Anos 90: Os shows de Vai, Satriani e Malmsteen no Brasil
Por Fernando Yamada
Postado em 11 de dezembro de 2016
Esta matéria apresenta os shows que Steve Vai, Joe Satriani e Yngwie Malmsteen fizeram no Brasil nos anos 90.
Se você esteve presente em qualquer destes shows, compartilhe sua experiência e informações (set list, quantidade de público, curiosidades) nos comentários.
STEVE VAI
A primeira vinda do guitarrista ao Brasil foi em novembro de 1995, com shows em Curitiba (dia 16, no Aeroanta), Belo Horizonte (dia 18, no Ginástico), São Paulo (dias 20 e 21, no Olympia) e Rio de Janeiro (dia 22, no Metropolitan).
Sua banda era formada por Will Riley (teclados), Scott Thunes (baixo) e Chris Frazier (bateria). Os shows contaram ainda com a participação do guitarrista brasileiro Sergio Buss.
Confira abaixo uma reportagem da MTV contendo imagens do primeiro show em São Paulo, além de entrevistas com Steve Vai, Sergio Buss e Edu Ardanuy:
Em março de 1997, o guitarrista voltou ao Brasil, para apresentações em São Paulo (dias 10 e 13, no Olympia), Rio de Janeiro (dia 12, no Metropolitan), Curitiba (dia 14, no Aeroanta) e Porto Alegre (dia 16, no Salão de Atos da UFRGS), na turnê do álbum Fire Garden.
Sua banda contava com Mike Keneally (guitarra, teclados), Philip Bynoe (baixo) e Mike Mangini (bateria).
Não há registros em aúdio e vídeo destes shows no Brasil na internet. Confira abaixo um registro em vídeo do show em Buenos Aires, da mesma turnê:
JOE SATRIANI
O guitarrista esteve pela primeira vez no Brasil em 1996, fazendo 1 show no Rio de Janeiro (dia 20/05, no Metropolitan), 3 shows em São Paulo (dias 21, 22 e 23/05, no Olympia), finalizando com uma apresentação em Curitiba (dia 24/05, no Aeroanta), na turnê de divulgação de seu álbum auto intitulado.
Inicialmente, apenas dois shows estavam agendados em São Paulo, mas a grande procura por ingressos ocasionou o agendamento de um show extra, no dia 23/05.
A banda de Joe Satriani era formada por Phil Ashley (teclados), Stuart Hamm (baixo) e Simon Phillips (bateria).
Confira abaixo os vídeos da passagem de som em Curitiba:
YNGWIE MALMSTEEN
O guitarrista sueco veio ao Brasil pela primeira vez em agosto de 1996, na turnê do álbum Inspiration. Os shows ocorreram no Rio de Janeiro (dia 05, no Metropolitan), em São Paulo (dias 06 e 07, no Olympia), finalizando com um show em Curitiba (dia 08, no Aeroanta).
Sua banda era formada por Mark Boals (vocal), Barry Dunaway (baixo), Mats Olausson (teclados) e Tommy Aldridge (bateria).
Confira abaixo o áudio do show no Rio de Janeiro:
Em maio de 1998, Malmsteen retornou ao Brasil, desta vez na turnê de divulgação do álbum Facing The Animal. Os shows ocorreram em São Paulo (dias 05 e 06, no Olympia) e no Rio de Janeiro (dia 07, no Metropolitan).
Estes shows foram gravados e lançados oficialmente no mesmo ano, em CD duplo (contendo músicas das 3 apresentações) e VHS (contendo o show em São Paulo). A versão japonesa do álbum vem ainda com um CD bônus contendo 3 músicas ao vivo do Dr. Sin, que abriu os shows
do guitarrista.
A formação destes shows contava com Mats Leven (vocal), Mats Olausson (teclados), Barry Dunaway (baixo) e Jonas Ostman (bateria), substituindo Cozy Powell.
Confira abaixo alguns vídeos do show em São Paulo:
Comente: Esteve presente em algum destes shows?
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
O que fazia Charlie Watts ser tão bom, segundo Mick Jagger e Ronnie Wood
Por que Roger Waters não repetiu sozinho o sucesso do Pink Floyd segundo fãs
A melhor música do Pantera, segundo a Metal Hammer
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O disco do Sepultura que se equipara aos clássicos dos anos 90, segundo a Metal Hammer
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
A música do Megadeth inspirada em personagem da Marvel
Kerry King achou que Paul Bostaph estava brincando quando se ofereceu para voltar ao Slayer
O álbum mais subestimado de Iron Maiden, Metallica e Slayer, de acordo com a Metal Hammer
Neil Young escolhe os três maiores compositores de todos os tempos
A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
O único assassino que ainda tem uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood
Nova geração se choca ao descobrir que "Bichos Escrotos" não é da Anitta
Houve rivalidade entre Dimmu Borgir e Cradle of Filth? Shagrath opina



O rival que Eddie Van Halen achava sem feeling: "Será que é assim que me enxergam?"
O guitarrista que mudou a vida de Steve Vai até ele descobrir um ainda mais revolucionário
O melhor álbum de todos os tempos, segundo Steve Vai
O artista pop que Steve Vai passou a ouvir por influência de sua esposa
O lendário guitarrista que Steve Vai considera "um mestre absoluto"
Presença de Palco: dicas para iniciantes
George Harrison: O Beatle calado, sempre à sombra de Lennon e McCartney


