O endereço do Rock: 8 locais imortalizados em músicas famosas

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Carol Manzatti
Enviar Correções  

Você já deve ter escutado alguma música falando sobre um lugar específico, certo? Um nome de alguma rua, estrada, avenida, etc. Alguns só existem na imaginação do compositor mas, alguns são reais. E por trás de toda grande letra geralmente tem uma história. O que será que cada uma dessas ruas tem de tão especial para serem eternizadas em canções? Veja abaixo 8 locais e suas referências:

Penny Lane

Quem nunca escutou essa famosa música dos BEATLES? Penny Lane é uma rua em Liverpool, Inglaterra. Durante a década de 1960, havia também um importante terminal de ônibus que tinha o mesmo nome e levava os passageiros por toda Liverpool. De acordo com Barry Miles (o biógrafo que escreveu os livros sobre os Beatles e Paul McCartney) o bombeiro descrito nas letras faz referência ao corpo de bombeiros que fica na Mather Avenue, a "cerca de meia milha na estrada" de Penny Lane. O trecho da música que diz "Four of fish and finger pies" tem um significado oculto, se for traduzido ao pé da letra certamente a referencia será para algum local por perto que sirva o famoso 'fish and chips', porém a gíria 'finger pies' na época era usada para falar sobre os amassos (entre outras coisas sacanas) que os jovens faziam secretamente nesses lugares. O próprio Paul McCartney chegou a admitir que esse verso da música tinha esse contexto pra banda. E é claro que quando o nome Penny Lane é lido, a ideia original é de que a música fale sobre uma mulher e não sobre uma rua. Pennie Lane foi uma groupie que vivia em Oregon e rodava por aí atras de músicos famosos (junto com as famosas groupies Pamela Des Barres e Bebe Buell, mãe da atriz Liv Tyler) sendo as 3, inspirações para criarem a personagem Penny Lane do filme Almost Famous. Claro, nada a ver com o tema aqui, mas é mais um detalhe a ser lembrado.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Electric Avenue

Electric Avenue é uma popular rua de comércio em Brixton, Londres, onde atualmente está o Brixton Market, especializado em produtos diversos, de origens africana, caribenha, asiática e sul americana. Foi a primeira rua comercial a receber iluminação elétrica (por isso o nome de 'Avenida Elétrica'). O músico Eddy Grant lançou o single de mesmo nome em 1982 e em 1983 com a ajuda da MTV, tornou-se um dos maiores sucessos do ano. A letra tem referencia também sobre o 'Brixton Riot' de 1981, confronto entre a polícia e manifestantes, que gerou revolta e muita polêmica.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

53rd & 3rd

Nessa música os RAMONES falam sobre um lugar para encontrar um garoto de programa, falando bem especificamente. A localização geográfica da música fala sobre o cruzamento da Terceira Avenida com a Rua 53, identificando o ponto onde havia o movimento de prostituição homossexual na década de 1970 em Nova York, embora um trecho da música deixe claro que o tal 'prostituto' não era gay, ele acabou matando um cara por causa disso. Escrita por Douglas Colvin (o Dee Dee Ramone) esta faixa entra para a lista das 'lendas urbanas' pois pode ser baseada na história de vida dele mesmo, contando como fazia pra ganhar dinheiro e drogas (ou não, por isso, lenda urbana, nunca saberemos a verdade, ja que o próprio Dee Dee sempre negou esse fato e a banda sempre disse que podia ser verdade).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

22 Acacia Avenue

Nem precisamos dizer a qual banda essa música pertence, né! A famosa Acacia Avenue, é na verdade uma gíria que faz parte da cultura britânica, referência a ruas de subúrbio. Existem muitas 'Acacia Avenue' em toda a Inglaterra (cerca de 60), porém a banda IRON MAIDEN se fixou em uma das Acacia, onde estava o número 22, localização de Charlotte, a garota de programa (que tem uma saga completa espalhada por 4 músicas, a que leva seu nome, a Acacia Avenue, a Hooks in You e From Here to Eternity)

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Positively 4th Street

Canção de Bob Dylan. Esta música não foi lançada em nenhum álbum, foi feita como single de 1965, para preencher o espaço entre o álbum 'Highway 61 Revisited' e 'Blonde on Blonde'. A 'rua 4' que deu origem ao nome da música, esta localizada em Manhattan, Nova York, onde Dylan morava.

Bleecker Street

Bleecker Street é uma rua de Greenwich Village, área residencial de Nova York, que leva o nome de uma família de verdade (os Bleeckers), fazendeiros da época de 1801. Hoje é conhecida pela grande quantidade de lojas de luxo e restaurantes, o que é bem diferente da visão modesta na frase da música onde diz 'thirty dollars pays your rent on bleecker street' ou 'trinta dolares pagam seu aluguel na rua bleecker', cantada por Simon & Garfunkel.

Seven Bridges Road

A música da banda EAGLES fala sobre a ​​Woodley Road, uma estrada em Montgomery, Alabama. Ao cruzar a estrada inteira, ao longo do percurso, existem sete pontes, daí o nome. Na verdade essa música foi escrita pelo guitarrista e cantor de música country Steve Young, que faz parte do álbum de 1969 chamado Rock Salt & Nails. O músico Ian Matthews gravou essa música em um disco de 1973, chamado Valley Hi. A canção ficou famosa a partir da gravação da banda Eagles em 1980, sendo atribuída sempre a eles e não ao real compositor. As tais 'pontes' hoje em dia não são mais visíveis, porque há asfalto onde era apenas uma estrada de terra, onde as pontes eram utilizadas para passar por cima dos pequenos lagos (ou córregos). No vídeo abaixo, é possível ver os locais onde ficavam as pontes, nada tão exuberante mas com uma carga bastante poética para quem escreveu a música na época:

2120 South Michigan Avenue

Localizada em Chicago, Illinois, na tal Avenida Michigan esta a Chess Records fundada em 1950, gravadora especializada em blues, gospel e abrangeu os primórdios do rock'n'roll, onde os ROLLING STONES gravaram suas primeiras faixas. A localização foi tão importante para eles que criaram a faixa instrumental que leva o mesmo nome (2120 South Michigan Avenue) e lançaram no EP 'Five by Five' de 1964. O lugar agora abriga a Blues Heaven Foundation (criada por Willie Dixon), que além de ser ainda um estúdio é também um centro educacional, onde jovens e adultos podem conhecer e aprender sobre as raízes do blues e o início do rock.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Comente: Lembra de alguma outra?




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Johnny Ramone: Não era bom abrir o show do Black SabbathJohnny Ramone
"Não era bom abrir o show do Black Sabbath"

Rob Halford: Uma resposta educada a comentários de DickinsonRob Halford
Uma resposta educada a comentários de Dickinson


Sobre Carol Manzatti

Ex-baterista, cozinheira, apaixonada por rock'n'roll. Viveria da música se possível, mas ainda não foi aceita no Iron Maiden, então seguirá só escrevendo sobre bandas. Fã do Darth Vader.

Mais matérias de Carol Manzatti no Whiplash.Net.

Cli336 Goo336 Goo336 Cli336 Goo336 Goo728 Cli336 Goo336