Game of Thrones: a inspiração do Blind Guardian e Hammerfall
Por Vinicius Oliveira
Fonte: Blog do Mojo
Postado em 05 de junho de 2014
Fãs de fantasia medieval ficaram em chamas com "Game of Thrones", o bem sucedido seriado que conta com produção milionária da HBO. A atração quebrou todos os recordes de audiência fascina os telespectadores por sua narrativa realista e fantástica. O programa televisivo baseia-se na série literária "As Crônicas de Gelo e Fogo" do escritor e roteirista norte-americano George R.R. Martin.
Basta folhear alguns capítulos para mergulhar em Westeros, um continente em que guerreiros renegados, reis hedonistas, um anão sardônico e dezenas de personagens inescrupulosos se digladiam pelo trono. Além dos adorados dragões flamejantes carbonizando ovelhas inocentes. Nada mais inspirador às bandas de heavy metal.
Blind Guardian - Mais Novidades
Mas não é de hoje que os headbangers recorrem a esta literatura de gênero. O eterno vocalista Ronnie James Dio popularizou a temática fantástica nas letras de heavy metal, o que se explica por sua admiração por livros de fantasia e ficção científica. Ele gostava especialmente dos romances históricos do escritor escocês Sir Walter Scott e das Lendas Arturianas.
O power metal é o gênero que mais se alimenta de temas imaginários. O antropólogo e documentarista Sam Dunn afirma que o power metal originou-se no final de 1970 com Ronnie James Dio estabelecendo este tipo de estética nas letras. No Rainbow o vocalista escrevia abordava temas medievais, renascentistas e de ficção científica influenciando a criação conceitual de bandas como Helloween, Blind Guardian e Stratovarius.
Seguindo a sua tradição de temas fantásticos, o Blind Guardian se inspirou na série literária para a composição de duas músicas: "A Voice In The Dark" e "War Of The Thrones". A primeira foi o single de estreia do álbum "At the Edge of Time" lançado em 2010 e conta a história do personagem Bran Stark. A partir daqui o texto está repleto de spoilers (revelação de enredo).
Bran é um dos personagens principais da série. É descrito nos livros como garoto bem quisto por todos em Winterfell. A letra de "A Voice In The Dark" apresenta elementos metafóricos, e outros essencialmente narrativos. Tudo sob o viés subjetivo do personagem. O verso "But finally I fly" é um retrato simbólico da queda Bran de uma torre após ter sido empurrado por Jaime Lannister, o que lhe deixou em coma e sem os movimentos das pernas. Ao passo que a banda contempla a narrativa quando cita "Come spread your wings/Awake now" referindo-se às suas visões durante o período de inconsciência, ele vê um corvo de três olhos dizendo que pode ensiná-lo a voar.
Em dado momento, já no quinto livro A Dança dos Dragões, Bran pergunta ao corvo se poderá andar novamente, mas a criatura responde: Você nunca andará novamente, Bran, mas você voará. Ao passo que as referências à escuridão e às sombras relacionam-se ao arco narrativo do personagem em busca do corvo através da Floresta Assombrada. No sentido metafórico, escuridão é uma alusão ao período d'A Longa Noite em que os Caminhantes Brancos invadiram Westeros e o gelo se espalhou pelo norte coberto pelas sombras. O corvo alerta que "o inverno está chegando" e as criaturas malignas estão prestes a dominar o continente. Destaca-se que Caminhantes Brancos, também chamados de Outros, que pertencem ao núcleo de suspense da trama. Segundo o personagem Stannis Baratheon os "Outros são demônios feitos de neve, gelo e frio. O único inimigo que importa".
Em contrapartida, "War Of The Thrones" traz um recorte subjetivo de Jon Snow. A letra aborda o período em que ele abandona a Patrulha da Noite, juntando-se a um grupo de selvagens numa jornada Para Lá da Muralha. O verso "I'm condemned, I am hallowed" especifica a devoção altruísta do patrulheiros em servir somente à Muralha. Jon considerou-se condenado porque finalmente era um desertor, o que de acordo com seus votos seria obrigado a cumprir pena de morte.
O niilismo filosófico do personagem questiona a verdadeira relevância do jogo político em Westeros diante da iminente ameaça dos Caminhantes Brancos: "Walls they fall/When the march of the others begin". Sua previsão pessimista é que cada império ruirá na volta dos Caminhantes Brancos, os quais deixarão um rastro de morte e miséria por toda Westeros. Jon depara-se com este fatalismo trágico em "There at world's end/(...)I cannot escape it seems/Sadly I sing".
A banda de power metal Hammerfall dedicou três composições às "Crônicas de Gelo e Fogo", a "Take the Black" do álbum "Chapter V: Unbent, Unbowed, Unbroken" (2005) – que é uma citação ao lema da Casa Martell, isto é, "Insubmissos, Não Curvados, Não Quebrados" –, "Dark Wings, Dark Words" e "Winter is Coming" do próximo álbum da banda "(r)Evolution". As letras do vocalista Joacim Cans abordam, fundamentalmente, guerreiros em batalhas épicas em busca de glória, tratando especialmente dos cavaleiros templários.
A canção "Take the Black" foi escrita supostamente sobre o tema da Patrulha da Noite, que é uma ordem militar de Westeros dedicada à manutenção da Muralha e, também, à defesa dos reinos que se encontram além desta. Os homens que servem à Muralha vestem-se inteiramente de negro, o que lhes rendeu o apelido corvos. Apesar de seu uso pejorativo, os patrulheiros gostam do termo.
Ao contrário da abordagem complexa do Blind Guardian, o Hammerfall optou por referências mais genéricas do tema. O verso "The lion roar into the night" é uma alusão ao lema da Casa Lannister, "Ouça-me rugir". Sem contar que o brasão dos Lannister é um leão dourado em campo carmesim. Coincidentemente, os bardos e os templários incluíram metaforicamente nas letras os Caminhantes Brancos como vozes na escuridão: "No one can defy the reaper/Voices (Twisted)/ Calling out your name".
A dramaticidade de "Dark Wings, Dark Words" do álbum "Threshold" (2006) é inspirada no velho ditado presente no universo da série "asas negras, palavras negras". Geralmente, quando os corvos mensageiros entregavam comunicados urgentes as notícias eram péssimas. O verso "When the sun and moon unite" é uma mensão à união de Khal Drogo e Daenerys Targarye, os quais consideravam-se sol e lua aos dothraki (habitantes indígenas do Mar de Dothraki).
O novo álbum do Hammerfall "(r)Evolution não foi lançado até o fechamento dessa matéria. Porém, evidentemente, "Winter is Coming" trata do lema da Casa Stark o famigerado "O inverno está chegando", o qual é um aviso de constante estado de alerta, especialmente à volta dos Caminhantes Brancos. A Casa Stark de Winterfell é a principal casa nobre do norte e o seu brasão é um lobo gigante e cinzento correndo num campo de gelo.
A quarta temporada do seriado "Game of Thrones" está em exibição aos domingos pela HBO às 22 horas. A série literária "As Crônicas de Gelo e Fogo" tem cinco volumes publicados no Brasil pela editora Leya.
Você pode ouvir as músicas citadas na matéria logo abaixo:
"A Voice in The Dark" e "War Of The Thrones" do Blind Guardian:
"Take the Black" e "Dark Wings, Dark Words" do Hammerfall:
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Mick Mars perde processo contra o Mötley Crüe e terá que ressarcir a banda em US$ 750 mil
"Um baita de um babaca"; o guitarrista com quem Eddie Van Halen odiou trabalhar
A banda punk que Billy Corgan disse ser "maior que os Ramones"
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
Os guitarristas mais influentes de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
As cinco bandas de rock favoritas de Jimi Hendrix; "Esse é o melhor grupo do mundo"
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Por que "Mob Rules" é melhor do que "Heaven and Hell", segundo Jessica Falchi
O conselho que Rodolfo recebeu de vocalista de histórica banda de hard rock brasileira
Sepultura anuncia título do último EP da carreira
Dave Mustaine comenta a saída de Kiko Loureiro do Megadeth: "Era um cara legal"
A voz que Freddie Mercury idolatrava; "Eu queria cantar metade daquilo", admitiu o cantor
A facada no coração que deu origem ao maior hino alternativo do Reino Unido
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
A melhor música de cada disco do Megadeth, de acordo com o Loudwire


Blind Guardian trabalha em novo álbum e versão acústica do disco "Nightfall in Middle-Earth"
Guitarrista do Blind Guardian comemora ao receber seu "CPF"
5 discos lançados em 1998 que todo fã de heavy metal deveria ouvir ao menos uma vez na vida
Frontman: quando o original não é a melhor opção
Pattie Boyd: o infernal triângulo com George Harrison e Eric Clapton


