Iron Maiden: relembre todos os jogos oficiais da banda
Por bruno prado
Postado em 19 de julho de 2016
Com a chegada do "Legacy of the Beast", o primeiro jogo voltado para sistemas mobile, a banda chega a seu nono jogo lançado e muitos deles já caíram no esquecimento, incluindo o projeto "Melt". Você sabia que o Iron Maiden quase lançou um jogo com este nome em 1997?
Nesta matéria vamos relembrar a trajetória da banda no mundo dos games.
A primeira tentativa de se criar algo parecido com um jogo foi durante a década de 90 num projeto que prometia "trazer vida ao mascote Eddie". Tal projeto foi batizado de MELT. Existiam duas versões para o objetivo do jogo. Na 1a versão foi dito que os jogadores deveriam salvar Eddie de uma espécie de prisão.
Já na 2a versão era Eddie o inimigo que queria destruir o mundo, e o jogador deveria juntar elementos perdidos no tempo para derrota-lo. A única certeza é que o jogo contaria com 50 fases/mundos diferentes. E tudo seria feito em 1a pessoa.
Quando a banda lançou sua coletânea "Best Of The Beast" em 1996 eles chegaram a incluir tal frase em um adesivo na embalagem: "Available soon… Melt, Eddie’s own state-of-the-art 3D game." (Lançamento em breve… Melt, o jogo inovador do Eddie em 3D). No site da banda e da empresa que iria fabricar o jogo, American Softworks, foram publicados alguns gráficos, imagens e até um pequeno vídeo apareceu tempos depois. Tudo parecia estar certo, mas...
Os desenvolvedores queriam lança-lo para Playstation e PCs em 1997, mas em setembro daquele ano o projeto foi cancelado. A banda revelou na época que um novo projeto iria substitui-lo e uma nova empresa seria contratada para desenvolve-lo.
"Era uma porcaria. O Iron Maiden quer dar aos fãs algo que realmente os satisfaçam. E o novo projeto fará isso" - disse o então vocalista Blaze Bayley na época do cancelamento.
Se o antigo era ruim, o novo projeto empolgava Steve Harris - "É a coisa mais impressionante que já pude ver, e olha que eu não me impressiono com frequência. Mas esse jogo é muito bom. É como andar dentro de uma versão 3D da capa do Somewhere In Time" - disse o baixista na época. Ele se referia ao Ed Hunter, o projeto que definitivamente saiu do papel e se tornou o 1o jogo oficial da banda.
ED HUNTER
Plataforma: PC Windows
Lançamento: 1999
Fabricado pela Synthetic Dimensions no popular formato da época "CD-ROM" o jogo funcionava apenas em computadores Windows 95 ou 98, exigia "a bagatela" de 16Mb de memória RAM e seu processador deveria ser igual ou superior a um Intel Pentium de 120 MHz (ou equivalente) para rodar o jogo.
Seu lançamento estava previsto para o início de 1998 mas teve que ser adiado para dezembro do mesmo ano por problemas burocráticos. Imagens do jogo, no entanto, já apareciam no encarte do disco "Virtual XI" e até o video da música "The Angel and the Gambler" foi feito com os mesmos gráficos usados no jogo.
Com a demissão de Blaze Bayley, um de seus maiores incentivadores, o lançamento acabou sendo adiado mais uma vez, até que em julho de 1999 o jogo finalmente foi lançado em um box triplo onde os 2 primeiros discos continham as melhores musicas da banda escolhidas pelos fãs através do site oficial.
Parte do segundo disco continha a instalação e o terceiro disco era o próprio jogo em si (a versão americana contava também com uma faixa extra escondida, Wrathchild, com os vocais de Bruce Dickinson).
Para coincidir com o lançamento do jogo o Iron Maiden entrou em turnê no verão de 1999 para celebrar o retorno de Bruce e Adrian, e a tour acabou sendo batizada com o nome do jogo.
O objetivo do jogo Ed Hunter era guiar o mascote da banda, Eddie, por vários níveis, atirando em inimigos que arremessavam objetos ou criaturas que atacavam. Cada fase descrevia as capas dos álbuns anteriores do Iron Maiden, em um ambiente que lembrava um pouco jogos como "Doom".
