verdade aprontando confusões inimagináveis, todas através do prisma cativante do Rock´N´Roll. Vale lembrar que Roko também é o personagem principal do primeiro game de Rock a ser lançado no Brasil, o game para PC "Roko-Loko no castelo do Ratozinger".
Dividido em três fases, o jogo mostra Roko-Loko entrando no Vaticão, castelo do cruel Ratozinger (uma ratazana religiosa ultraconservadora que odeia rock e sexo), para resgatar sua bela Adrina-Lina e outros roqueiros famosos, dentre eles: Eddie (o mascote do Iron Maiden), Rob Halford, Ozzy Osbourne, Gene Simmons e King Diamond. Para libertá-los, Roko tem que enfrentar aranhas, morcegos, caveiras, crocodilos e lava vulcânica, retirar as guitarras presas em bigornas até o desfecho final onde trava uma batalha com Ratozinger, jogando-o aos crocodilos e libertando por fim sua amada.
Antes de partimos para nossa lista final, abrirei "aspas" para citar o grupo "Queen". O nono álbum da lenda Queen foi totalmente composto como trilha sonora para o filme "Flash Gordon". Ao contrário da maioria dos álbuns de trilha sonora, o áudio do filme é usado de forma proeminente nas músicas.
Com certeza deve existir várias bandas e HQ´s que trazem essa mistura entre o Rock/Metal e quadrinhos, portanto, você leitor que lembrar ou souber de algum grupo ou HQ não mencionada nessa matéria, deixe nos comentários que faremos uma atualização deste texto ou mesmo uma parte dois desta matéria. Bom, dito isso vamos para nosso top 20:
01 - Iced Earth - Disco Dark Saga (Spawn)
02 - Paul McCartney & Wings - Magneto And Titanium Man (Magneto e Titanium Man)
03 – Celtic Frost - The Usurper (Conan)
04 – Voivod - Batman (Batman)
05 - Joe Satriani - Surfing With The Alien (Surfista Prateado)
06 - Anthrax - "I Am the Law" (Judge Dredd)
07 - Rotten Pieces - Hell Soldier (Spawn)
Luis Alberto Braga Rodrigues | Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
08 - Entombed - Wolverine Blues (Wolverine)
09 - Ramones – Spider Man (Homem Aranha)
10 – Drakkar - Under the Armor (Homem de Ferro)
11 – RPM - Surfista Prateado (Surfista Prateado)
12 – Garotos Podres - Batman (Batman)
13 – Nenhum de Nós - O que Clark Kent não viu (Superman)
14 – Ronnie Von- De como meu herói Flash Gordon irá levar-me (Flash Gordon)
15 - The Traits– Nobody loves the Hulk (Hulk)
16 - Sensational Alex Harvey band – Sgt. Fury (Nick Fury)
17 - The Fevers – Superman (Superman)
18 - Incubus Succubus – Vampirella (Vampirella)
19 - Spin Doctors – Jimmy Olsen´s Blues (Jimmy Olsen)
20 - Suicide – Ghost Rider (Motoqueiro Fantasma)
Bônus:
Lee Jackson - Era dos Super Heróis
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
Hellfest terá 183 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
A reação das divas do metal a cantora de death metal que venceu concurso de Miss
O guitarrista que, segundo Slash, "ninguém mais chegou perto de igualar"
O músico que Jimmy Page disse que mudou o mundo; "gênio visionário"
Duff McKagan elege as músicas do Guns N' Roses que mais gosta de tocar ao vivo
Cover de Chuck Schuldiner para clássico de Madonna é divulgado online
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
A banda norueguesa que alugou triplex na cabeça de Jessica Falchi: "Chorei muito"
A bizarra teoria que aponta cantora do Calcinha Preta no Angra após post enigmático
Para alguns, ver o AC/DC é um sonho. E sonhos não têm preço
A banda que arruinou o show do Creedence em Woodstock, de acordo com John Fogerty
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller

O "vacilo" que levou Nicko McBrain a achar que fosse passar no RH do Iron Maiden
"Sou apenas um cantor!"; Bruce não imaginava ser tão importante para os fãs do Iron Maiden
O veterano que contraiu tuberculose na Malásia e gerou clássico do Iron Maiden
O importante encontro do Iron Maiden com a MTV que quase ninguém cita
Os três clássicos do Iron Maiden que foram "copiados" do Michael Schenker Group
West Ham une forças ao Iron Maiden e lança camiseta comemorativa
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
A melhor banda de metal de todos os tempos, segundo Scott Ian do Anthrax
A banda que mais pode repetir sucesso do Iron Maiden, segundo Steve Harris
Os álbuns esquecidos dos anos 90 que soam melhores agora
Iron Maiden: a tragédia pessoal do baterista Clive Burr
Lista: 12 músicas que você provavelmente não sabe que são covers