Occult Rock: Ouça playlists com a nata do estilo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Maicon Leite, Fonte: Occult Rock Brasil
Enviar correções  |  Ver Acessos

Gênero? Estilo? Movimento? O Occult Rock, da forma como é visto hoje, serve para identificar uma leva de bandas que começaram a despontar na metade final da década de 2000 e começo da década de 2010, tendo o Ghost como uma das figuras chave deste "ressurgimento" do ocultismo no Rock/Metal (fugindo dos estereótipos do Black Metal), mas ao mesmo tempo com uma grande quantidade de bandas crescendo ao redor. E muitas delas conectadas. O grande diferencial de muitas destas bandas é a sonoridade muitas vezes voltada ao Psychedelic Rock, outro estilo que anda lado a lado com o Occult Rock.

Riff: palavra sem tradução na língua portuguesa"Cê tá de brincadeira, né?": quando grandes nomes vacilam

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nas duas playlists abaixo vamos percorrer todos estes anos recentes de ocultismo com músicas bem óbvias, como "Ritual" do Ghost e outras nem tão óbvias, como "Paganini Horror" dos italianos do Sign of the Jackal, que na verdade é uma música instrumental baseada em um filme de terror oitentista. Por muitas vezes é difícil separar o que é simplesmente Heavy Metal tradicional com temáticas ocultistas (In Solitude e Attic, por exemplo) ou Hard Rock setentista como o Kadavar, mas o fato é que todas estão, de alguma forma, conectadas com algo antigo e liricamente afrontador.

Uma das bandas mais estranhas e controversas inseridas nesse meio é o Sabbath Assembly, cujas letras desafiam o ouvinte a saber em qual lado eles estão: de Deus ou do Diabo. O sexto álbum dos texanos, "A Letter of Red", sairá em breve.

Deixando de lado todas estas explicações, temos em mãos estas duas coletâneas, abrangendo um pouco do que foi lançado na última década e lembrando: não se tratam de playlists definitivas sobre o estilo, muito menos "as melhores". Servirão, na verdade, como porta de entrada para quem ainda conhece pouco do "rock das bruxas".

Ouça a "Occult Rock - Collection - Vol. I"

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Ouça a "Occult Rock - Collection - Vol. II"

De quebra, também confira de onde o Ghost forjou sua sonoridade, com uma playlist voltada às suas influências assumidas, como Blue Öyster Cult, Venom, Black Sabbath, Alice Cooper e obscuridades como Black Widow.

Ouça "Ghost - Influences & Variations Vol. I"




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Ghost"


Duff McKagan: Phil Anselmo me fez gostar do GhostDuff McKagan
"Phil Anselmo me fez gostar do Ghost"

Metallica: Hetfield fala sobre a sensação GhostMetallica
Hetfield fala sobre a sensação Ghost


Riff: palavra sem tradução na língua portuguesaRiff
Palavra sem tradução na língua portuguesa

Cê tá de brincadeira, né?: quando grandes nomes vacilam"Cê tá de brincadeira, né?"
Quando grandes nomes vacilam


Sobre Maicon Leite

Maicon Leite é assessor de imprensa na Wargods Press, colaborador na revista Roadie Crew e um dos autores do livro Tá no Sangue! - A História do Rock Pesado Gaúcho, dentre outros projetos e publicações.

Mais matérias de Maicon Leite no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280