Os gráficos eram impressionantes para a época. E algumas fases se assemelhavam tremendamente com as imagens dos álbuns, com destaque para Powerslave, Somewhere in Time:
1: London's East End (Killers)
2: The Shady Pines Asylum (Piece of Mind)
3: The Pits of Hell (The Number of the Beast)
4: The Graveyard (Live After Death)
5: The Pharaoh's Tomb (Powerslave)
6: Blade Runner (Somewhere in Time)
7: Futureal
8: Finale
DEATH ON THE ROAD
Plataforma: online
Lançamento: 2005
Seis anos depois de sua primeira experiência o Iron Maiden resolve voltar suas atenções para o mundo dos jogos novamente. Desta vez a banda resolveu lançar um jogo simples, sem complexidade, e sem necessidade de instalação. Death On The Road era um jogo online que servia apenas para a banda divulgar seu novo álbum ao vivo, que tinha o mesmo nome do jogo.
A jogabilidade era bem fácil e os gráficos eram em 2D, desenvolvidos pela empresa Ward404. O objetivo do jogo era fazer com que um fã atravessasse uma rua movimentada até chegar numa bilheteria do outro lado da rua para comprar tickets para um show do Iron Maiden. Ele deve fugir dos carros e motos, que passam em alta velocidade, e até um ônibus do Iron Maiden! na calçada também há outro perigo: Eddie em um skate.
A MATTER OF LIFE AND DEATH
Plataforma: online
Lançamento: 2006
A estratégia de marketing usada no ano anterior parece ter dado certo. Então em 2006 o Iron Maiden lança um novo jogo online, dessa vez para divulgar seu álbum A Matter of Life And Death.
Assim como o jogo anterior ele era bem simples, dispensava instalação e podia ser rodado em qualquer navegador compatível com plugin Adobe (Macromedia) Flash instalado.
Basicamente o jogo consistia em atirar nos adversários em um cenário de guerra, protegendo assim seus aliados paraquedistas. Na época do lançamento a banda contemplou os dois melhores pontuadores com ingressos para seu show em Londres.
DIFFERENT WORLD
Plataforma: online
Lançamento: 2006
Ainda em 2006 a banda lançou o single Different World e, para celebrar, lançou também outro jogo online. Desta vez a jogabilidade era um pouco mais complexa que o jogo anterior, mesmo assim não oferecia grandes problemas.
O objetivo de Different World, segundo sua descrição no site oficial, era "Guiar um herói (muito parecido com Bruce por sinal) na fuga de uma cidade futurística evitando todos os tipos de criaturas do mal".
Os melhores pontuadores do jogo ganharam cópias da arte do single Different World autografadas pela banda.
FLIGHT 666
Plataforma: online
Lançamento: 2009
Com a finalidade de divulgar o documentário Flight 666 o Iron Maiden lançou mais este jogo online para dar aos fãs a pequena sensação de pilotar o Ed Force One pelo menos no mundo virtual...
Desta vez o objetivo do jogo era guiar o avião da banda por 10 fases diferentes (2 em cada país), jogando caixas de som perto de todas as pessoas que encontrar - para que elas se tornem verdadeiros metaleiros:
1 e 2: México
3 e 4: Canadá
5 e 6: Austrália
7 e 8: Índia
9 e 10: Japão
O "prêmio" para cada fase completada era um vídeo com um trecho do filme Flight 666. Vale destacar que este foi o 1o jogo da banda que contou com tradução para o português.
MISSION 1: SEARCH AND SALVAGE
Plataforma: online
Lançamento: 2010
Graficamente falando este é o mais elaborado dos jogos online da banda e o segundo a abordar o Ed Force One, desta vez em sua versão espacial. Criado pela empresa Matmi este jogo visava divulgar o álbum The Final Frontier, e seu objetivo era guiar o Ed Force One Spaceship pelo universo para recuperar o equipamento da banda.
"Piratas espaciais atacaram e destruiram a nave cargueira da banda, espalhando seu equipamento pela galáxia! Pilotando o Ed Force One (versão espacial customizada), os jogadores tem que recuperar toda carga possível, em cada uma das 5 fases, para que o Iron Maiden faça o show mais barulhento do universo!
Pegar instrumentos e equipamentos de som com o gancho da nave é a parte fácil. Cada peça afeta a manobrabilidade da sua nave. Planejas, estações espaciais e asteroides exercem campos de gravidade. Esquive-se e lute contra piratas espaciais enquanto coleta vidas, escudos, combustível, armas, e muito mais!
Recolher as 10 letras do nome Iron Maiden aumenta sua pontuação e desbloqueia wallpapers exclusivos para download"
(descrição divulgada na época de lançamento do jogo)
Suas 4 fases eram:
1: A superfície lunar.
2: O retorno a civilização.
3: As cavernas de cristal.
4: O palácio de gelo.
5: A nave-mãe dos piratas.
MISSION 2: RESCUE AND REVENGE
Plataforma: PC e Mac
Lançamento: 2010
Lançado dentro da versão especial limitada do álbum The Final Frontier, esta era a segunda versão do mesmo jogo já postado no site oficial da banda, Mission 1: Search And Salvage. Inclusive os fãs que jogassem o "Mission 1" tinham a possibilidade de clicar em um link para comprar a versão limitada do Final Frontier contendo "Mission 2".
Desta vez, além de recuperar os instrumentos e equipamentos do Iron Maiden, era preciso resgatar também o baterista Nicko McBrain, que foi sequestrado está em poder do chefe dos piratas espaciais.
O jogo tinha requisitos mínimos de execução e podia ser jogado em qualquer computador com Adobe Flash player compatível. Junto com o jogo e CD vinha um video-documentário sobre a criação do álbum The Final Frontier.
SPEED OF LIGHT
Plataforma: online
Lançamento: 2015
O Iron Maiden não se contentou em homenagear o mundo dos games apenas no clipe da música "Speed of light". A banda também lançou em seu site um jogo inspirado em "Donkey Kong" exatamente como mostrado na primeira "fase" do clipe da música.
Assim como os jogos anteriores ele é totalmente online e compatível com qualquer navegador. O cenário é inspirado em uma das capas do single "Bring Your Daughter to the Slaughter", inclusive com os mesmos elementos ao fundo: os prédios, o lixo, a porta verde e até o pôster da banda!
Seu objetivo é subir as escadas e derrotar o vilão que fica no topo do prédio arremessando TVs em chamas (a mesma da capa do single Holy Smoke) contra Eddie, e salvar a donzela Charlotte.
O game conta com várias fases e a trilha sonora tem uma versão 16-bit da música "Speed of light". A criação é da empresa Last17.
LEGACY OF THE BEAST
Plataforma: Android / iPhone
Lançamento: 2016
"Legacy of the Beast" é um game de ação "role-playing" (RPG) em que Eddie assume diversas formas viajando através do tempo e mundos diferentes. Ele contém em sua trilha sonora versões ao vivo inéditas de músicas do Iron Maiden.
Desenvolvido pela Roadhouse Games, este é o primeiro jogo do Iron Maiden voltado para SmartPhones. Depois de anos lançando jogos simples e online a banda aposta em uma versão mais elaborada tal como ocorreu com o jogo Ed Hunter.
Voltado para todas as idades o jogo é gratuito e pode ser jogado através de qualquer aparelho com sistemas Android 4.1 ou superior. Versões para iOS também estão disponíveis. A jogabilidade é simples mas ao mesmo tempo as estratégias são mais complexas. Diversas versões de Eddie estão presentes neste jogo.
Na época de sua divulgação para o público geral Steve Harris comentou sobre o jogo dessa forma: "Nós sempre pensamos que nossa música e as imagens de Eddie poderiam ser perfeitas para jogos e isso é algo que temos planejado fazer outra vez, desde que lançamos Ed Hunter em 1999. Agora em 2016 tudo será feito para smartphones, o que torna o jogo ainda mais acessível para os nossos fãs e também para todos os jogadores em geral."
OUTROS
Vale lembrar que existem ainda pequenos "Fan Games" associados ao Iron Maiden mas sem qualquer relação oficial com a banda. Entre eles, os que ganharam mais destaque no início da década de 90 foram Aces High e The Trooper.
Existem ainda muitos outros jogos para as mais diversas plataformas que possuem em suas trilhas sonoras músicas do Iron Maiden, como por exemplo, Guitar Hero, GTA e Madden NFL. Apesar de usarem legalmente músicas oficiais, eles não são necessariamente jogos oficiais licenciados da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps