Guitarpedia: 10 razões para não aprender teoria musical

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Adrian Dragassakis, Fonte: Intense Productions, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 

Dizem por aí que todo músico deve aprender teoria musical. Aqui há 10 razões para não aprender:

112 acessosRobert Baker: cinco dicas de como melhorar suas frases de guitarra5000 acessosRegis Tadeu: Los Hermanos fez um tremendo mal ao rock brasileiro

1 – Teoria é para a sala de aula e não se aplica aos músicos nos palcos.

2 – É muito difícil de aprender. Você precisa de um doutorado para entender isso.

3 – Demora muito para aprender, use seu tempo para coisas mais interessantes.

4 – é uma perda de tempo, ninguém usa isso...

5 – Vai me transformar em um músico de Jazz.

6 – Minha performance não será mais tão boa.

7 – Sou um compositor, aprender teoria vai fazer perder a “mágica” da composição.

8 – Eu toco Rock/reggae/eletrônica/hip-hop. Teoria musical não se aplica ao meu estilo.

9 – Toco Metal e hardcore, teoria irá fazer com que a música perca seu caminho.

10 – Não preciso, softwares podem fazer toda a parte da teoria para mim.

É brincadeira, hein...

Claro que é, mas são desculpas que ouvimos o tempo todo. As expressões podem até mudar, mas o sentido é o mesmo. Muitas pessoas pensam que teoria musical é apenas para músicos de jazz e música clássica. De fato, há teoria musical em todo tipo de música. Teoria é um modo simples de explicar as coisas que acontecem regularmente na música, em qualquer música.

Sempre que você aprender algo em seu instrumento, haverá teoria musical. Quando você aprender uma música nova, usar acordes familiares para compor sua própria música ou quando aprende um solo e usa as técnicas para criar o seu próprio solo, eis a teoria musical.

Assim que você aprender alguma teoria, deve ser aplicado para o seu instrumento imediatamente. Teoria musical precisa ser utilizada para ser entendida corretamente.

Visite:
http://www.guitarpedia.com.br

Há muitas maneiras de abordar a teoria musical e da aprendizagem. Há muitas facetas para aprender. É importante que você aprenda as partes que afetam o seu estilo de música em primeiro lugar. Se você está começando a aprender o instrumento, a abordagem seria diferente se voce estava estudando para se tornar um compositor. Se você estiver escrevendo canções pop em oposição a se tornar um músico de jazz, de novo, a sua abordagem seria diferente.

A realidade

Se voce ainda está se questionando, seguem as respostas para a lista acima.

1 – Essa foi respondida anteriormente. Se voce está tocando um instrumento, compondo, etc, voce está usando teoria musical.

2 – Teoria musical não é difícil de aprender, mas leva tempo. Tempo esse, para aprender e aplicar no instrumento.

3 – Leva tempo, mas se voce aprender corretamente, pode começar a utilizar imediatamente. De fato, voce pode se surpreender positivamente o quanto pode se aperfeiçoar em pouco tempo.

4 - Este constitui um complemento dos primeiros 3. Parece levar muito tempo sem qualquer boa razão para fazê-lo, portanto, é um completo desperdício de tempo.

5 – Essa vem bastante, especialmente de guitarristas de rock. Invariavelmente, quando você aprende algo novo, voce a utiliza. Daí a teoria da música homem / mulher começar a soar como um músico de jazz em ensaios da banda. Ao contrário da crença popular, você pode usar a teoria quando e onde você quiser.

6 - Esta é outra situação que nos deparamos. Havia este ditado entre os músicos de rock que o povo de teoria musical era geralmente os piores músicos. Este foi principalmente devido ao fato de que seu tempo foi gasto na sala de aula, em vez de tocar. Enquanto não há nenhuma substituição para a experiência ao vivo, teoria musical não vai tirar tudo o que não está lá. Tanto a teoria e técnica devem ser trabalhadas.

7 - Esta é outra jóia. Alguns compositores sentem que eles obtêm as suas ideias por intervenção divina (ou algo similar) e aprender os fatos por trás de sua criatividade, vai fazer sua música “perder a sua magia”.

8 - Existem escalas e teoria pentatônica para solos, acordes e progressões para canções, formas de música, harmonia e melodia. Tudo isso e muito mais se aplicam a toda a música popular. Uma vez que você começar a aprender um estilo musical, você está aprendendo a teoria por trás desse estilo.

9 - Alguns músicos sentem que, se eles aprendem a teoria da música, de repente eles terão a necessidade de usar acordes de 7ª. maior em sua música. Teoria te oferece as razões por trás da música. Não faz você usar qualquer coisa que você não quer usar.

10 - Photoshop tem essa grande função que transforma qualquer foto em uma pintura bonita. Existe um programa de software para quase qualquer coisa... Exceto criatividade. Não há um programa que vai tomar as idéias de seu cérebro, e fazê-lo em uma criação com acabamento perfeito. Isso deve vir de você!

Bons estudos!

Visite:
http://www.guitarpedia.com.br

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 23 de novembro de 2015

PreçoPreço
Quanto mais caro, melhor o instrumento?

112 acessosRobert Baker: cinco dicas de como melhorar suas frases de guitarra202 acessosGuitarras: Steve Stine explica como fazer seu solo soar mais rock147 acessosGuitarpedia: 11 dicas para um comportamento mais profissional - Pt2179 acessosRecorde: sujeito toca guitarra por mais de 114 horas seguidas367 acessosBateria: como mudar a afinação da caixa no meio do show0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Instrumentos"

Dream TheaterDream Theater
John Myung explica porque usa um baixo de seis cordas.

Steve VaiSteve Vai
Ele não coleciona guitarras

GuitarraGuitarra
Uma inacreditável Stratocaster feita de papelão

0 acessosTodas as matérias da seção Matérias0 acessosTodas as matérias sobre "Instrumentos"

Regis TadeuRegis Tadeu
Los Hermanos fez um tremendo mal ao rock brasileiro

MusasMusas
As esposas mais lindas dos rockstars

Donald TrumpDonald Trump
Os roqueiros que apoiam o presidente eleito

5000 acessosFotos de Infância: Cradle Of Filth5000 acessosMetallica: Falha geral no sistema de som durante show no RIR5000 acessosAs tatuagens de Rob Halford4180 acessosPower Ballads: as 10 maiores de todos os tempos5000 acessosLista: 15 covers de Iron Maiden por bandas famosas5000 acessosSkank: muitos que vestem camiseta preta e se tatuam têm pouco de rock

Sobre Adrian Dragassakis

Nascido em 91, paulista, estudante de Jornalismo e músico nas horas vagas. Conheceu o Rock e o Metal com 11 anos de idade e até hoje carrega no sangue e nas veias bandas como Iron Maiden, Savatage, Dream Theater, Megadeth, entre outras...

Mais matérias de Adrian Dragassakis no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online