Anos 90: Os shows de Vai, Satriani e Malmsteen no Brasil
Por Fernando Yamada
Postado em 11 de dezembro de 2016
Esta matéria apresenta os shows que Steve Vai, Joe Satriani e Yngwie Malmsteen fizeram no Brasil nos anos 90.
Se você esteve presente em qualquer destes shows, compartilhe sua experiência e informações (set list, quantidade de público, curiosidades) nos comentários.
STEVE VAI
A primeira vinda do guitarrista ao Brasil foi em novembro de 1995, com shows em Curitiba (dia 16, no Aeroanta), Belo Horizonte (dia 18, no Ginástico), São Paulo (dias 20 e 21, no Olympia) e Rio de Janeiro (dia 22, no Metropolitan).
Sua banda era formada por Will Riley (teclados), Scott Thunes (baixo) e Chris Frazier (bateria). Os shows contaram ainda com a participação do guitarrista brasileiro Sergio Buss.
Confira abaixo uma reportagem da MTV contendo imagens do primeiro show em São Paulo, além de entrevistas com Steve Vai, Sergio Buss e Edu Ardanuy:
Em março de 1997, o guitarrista voltou ao Brasil, para apresentações em São Paulo (dias 10 e 13, no Olympia), Rio de Janeiro (dia 12, no Metropolitan), Curitiba (dia 14, no Aeroanta) e Porto Alegre (dia 16, no Salão de Atos da UFRGS), na turnê do álbum Fire Garden.
Sua banda contava com Mike Keneally (guitarra, teclados), Philip Bynoe (baixo) e Mike Mangini (bateria).
Não há registros em aúdio e vídeo destes shows no Brasil na internet. Confira abaixo um registro em vídeo do show em Buenos Aires, da mesma turnê:
JOE SATRIANI
O guitarrista esteve pela primeira vez no Brasil em 1996, fazendo 1 show no Rio de Janeiro (dia 20/05, no Metropolitan), 3 shows em São Paulo (dias 21, 22 e 23/05, no Olympia), finalizando com uma apresentação em Curitiba (dia 24/05, no Aeroanta), na turnê de divulgação de seu álbum auto intitulado.
Inicialmente, apenas dois shows estavam agendados em São Paulo, mas a grande procura por ingressos ocasionou o agendamento de um show extra, no dia 23/05.
A banda de Joe Satriani era formada por Phil Ashley (teclados), Stuart Hamm (baixo) e Simon Phillips (bateria).
Confira abaixo os vídeos da passagem de som em Curitiba:
YNGWIE MALMSTEEN
O guitarrista sueco veio ao Brasil pela primeira vez em agosto de 1996, na turnê do álbum Inspiration. Os shows ocorreram no Rio de Janeiro (dia 05, no Metropolitan), em São Paulo (dias 06 e 07, no Olympia), finalizando com um show em Curitiba (dia 08, no Aeroanta).
Sua banda era formada por Mark Boals (vocal), Barry Dunaway (baixo), Mats Olausson (teclados) e Tommy Aldridge (bateria).
Confira abaixo o áudio do show no Rio de Janeiro:
Em maio de 1998, Malmsteen retornou ao Brasil, desta vez na turnê de divulgação do álbum Facing The Animal. Os shows ocorreram em São Paulo (dias 05 e 06, no Olympia) e no Rio de Janeiro (dia 07, no Metropolitan).
Estes shows foram gravados e lançados oficialmente no mesmo ano, em CD duplo (contendo músicas das 3 apresentações) e VHS (contendo o show em São Paulo). A versão japonesa do álbum vem ainda com um CD bônus contendo 3 músicas ao vivo do Dr. Sin, que abriu os shows
do guitarrista.
A formação destes shows contava com Mats Leven (vocal), Mats Olausson (teclados), Barry Dunaway (baixo) e Jonas Ostman (bateria), substituindo Cozy Powell.
Confira abaixo alguns vídeos do show em São Paulo:
Comente: Esteve presente em algum destes shows?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
O melhor cantor do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
As bandas "pesadas" dos anos 80 que James Hetfield não suportava ouvir
Foto junta Slash, Duff e Sharon Osbourne, e puxa o fio do tributo a Ozzy no Grammy 2026
O melhor disco de thrash metal de cada ano da década de 90, segundo o Loudwire
Playlist - Os melhores covers gravados por 11 grandes bandas do thrash metal
A banda clássica dos anos 60 que Mick Jagger disse que odiava ouvir: "o som me irrita"
Para Lars Ulrich, o que tornava o Slayer interessante era seu extremismo
Richie Sambora acusa Jon Bon Jovi de sabotar sua carreira solo para forçá-lo a voltar
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A música de rock com a melhor introdução de todos os tempos, segundo Dave Grohl
O ex-integrante do Megadeth com quem Dave Mustaine gostaria de ter mantido contato
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
A banda de metal que conquistou Motörhead, Iron Maiden e George Michael
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge


O guitarrista que Ian Anderson achava limitado, e que deu muito trabalho para Steve Vai
Steve Vai presta homenagem a David Coverdale após anúncio de aposentadoria
A curiosa visão que Steve Vai tinha do heavy metal nos anos oitenta
A música que ficou guardada por uma década e acabou virando um grande clássico de Steve Vai
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


