Green Day: maior banda de punk rock ou traidores do movimento?

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Bruce William, Fonte: Gazeta do Povo
Enviar correções  |  Ver Acessos

Matéria assinada por Luigi Poniwass, e publicada na Gazeta do Povo, pergunta: seria o Green Day a maior e mais bem-sucedida banda de Punk Rock em atividade ou eles são os maiores "traidores do movimento"?

Nuno Bettencourt: Rihanna canta muito, mas ele não quer mais tocar com elaMetallica: por que 9 entre 10 fãs odeiam "Load" e "Reload"?

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Veja abaixo um trecho da matéria, que pode ser lida na íntegra neste link.

No próximo dia 5, a Pedreira Paulo Leminski será palco da maior e mais bem-sucedida banda de punk rock em atividade. Ou dos maiores "traidores do movimento", dependendo da sua impressão sobre o Green Day ou do seu grau de fundamentalismo em relação ao movimento estético-artístico-cultural. O trio californiano passa por Curitiba na turnê de seu mais recente álbum, Revolution Radio, despejando essa eterna dicotomia entre o ser e não ser punk que acompanha desde que chegou ao estrelato.

Para quem se considera punk "raiz", o movimento e seus adeptos têm ojeriza ao "sistema" (qualquer que seja), e por isso devem ser eternamente marginais. É inadmissível, portanto, fazer sucesso comercial, ganhar dinheiro ou participar das badalações do establishment, como receber prêmios de instituições como a indústria fonográfica, a MTV ou Hollywood - como faz o Green Day. Punk que é punk tem que morar em squats (imóveis abandonados ou em construção invadidos) e sobreviver de esmolas ou da venda de fanzines, adesivos e roupas customizadas.

Já para quem gosta do Green Day, a banda democratizou o estilo e o levou a outro patamar de visibilidade, poder e influência. Para estes, o grupo formado em 1987, na cidade de Berkeley, pelos amigos de infância Billie Joe Armstrong (guitarra e voz) e Mike Dirnt (baixo e voz) - três anos depois entrou o baterista Tré Cool - ganhou fama e fortuna graças ao talento, dedicação e trabalho duro. Mantiveram-se fiéis ao punk rock sem deixar de arriscar, de explorar novos caminhos artísticos, de amadurecer e evoluir.

Comente: O que você acha?




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção MatériasTodas as matérias sobre "Green Day"


Twitter: Alice Cooper, Blink-182 e Green Day reagem a mensagens de hatersTwitter
Alice Cooper, Blink-182 e Green Day reagem a mensagens de haters

Rolling Stone: as melhores bandas com nomes de corRolling Stone
As melhores bandas com nomes de cor


Nuno Bettencourt: Rihanna canta muito, mas ele não quer mais tocar com elaNuno Bettencourt
Rihanna canta muito, mas ele não quer mais tocar com ela

Metallica: por que 9 entre 10 fãs odeiam Load e Reload?Metallica
Por que 9 entre 10 fãs odeiam "Load" e "Reload"?


Sobre Bruce William

Bruce William pensava em ser um motoqueiro rebelde mas descobriu que é um Wieder Blutbad nerd apaixonado por uma Fuchsbau. Avy jorrāelan, CatW!

Mais matérias de Bruce William no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor