AC/DC: 7 bandas e cantores que tentam a fórmula da banda

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Pedro Paulo Baessa Gomes, Fonte: Acervo Pessoal
Enviar correções  |  Comentários  | 

O AC/DC foi e É uma banda banda de enorme sucesso comercial. Surgido na década de 70, os australianos sempre mostraram um estilo particular, um hard rock cru e simples, caracterizado pelo seu som fortemente influenciado pelo Rock N' Roll de raiz e o Blues. E com o enorme sucesso comercial da banda, nesses mais de 40 anos de existência o que menos faltaram eram bandas querendo repetir sua fórmula e ganhar sucesso em suas costas. Aqui nessa lista serão citadas algumas bandas que tentam "clonar" o AC/DC.

263 acessosDanilo Vicari: Top 10 Riffs AC/DC *Dedicated To Malcolm Young*5000 acessosSlayer: cronologia de Hanneman, da picada da aranha até a morte

1. AIRBOURNE

Tal qual sua "inspiração", Airbourne também é formada por australianos, e também é formada por irmãos. Embora o estilo dos riffs sejam idênticos aos da era do álbum Back in Black, o vocal passa longe da voz do Brian, soando mais parecido com Kevin Dubrow, o falecido vocalista do Quiet Riot. Airbourne é uma banda "recente", e atualmente eles tem 4 álbuns, e a cada lançamento eles tentam se desviar um pouco mais do som do AC/DC, talvez para evitar mais comparação a seus conterrâneos.

2. MOTOROCKER

Provavelmente o exemplo mais conhecido entre os fãs brasileiros de AC/DC. A banda não é exatamente uma "cópia", mas sim uma homenagem ao AC/DC, já que a banda nunca teve medo de mostrar isso. O primeiro álbum da banda tem um cover de "Back in Black", porém tocada numa velocidade um pouco mais rápida. A banda já tocou em grandes eventos brasileiros, como por exemplo o Rock in Rio do ano de 2015.

3. STARFIGHTERS

Essa banda de NWOBHM tem como guitarrista ninguém menos que Stevie Young, o sobrinho dos Young e atual guitarrista base do AC/DC! Mas não que isso seja motivo da banda soar idêntica à banda dos tios. A banda tem músicas mais pesadas também, porém é impossível ouvir essa música e não lembra do AC/DC em primeira hora.

4. KROKUS

Em 1982, a banda KROKUS lançou o disco "Long Stick Goes Boom", e esse álbum foi logo alvo de críticas por soar exatamente idêntico ao AC/DC na era do Bon Scott, principalmente pelo vocal (que REALMENTE parecia o Bon cantando), inclusive muitos dizem que esse álbum é o álbum que o AC/DC nunca lançou com o Bon. Um grande destaque desse disco é o cover de "American Woman", do THE GUESS WHO.

5. RHINO BUCKET

Um exemplo não tão conhecido assim, a banda não soa tão parecida com AC/DC, pois não tem todo aquele blues que o AC/DC tem, porém entra nessa lista pelo vocal ser muito semelhante ao Bon Scott e também pelo próprio ex-baterista Simon Wright estar presente na line-up da banda

6. DAVE EVANS

Um nome nada incomum pros fãs da banda, Dave foi o vocalista original antes de abrir a vaga para que Bon Scott pudesse entrar. Provavelmente Evans se arrepende de fazer essa cagada até hoje, tanto que sua carreira inteira, depois de tentar algum sucesso com a banda THUNDER DOWN UNDER, foi só copiar o estilo de sua ex-banda. Curiosidade que não podia passar: a música usada no exemplo "Rock N' Roll or Bust" foi lançada em 2006, ou seja 8, anos ANTES do AC/DC ter lançado a faixa "Rock or Bust"!

7. AB/CD

Eu descobri essa banda por acaso, por algum motivo do destino apareceu nos meus recomendados do youtube pouco tempo depois desse álbum ter sido upado na internet. Não consegui muitas informações, mas aparentemente, a banda é uma paródia do AC/DC. Uma grande prova disso é o nome, e também o fato de que o vocalista tenta simular a voz tanto do Brian Johnson quanto do Bon Scott. E pelo nome de algumas músicas, também ficou claro que há um certo cunho humorístico na banda. Mas ao mesmo tempo, há algo particular no som deles mais presente nas duas primeiras músicas. É algo divertido de se ouvir sem compromisso, ou simplesmente apenas se você já cansou de ouvir as mesmas músicas do AC/DC e queria ouvir algo "inédito"!

Menção honrosa

Em 2016, Brian Johnson participou da faixa "Mr. Rock n' roll" do cantor Jim Breuer, e não por acaso -vejam só-, a faixa soava extremamente parecido com AC/DC! O Brian participou de um tributo à própria banda!

Comente: Qual o seu clone favorito do AC/DC?

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

AC/DCAC/DC
Campanha quer música no topo das paradas em tributo a Malcolm

263 acessosDanilo Vicari: Top 10 Riffs AC/DC *Dedicated To Malcolm Young*1900 acessosAC/DC: Os Novos Mutantes da Marvel prestam homenagem à banda719 acessosAC/DC: vídeo compila "momentos de Malcolm Young"1542 acessosAC/DC: Obrigado Malcolm. Muito obrigado mesmo.1796 acessosSemelhanças: de Maiden a Nelson, confira riffs muito parecidos0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "AC/DC"

BizarricesBizarrices
Ozzy Osbourne, Rolling Stones, The Who e outros

Metal SucksMetal Sucks
Seis vocalistas que poderiam substituir Brian Johnson no AC/DC

TraduçãoTradução
O clássico Back In Black, do AC/DC

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "AC/DC"0 acessosTodas as matérias sobre "Airbourne"0 acessosTodas as matérias sobre "Motorocker"0 acessosTodas as matérias sobre "Star Fighters"0 acessosTodas as matérias sobre "Krokus"0 acessosTodas as matérias sobre "Rhino Bucket"0 acessosTodas as matérias sobre "Dave Evans"


SlayerSlayer
Cronologia de Jeff, da picada da aranha até a morte

Bandas extremasBandas extremas
10 álbuns que causaram surpresa

Heavy MetalHeavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados no ano de 1984

5000 acessosHeavy Metal: os maiores álbuns da história para os gregos5000 acessosÔôôôôeeee: Sílvio Santos aprova montagem com Steve Harris5000 acessosHalloween: dez clássicos do Heavy Metal para curtir a data4267 acessosMegadeth: a desculpa bizarra para dispensar produtor do "Rust In Peace"5000 acessosDJ Ashba: "não me vejo voltando ao Guns N' Roses nunca mais"5000 acessosMichael Schenker: Scorpions não faz nada que presta há 23 anos

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 20 de maio de 2017
Post de 28 de junho de 2017


Sobre Pedro Paulo Baessa Gomes

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online