Ozzy Osbourne: com Sharon, foi mais importante do que você pensa
Por Igor Miranda
Fonte: IgorMiranda.com.br
Postado em 28 de julho de 2016
O casamento de Ozzy e Sharon Osbourne chegou ao fim em abril deste ano. Aparentemente, o casal reatou nos últimos dias, mas as declarações dadas por eles estão confusas e um pouco desencontradas. Ozzy diz ter voltado, enquanto Sharon afirma que não é bem assim, apesar de já ter perdoado a traição.
Ozzy Osbourne - Mais Novidades
Não é fácil de compreender, mas essa união foi, provavelmente, a de maior impacto da história do rock. Vai muito além dos mitos envolvendo John Lennon e Yoko Ono. Com o impulso de Sharon, Ozzy Osbourne revolucionou um estilo musical pela segunda vez - a primeira foi ao lado do Black Sabbath.
É de conhecimento geral que Ozzy Osbourne estava na lama quando foi demitido do Black Sabbath em 1979. O vocalista já havia saído voluntariamente em 1978, quando tentou dar o pontapé inicial em um projeto solo, chamado Blizzard Of Ozz. No entanto, Osbourne voltou meses depois. E não durou muito: os excessos e as tensões com os demais integrantes fizeram que o Madman fosse despedido da banda.
Fora do Black Sabbath, o primeiro investimento que Ozzy Osbourne recebeu foi do pai de Sharon Osbourne, Don Arden, da gravadora Jet Records. Ele também empresariava o Sabbath. Sharon foi enviada a Los Angeles para "cuidar" de Ozzy e não demorou muito para que eles começassem a se relacionar.
Com uma superbanda formada por Bob Daisley e Don Airey (ambos ex-Rainbow), Lee Kerslake (Uriah Heep) e o prodígio Randy Rhoads (Quiet Riot), Ozzy Osbourne tinha tudo para despontar. O problema era a sua personalidade autodestrutiva. Viciado e sem confiança, Ozzy quase fez o projeto ir por água abaixo, tanto antes quanto depois de dar certo.
Sharon empresária
A partir de 1980, Sharon Osbourne passou a ser decisiva na carreira de Ozzy. A empresária comprou os direitos sobre a carreira de Osbourne e acompanhou cada passo do cantor, especialmente a partir do momento em que Randy Rhoads faleceu. Ela chegou a sugerir Gary Moore para a vaga - nome que já havia sido indicado por ela antes de Rhoads entrar para a banda.
O que era negócio, virou compromisso também no âmbito pessoal: Sharon e Ozzy se casaram em julho de 1982. Apesar disso, o Madman complicou o início do enlace: cada vez mais afundado em drogas, o cantor fez da vida de Sharon um inferno. Ele chegou a ser preso por tentar assassiná-la em algum momento da década.
Os reflexos da decadência pessoal também vinham em seu trabalho musical: Ozzy Osbourne parecia ter perdido o controle artístico de seus discos. A estabilidade em ambos os aspectos só vieram a partir da década de 1990, com bons discos e alguma sobriedade em suas ações.
Ozzfest
Em 1996, o casal criou o Ozzfest, um dos festivais mais importantes do rock. Quem comandava mesmo o projeto era Sharon Osbourne, com o auxílio esporádico de um de seus filhos, Jack Osbourne.
O evento anual foi importante não só comercialmente, como também em termos de legado: enquanto o metal estava em frangalhos na segunda metade da década de 1990, o Ozzfest segurava as pontas, fazia o mercado segmentado girar e lançava novas bandas.
Comemorar?
Curiosamente, com o anúncio do divórcio, vi dezenas de comentários infelizes nas redes sociais que comemoravam a situação. E com o suposto retorno, houve, também, quem criticasse a possibilidade. Muitos fiscais para um casamento.
Há quem atribua uma imagem de controladora a Sharon, mas ninguém pode negar sua importância para a vida e a carreira de Ozzy. Celebrar um período complicado para o casal e para toda a sua família é um ato de ignorância com relação à história de um ídolo.
Ozzy Osbourne nunca escondeu a importância de Sharon em sua vida. Tudo isso se tornou ainda mais evidente na autobiografia do cantor, "Eu sou Ozzy". Há mais declarações de amor à (até então) esposa do que detalhes sobre a trajetória musical do vocalista em sua carreira solo.
Sabe-se do machismo acentuado na "comunidade metal", na anterior superexposição do casal na imprensa e em um reality show e de alguns posicionamentos infelizes de Sharon Osbourne, como o "caso Iron Maiden". Ainda assim, celebrar um divórcio - supostamente causado por uma traição de Ozzy - é demais.
A autobiografia de Ozzy Osbourne está aí. As entrevistas do casal e de pessoas relacionadas a Ozzy também estão disponíveis. Ignorar a indireta importância de Sharon para o heavy metal é deixar uma parte da história de lado.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Morre aos 70 anos Rob Hirst, baterista e membro fundador do Midnight Oil
O gesto inesperado de John Myung em show do Dream Theater que rendeu alguns dólares ao baixista
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
A reação de Anette Olzon à polêmica do Nobel sobre María Corina Machado e Donald Trump
A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
O cantor fora da curva que Lemmy citava como influência, mesmo sabendo que jamais alcançaria
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
A jam espiritual que virou música e iniciou tradição presente em todos os discos do Soulfly
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen


Perfil de Ozzy Osbourne no Instagram relembra show do Madman no Rock in Rio 1985
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
As melhores músicas de heavy metal de cada ano, de 1970 a 2025, segundo o Loudwire
De Neil Peart a Ozzy: 10 ícones do rock e do heavy metal que faleceram nos anos 2020
Família já escolheu ator para interpretar Ozzy Osbourne em cinebiografia
Um dos maiores hinos do Metal, e que Ozzy disse ser "a 'Paranoid'" daquela outra banda
A canção pop com "virada de bateria" que Ozzy Osbourne achava o máximo da história da música
Jack Osbourne diz que último show de Ozzy arrecadou "seis ou sete" milhões de libras
31 discos de rock e heavy metal que completam 40 anos em 2026
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


