Brasil: Shows da década de 90 com pouca informação disponível - Parte 1
Por Fernando Yamada
Postado em 23 de dezembro de 2015
Os shows da lista abaixo ocorreram na década de 90 e contém pouco material e informação disponível.
Para quem esteve presente em qualquer destes shows, compartilhe sua experiência e informações (set list, line up, curiosidades) nos comentários.
Para ver as outras partes desta matéria, clique nos links abaixo. Agradecemos os comentários e sugestões dos leitores.
DIE TOTEN HOSEN - Turnê em 1992
Os alemães estiveram pela primeira e única vez no Brasil em setembro de 1992, com shows no Rio de Janeiro, no Circo Voador, e em São Paulo, na Woodstock.
ELECTRIC LIGHT ORCHESTRA - São Paulo, 1994
O único show da carreira da banda no Brasil ocorreu no dia 10 de dezembro de 1994, no Olympia, em São Paulo. A formação consistia em Eric Troyer (vocal, teclados), Phil Bates (vocal, guitarra), Louis Clark (teclados), Mik Kaminski (violino), Kelly Groucutt (baixo, vocal) e Bev Bevan (bateria, percussão, vocal).
TOURNIQUET - São Paulo, 1995
Liderado pelo baterista Ted Kirkpatrick, a banda fez um show em São Paulo, em novembro de 1995, num local chamado Refúgio do Rock, no bairro do Ipiranga, em São Paulo.
DOG EAT DOG - Turnê em 1997
Os americanos foram uma das atrações do I Mix Hardcore Festival, que ocorreu no Tom Brasil, em São Paulo, no dia 17 de abril de 1997, juntamente com Ratos de Porão, D.F.L. e Catapulta. A banda também se apresentou em Santos (na Zoom), Florianópolis (na Octopus Cave) e Belo Horizonte.
GRAVE DIGGER e RAGE - Turnê em 1997
Devido à pouca divulgação, os dois shows no Dama Xoc, em São Paulo, nos dias 25 e 26 de abril de 1997, contaram com pouco público (aproximadamente 300 pessoas em cada noite). Bootlegs destes shows podem ser encontrados na Internet. As bandas ainda fizeram duas apresentações acústicas no Savage Rock Bar, no bairro de Moema, em São Paulo.
EXODUS - Primeira turnê em 1998
Em 1997, os americanos lançaram o fantástico álbum ao vivo Another Lesson In Violence, que celebrava a volta de Paul Baloff como vocalista da banda. A turnê deste álbum passou pelo Brasil em março de 1998, com shows em São Paulo (na Broadway), Santos (no Grand Finale), Rio de Janeiro (no Garage), Santo André (no Clube Panelinha) e Curitiba (no Chocolate Chic). A banda ainda retornou ao Brasil no mesmo ano, em novembro, fazendo shows em Curitiba, Belo Horizonte, São Paulo e Catanduva.
Confira abaixo um vídeo do show em Belo Horizonte:
QUIET RIOT - Festival em 1998
Promovido por uma rádio de Campinas, este festival contou com as bandas Quiet Riot, Dr. Sin, MVP (Michael Vescera Project) e bandas locais. Os shows ocorreram na Pedreira do Chapadão, em Campinas, no dia 04 de abril de 1998, para um público estimado em 1.500 pessoas. A formação do Quiet Riot contava com Kevin Dubrow (vocal), Carlos Cavazo (guitarra), Rudy Sarzo (baixo) e Frankie Banali (bateria).
MOONSPELL - São Paulo, 1998
Em abril de 1998, os portugueses fizeram a primeira turnê pela América Latina, divulgando o álbum Sin/Pecado. Apenas um show foi feito no Brasil, no dia 15, na Broadway, em São Paulo.
BLIND GUARDIAN - Segundo show acústico, em 1998
Os alemães estiveram pela primeira vez no Brasil em agosto de 1998, na turnê de divulgação do álbum Nightfall In Middle Earth. Além dos shows normais, era comum à época o agendamento de shows no formato acústico. No caso do Blind Guardian, foram dois acústicos, um lotado na casa noturna KVA, no início da turnê e um segundo show, no dia 21/08/98, na Cia do Brasil, encerrando a turnê pelo Brasil.
MEGADETH - Vinhedo, 1998
A banda fez um show na Adler, em Vinhedo, interior de São Paulo, no dia 27 de setembro de 1998, um dia após a apresentação na 4ª edição do festival Monsters Of Rock (que também contou com Slayer, Manowar, Dream Theater, Saxon, Savatage, Glenn Hughes, Korzus e Dorsal Atlântica). Além de Dave Mustaine, a formação contava com
Marty Friedman (guitarra), David Ellefson (baixo) e Jimmy DeGrasso (bateria).
SOULFLY - São Paulo, 1998
A banda de Max Cavalera fez um show no dia 15 de dezembro de 1998, no Ginásio da Portuguesa, em São Paulo, para um público de 800 pessoas. Foi a primeira apresentação da banda no Brasil.
Brasil
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Obedeço à lei, mas não, não sou de direita", afirma Dave Mustaine
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Alter Bridge, um novo recomeço
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Clemente reaparece após problema de saúde e agradece mobilização pública
A resposta de Rafael Bittencourt sobre se haverá novo álbum do Angra com Alírio Netto
25 bandas de rock dos anos 1980 que poderiam ter sido maiores, segundo o Loudwire
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
O guitarrista que Dave Grohl colocou acima de Jimi Hendrix, e que Brian May exaltou
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Baixista admite que formação clássica do Dokken tocou mal em última reunião
Dave Mustaine diz que, da parte dele, está tudo bem com o Metallica





