RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Produtor de longa data do Black Sabbath revela os segredos do timbre da guitarra de Tony Iommi

A guitarra barata que é imitação de marca famosa e mudou a vida de James Hetfield

Billy Corgan comenta seu álbum favorito do Black Sabbath: "Iommi foi visionário e pioneiro"

O canadense que matou uma família e culpou música de Ozzy

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

A reação de seu advogado após guitarrista recusar cargo de guitarrista de Ozzy Osbourne

Paul McCartney e o que "estragou" Elvis Presley que os Beatles evitaram; "teria acontecido"

Kurt Cobain comenta as músicas do Nirvana que compôs para combater o sexismo

O integrante do Led Zeppelin com quem Robert Plant sempre perdia a paciência

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

Primeira música escrita por Steve Harris tinha título "horrível" e virou faixa de "Killers"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis

A enigmática última frase que Renato Russo disse para seu amigo antes de morrer

Além de Jaco, o outro baixista fenomenal que Robert Trujillo adora, mas poucos roqueiros conhecem


Pierce The Veil
Comitiva

Nirvana: como foi o último show da banda?

Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 26 de maio de 2018

Ainda restavam 02 shows para o encerramento da 1ª etapa europeia da turnê do álbum "In Utero" (4º e último trabalho de estúdio, 1993), mas os problemas se acumulavam nos ombros cansados do vocalista Kurt Cobain: brigas com a mulher, com a gravadora e ainda por cima uma crise de bronquite que fazia com que ele tivesse vontade de jogar tudo para o alto.

Nirvana - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Alemanha, Munique, 1º de Março de 1994. Algo não ia bem naquela Terça-feira, quando adolescentes de cabelos recém-crescidos, uniformizados com camisas xadrez, calças rasgadas e All Star sujos nos pés, se reuniam em um terminal desativado do aeroporto da cidade alemã à espera daquele que, mal imaginavam, viria a se tornar o último show da carreira do NIRVANA.

Horas antes, durante a passagem de som naquela tarde, uma falha no sistema acústico que criava ecos por toda a casa de shows já deixara a banda insatisfeita.

"Havia um profundo sentimento de mau presságio naquele dia. Após a passagem de som, Kurt pediu permissão ao produtor Jeff Mason para fazer uma pausa e sair..., ele estava cansado. Então, ele voltou para o hotel, ligou para Courtney Love e tiveram uma grande briga. Em seguida, ele ligou para a advogada do casal, Rosemary Carroll, e disse que queria o divórcio", escreveu o famoso jornalista Everett True, no livro, "Nirvana - The Biography".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A violoncelista, Lori Goldston, que estava acompanhando a banda na turnê de "In Utero" - desde o lendário acústico da MTV em 1993 - relembra o estado físico fragilizado de Kurt, que cometeria suicídio pouco mais de 01 mês depois na sua casa em Seattle. "Ele não queria tocar. Kurt estava procurando curas orgânicas e tentando diferentes médicos. Estava meio deprimido e as pessoas agiam como se nada estivesse errado. Era estranho, pois todos falavam em volta dele ou através dele, mas nunca sobre o assunto. Krist Novoselic (baixista) estava preocupado e triste por vê-lo naquele estado".

O show começou às 20:00hs, com abertura dos veteranos de Seattle e mentores de Kurt na adolescência, a banda MELVINS, diante de um público de quase 5.000 pessoas. Especialmente pequeno se comparado aos grandes festivais e shows da turnê do álbum "Nevermind" (2º disco, 1991) - que transformaram o NIRVANA na banda de rock mais influente do planeta no início da década de 90. A apresentação teve gravação exclusiva de um canal alemão, o que torna qualquer material relacionado ao show um item raro e cobiçado pelos fãs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O público vibrou desde o início, mesmo com a banda subindo ao palco e abrindo o show tocando um desconhecido cover da banda THE CARS, a música "My Best Friend's Girl". Escolha provocativa e irônica de Cobain, uma vez que a letra da música trata de traição entre amigos.

Em seguida, acordes barulhentos e desafinados da música "Radio Friendly Unit Shifter" (lançada em "In Utero") ecoaram no local, com o desgaste visível da voz de Kurt. Pat Smear, que estava acompanhando a banda desde o lançamento do álbum "In Utero" como guitarrista base, relembra: "Kurt e eu sofríamos com bronquite e a voz dele ficava pior a cada música. Quando cantávamos juntos, soávamos como gatos brigando. A voz dele tinha ido embora neste show, mas ao invés de poupá-la, ele cantava cada vez mais alto e parecia satisfeito com a ideia de 'não vou poder cantar por dias'".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Com Cobain, Smear e o baterista Dave Grohl lacônicos, ficou a cargo de Krist Novoselic interagir com o público com o seu jeitão meio bobo-alegre, falando sempre com ironia: "Nós não estamos tocando em um lugar maior porque as nossas carreiras estão em declínio. Estamos no caminho da saída, sabem? O grunge está morto e o NIRVANA acabou! Não vamos voltar com uma nova moda ou algum tipo de nova imagem", extraindo alguns gritos da plateia - e mal sabiam que seria uma mensagem profética.

Para quebrar o tom que para alguns desentendidos pareceu sério, fez piada dizendo que o novo álbum da banda ia ser de hip hop: "Vamos ter uns caras se chupando e também umas vadias na capa do nosso próximo álbum, e vamos cantar sobre armas e como atirar em policiais", brincou, sob gritos de "idiota" da platéia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nas paradas musicais, o grunge já começava a perder espaço para o gangsta rap de SNOOP DOGG e companhia.

Apesar das tensões do dia, o único imprevisto do show foi de uma queda de luz quando a banda tocava a música "Come as You Are", que tirou a banda do palco por um rápido momento. No palco, iluminação escassa e nenhum cenário, nem mesmo os manequins "anjos de ventre aberto" que acompanharam a banda nos shows da turnê de "In Utero".

O setlist se dividiu entre a agressividade punk de músicas como "Breed" e "Territorial Pissings" (lançadas em "Nevermind") e o melancólico violoncelo da canção "Dumb" (lançada em "In Utero").

A música "Blew", do 1º álbum de estúdio, "Bleach" (1989), e que foi lançado pelo selo independente da Sub Pop, ganhou uma versão esganiçada e gritada a plenos pulmões por Cobain. Era justamente o que faltava para que o vocalista garantisse o atestado médico que daria fim à turnê no dia seguinte, quando ele realmente foi diagnosticado com laringite e faringite.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O público gritou, chorou, pediu bis, mas a banda deixou o palco com a música "Heart Shaped Box" (single de "In Utero"), que foram na verdade os seus últimos acordes em vida...

Sem guitarra quebrada, sem voz e sem terem tocado a música de maior sucesso da banda, "Smells Like Teen Spirit" (1º single de "Nevermind"), assim terminou o último show do Nirvana...

Mathias Erber era um dos jovens grunges na plateia que assistiam ao ídolo pela 1ª vez. "Me lembro como hoje, tinha 13 anos e queria muito ver esse show", contou à reportagem do UOL na Alemanha. "Não importa como ele tenha sido descrito, mas para mim, este show é um negativo de foto guardado na minha memória. Quando Kurt morreu, foi um grande choque e a primeira grande perda na minha vida".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em uma resenha publicada na época pela revista alemã Zitty, o jornalista Thomas Moser apontou que: "Os mais velhos foram ao show para assistirem ao MELVINS (banda seminal de Seattle que estava no hall das favoritas do próprio Cobain), ao que a maioria dos jovens deu de ombros sem entender nada dos MELVINS, apenas esperando por seu ídolo, Cobain. Isso levava ao olhar de desprezo dos mais velhos, como eu, que já tínhamos superado o rock alternativo (independente) e já havíamos assistido antes ao 1º show do Nirvana".

Comparada a outros shows da própria turnê de "In Utero", o fato é que esta não foi uma boa apresentação, mas também não foi tão caótica que merecesse ser memorável, como no festival brasileiro Hollywood Rock, 01 ano antes, especificamente naquele show realizado em São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A última apresentação do NIRVANA foi um momento de cumprir agenda e uma tentativa de fazer o correto. "No palco, era perceptível a falta de entusiasmo de Cobain. Ele fez o que tinha que fazer, nem mais, nem menos. Mas foi bom ver uma banda no palco sem nenhum acessório visual, só a música", escreveu Moser.

O jornalista musical alemão, Anathol Locker, também estava no show de Munique e concorda que aquele: "Não foi considerado um bom show pela crítica especializada". Mesmo sem saber o que aconteceria depois, o grunge já estava deixando de ser popular na cidade. "O impacto do grunge em Munique é comparado ao Verão do Amor do movimento hippie. Foi muito grande e depois as pessoas perderam o interesse rapidamente. O álbum 'Nevermind' veio como uma brisa fresca, mas o disco 'In Utero' não foi um grande sucesso, sendo que os antigos fãs do NIRVANA cresceram (envelheceram) e começaram a achar que o cult tinha se tornado clichê", afirmou o jornalista, também em entrevista para o UOL alemão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Locker também ressaltou que a cena eletrônica alemã começava a crescer cada vez mais naquele tempo. "O grunge foi incrível! As bandas da gravadora independente de Seattle, Sub Pop, eram fantásticas, mas o techno e a música eletrônica começaram a bombar nos clubes e de repente, estávamos em um tempo completamente diferente... A vida simplesmente continua, não é?"

Confira o setlist do último show do NIRVANA e logo depois, a performance da banda nesta apresentação com a música "Drain You" (lançada em "Nevermind"):

Setlist

1. My Best Friend's Girl (cover THE CARS)
2. Radio Friendly Unit Shifter
3. Drain You
4. Breed
5. Serve The Servants
6. Come as You Are
7. Sliver
8. Dumb
9. In Bloom
10. About a Girl
11. Lithium
12. Pennyroyal Tea
13. School
14. Polly
15. Very Ape
16. Lounge Act
17. Rape Me
18. Territorial Pissings

[an error occurred while processing this directive]

Encore Break

19. The Man Who Sold The World (cover DAVID BOWIE)
20. All Apologies
21. On a Plain
22. Blew
23. Heart Shaped Box

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Comente: Você acha que o Nirvana existiria até hoje se Kurt estivesse vivo?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp
Bangers Open Air


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Brunelson T.

Vocalista/guitarrista da banda Terrakiuz.
Mais matérias de Brunelson T..

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS