Covers: quando bandas de Folk Metal prestam tributo
Por Alex Ferreira
Postado em 07 de fevereiro de 2014
A matéria de covers chega a sua quinta parte, abordando covers de bandas de Folk Metal. Comentem o que acharam dos covers e das bandas, e sugira covers de bandas para as próximas matérias. Compartilhe as suas idéias e seus conhecimentos, a sua sugestão e crítica serão bem vindas. Confiram os vídeos abaixo e tenha um ótimo som.
SKYCLAD - "Prime Evil" (Venom Cover)
A lendária banda britânica Skyclad foi fundada pelo respeitável vocalista, compositor e letrista, Martin Walkyier, e pelos ex-menbros das bandas Pariah e Satan, no início da década de noventa. São considerados os difusores do Folk Metal. Apesar de elementos folks e temas relacionado ao paganismo já serem notáveis anteriormente na banda de Thrash Metal de Martin Walkyier, Sabbat, em parceria com o guitarrista e famoso produtor, Andy Sneap. A banda executa o seu destruidor tributo os para seus conterrâneos, Venom. Para a clássica música "Prime Evil" de 1989. Excelentes arranjos de violino, dando uma ornamentação em especial para estrutura da música. Além da matadora interpretação vocal do mestre Martin Walkyier, se assemelhando muito com Demolition Man. Vejam o vídeo abaixo.
Versão original da música "Prime Evil":
SKYCLAD - "Emerald" (Thin Lizzy Cover)
Outro grande tributo prestado pelo Skyclad para a clássica canção do Thin Lizzy, "Emerald". Música do álbum "Jailbreak" de 1976. Contando com a excelente performance da violinista Fritha Jenkins, que dispensa apresentações. Confiram o vídeo abaixo.
Versão original da música "Emerald":
OTYG - "Holy Diver" (Dio Cover)
Interessante e cativante versão desta banda sueca, Otyg, para a clássica música do mestre Dio, "Holy Diver" de 1983. Belos arranjos, especialmente da violinista Cia Hedmark. Confiram abaixo.
Versão original da música "Holy Diver":
VINTERSORG - "Rainbow Demon" (Uriah Heep Cover)
A banda solo de Vintersorg juntamente com o guitarrista Mattias Marklund, membros do Otyg, apresentam a sua grande versão para a clássica música "Rainbow Demon" do Uriah Heep. Música do álbum "Demons and Wizards" de 1972. Vejam o vídeo abaixo.
Versão original da música "Rainbow Demon":
MAGO DE OZ - "Man On The Silver Mountain" (Rainbow Cover)
Empolgante e matadora versão feito pela lendária banda espanhola Mago de Oz, para a clássica música do Rainbow, "Man On The Silver Mountain". Música do álbum de estréia "Ritchie Blackmore's Rainbow" de 1975. Excelentes arranjos, além dos belos timbres das guitarras de Frank e o solista Carlitos, contando com a maestria do tecladista e pianista Kiskilla, além da excelente interpretação do violinista Mohamed. Sem falar do matador dueto de voz que conta com a participação da lendária vocalista Doro Pesch, com o competente vocalista José Andrëa. Confiram no vídeo abaixo esta excelente versão.
Versão original da música "Man On The Silver Mountain"
MAGO DE OZ - "Gerdundula" (Status Quo Cover)
Outra excelente versão do Mago de Oz para a canção "Gerdundula" da lendária banda britânica de Rock, Status Quo. Música do álbum "Dog Of Two Head" de 1971. Apesar da versão original já apresentar elementos folks, o Mago de Oz faz a sua versão instrumental e empolgante, levando o ouvinte a transcender a um universo folclórico e rico em detalhes. Vejam o vídeo abaixo.
[an error occurred while processing this directive]Versão original da música "Gerdundula":
TENGGER CAVALRY - "Nemesis" (Arch Enemy Cover)
O Tengger Cavalry é uma banda de Folk/Black Metal natural da cidade de Pequim, China. A banda aborda temas relacionados a mitologias e ao "Tengriismo" que é parte de uma série de religiões "Altaicas", correlacionado ao xamanismo clássico, sendo comumente difundido em regiões da Sibéria, Ásia Central e Mongólia. Também são utilizados no som da banda, instrumentos típicos de sua etnia, como a "Dombra" e o "Morin Khuur". Este último é um tradicional instrumento de cordas e símbolo dos povos mongóis, semelhante ao um violoncelo. Contendo duas cordas que é constituída de nylon ou rabo de cavalo. Já na parte superior do instrumento tem a forma de uma cabeça de cavalo. Com fortes influências de suas origens locais a banda apresenta a sua matadora versão para a clássica música "Nemesis" da famosa banda de Death Metal, Arch Enemy. Música do álbum "Doomsday Machine" de 2005. O interessante nesta versão são os arranjos. Especialmente para o canto difônico, muito utilizado na música mongol e em orações, além do acompanhamento do instrumento "Morin Khuur" executados por Xin Wang e Hasi. Vejam o vídeo abaixo.
Versão original da música "Nemesis":
[an error occurred while processing this directive]VOODOO KUNGFU - "Raining Blood" (Slayer Cover)
A banda de Folk Metal Voodoo Kungfu é natural de Pequim, China. Com forte influência de sua cultura local, é muito comum à utilização de instrumentos típicos da etnia da banda como "Morin Khuur" ou violoncelo mongol, canto difônico e tambores chineses, também conhecidos como "Gu", que é um instrumento bem popular na China. Datado a mais de 3000 anos, são muito utilizados em atividades ritualísticas, como danças do dragão e competições de barco de dragão. Na antiguidade eram utilizados em batalhas contras os inimigos, badalar de horas e de alerta. Há diversas variedades destes tambores, sendo confeccionados de couro de cavalo ou boi. Aproveitando todas estas influências, a banda chinesa incorpora estes elementos da cultura e do folclore chinês para a versão da clássica música "Raining Blood" do Slayer. Fazendo o ouvinte a
voltar aos grandes impérios e dinastias, e as grandes e sangrentas batalhas da antiguidade na China. Confiram o vídeo abaixo.
Versão original da música "Raining Blood":
VOODOO KUNGFU - "Get Up Stand Up" (Bob Marley Cover)
Versão um tanto quanto inusitada do Voodoo Kungfu para uns dos clássicos do Reggae, "Get Up Stand Up". Música do respectivo álbum "Burnin" de 1973. Da banda formada por Bob Marley, The Wailers. A banda chinesa apresenta uma versão pesada e agressiva, carregada de uma excelente produção e arranjos bem introduzidos de acordo com ritmo da música. Vejam o vídeo abaixo.
Versão original da música "Get Up Stand Up":
ULYTAU - "Winter: Four Seasons" (Antonio Vivaldi Cover)
O Ulytau é uma banda de Folk Metal formada em 2001 e originária da cidade de Almaty, Cazaquistão. A palavra Ulytau na língua cazaque significa "Grande Montanha". A
banda cazaque aborda diferentes estilos musicais desde Rock, Metal, Jazz, Blues, Música Clássica, que é incorporado no som da banda juntamente com as suas origens étnicas. Além do violino, a "Dombra" é o principal instrumento de destaque devido a sua peculiaridade. Símbolo da cultura cazaque este instrumento tem a forma de alaúde, braço longo e corpo na forma de uma pera. Constituído por 14 trastes e duas cordas de nylon, que pode variar para três, além do tamanho do instrumento, dependendo do seu emprego. Instrumento popular no Cazaquistão e muito comum na Ásia Central e Rússia. Este instrumento era tradicionalmente utilizado para acompanhar poemas épicos e canções populares. Aproveitando toda peculiaridade deste instrumento, a banda Ulytau faz a sua versão para o "Concerto No. 4 em Fá menor, op. 8, RV 297 (Inverno)", movimento "1.Allegro no molto", fazendo parte da obra "As quatro estações" de Vivaldi. Matadora produção e interpretação da banda Ulytau, incorporando todas as suas raízes étnicas na canção, sem descaracterizar a estrutura da música. Vejam o vídeo abaixo.
Interpretação clássica para a peça original da música "Winter: Four Seasons":
ULYTAU - "Turkish March" (Wolfgang Amadeus Mozart Cover)
Outra grande interpretação da banda Ulytau para a música "Turkish March" ou Marcha Turca, que é a "Sonata in A minor K. 331" de Wolfgang Amadeus Mozart. Versão carregada de uma excelente produção, sendo incrementados em certos momentos ritmos de Blues na guitarra. Além dos notáveis dedilhados de Erzhan Alimbetov. Confiram o vídeo abaixo.
Interpretação clássica para a peça original da música "Turkish March":
ULYTAU - "Toccata and Fugue in D minor" (Johann Sebastian Bach Cover)
Excelente interpretação da banda Ulytau para uma das maiores obras musicais, feito pelo homem. Para a música "Toccata and Fugue in D minor" do venerável mestre da música, Johann Sebastian Bach. Grande performance da violinista Alua Makanova Yerensizovna, além do excelente timbre de guitarra e feeling do guitarrista Max Kichigin. Vejam o vídeo abaixo.
Interpretação clássica para a peça original da música "Toccata and Fugue in D minor":
MOONSORROW - "For Whom The Bell Tolls" (Metallica Cover)
Matadora versão da banda finlandesa, Moonsorrow, para a clássica música do Metallica, "For Whom The Bell Tolls" do álbum "Ride the Lightning" de 1984. Incendiado por uma atmosfera e elementos totalmente pagão. Confiram o vídeo abaixo.
Versão original da música "For Whom The Bell Tolls":
TURISAS - "Supernaut" (Black Sabbath Cover)
Grande interpretação da banda finlandesa, Turisas, para a música "Supernaut" do Black Sabbath. Música do respectivo álbum "Black Sabbath Vol. 4" de 1972. Vejam o vídeo abaixo.
Versão original da música "Supernaut":
ORPHANED LAND - "Mercy" (Paradise Lost Cover)
Nostálgica versão da banda israelense, Orphaned Land, para a clássica canção "Mercy" do Paradise Lost. Música do álbum "One Second" de 1997. Versão carregada de elementos da música judaica. Vejam o vídeo abaixo.
Versão original da música "Mercy":
IN EXTREMO - "This Corrosion" (The Sisters Of Mercy Cover)
A banda alemã In Extremo faz o seu primoroso tributo ao The Sisters Of Mercy. Para a música "This Corrosion" do álbum "Floodland" de 1987. Épica versão, executado com muito sentimento e vontade. Confiram o vídeo abaixo.
Versão original da música "This Corrosion":
IN EXTREMO - "I Disappear" (Metallica Cover)
Grande tributo feito pelo In Extremo para a música "I Disappear" do Metallica. Canção remetente a trilha sonora do filme "Missão Impossível" de 2000. Vejam o vídeo abaixo.
Versão original da música "I Disappear":
SALTATIO MORTIS - "God Gave Rock ‘N’ Roll" (Kiss Cover)
Excelente versão da banda alemã Saltatio Mortis para a canção "God Gave Rock ‘N’ Roll" do Kiss de 1973. Contando com acompanhamento da "Gaita de Fole". Vejam o vídeo abaixo.
Versão original da música "God Gave Rock ‘N’ Roll":
SPELLBLAST - "Swords In The Wind" (Manowar Cover)
Grande versão dos italianos do SpellBlast para a canção "Swords In The Wind" do Manowar. Música do álbum "Warriors Of The World" de 2002. Vejam o vídeo abaixo.
Versão original da música "Swords In The Wind":
MUNRUTHEL - "The Lake" (Bathory Cover)
Nobre versão feita pela banda do ucraniano Munruthel ex-membro do Nokturnal Mortum, para a clássica canção do Bathory, "The Lake". Música do álbum "Blood on Ice" de 1996. Vejam o vídeo abaixo.
Versão original da música "The Lake":
LITVINTROLL - "Breaking the Law" (Judas Priest Cover)
A banda Litvintroll é natural da Bielorrússia, leste europeu. O Litvintroll executa uma versão o tanto quanto inusitado para a clássica "Breaking the Law" do Judas Priest. Excelente produção e arranjos, especialmente pelo acompanhamento da "Gaita de Fole". Vejam o vídeo abaixo.
Versão original da música "Breaking the Law":
FINIST - "Raise Your Fist" (Running Wild Cover)
A banda ucraniana Finist formada pelo multi-instrumentista Saturious, integrante do Nokturnal Mortum. Executam a sua matadora versão para a música "Raise Your Fist" da lendária banda alemã, Running Wild. Confiram o vídeo abaixo.
Versão original da música "Raise Your Fist":
FINIST - "The Crown and The Ring" (Manowar Cover)
Esta versão feita pelo Finist é para o clássico hino do Manowar, "The Crown and The Ring". Música do álbum "Kings Of Metal" de 1988. É um tanto quanto curioso e inusitada a versão, por sua peculiaridade, carregada por elementos da cultura eslava. Deixando claro ao ouvinte uma sensação das quais, heróis de um vilarejo retornam de uma batalha, recompensando o seu final de dia juntamente com amigos com vários tonéis de cervejas, carne de caça e música. Envolvendo-se em um clima de muito orgulho, recompensa, embriaguez, diversão e nostalgia. E alimentados por uma esperança de passagem para Valhalla. Vejam o vídeo abaixo.
Versão original da música "The Crown and the Ring":
Covers: Quando bandas de outros estilos prestam tributo
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps