RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

John Dolmayan, baterista do System Of A Down, quer ajudar fãs que não puderem ir aos shows

Dave Mustaine não tinha planos de se tornar vocalista do Megadeth

The Beatles, agora e então: Como assim ainda se fala de Beatles?

Produtor de longa data do Black Sabbath revela os segredos do timbre da guitarra de Tony Iommi

O canadense que matou uma família e culpou música de Ozzy

Baterista do Shadows Fall odiou Metallica e Slayer quando ouviu pela primeira vez

A reação de seu advogado após guitarrista recusar cargo de guitarrista de Ozzy Osbourne

Paul McCartney e o que "estragou" Elvis Presley que os Beatles evitaram; "teria acontecido"

Kurt Cobain comenta as músicas do Nirvana que compôs para combater o sexismo

O integrante do Led Zeppelin com quem Robert Plant sempre perdia a paciência

Um fator crucial que levou Mike Shinoda a reformar o Linkin Park; "Estava quase como acabado"

Primeira música escrita por Steve Harris tinha título "horrível" e virou faixa de "Killers"

O que Cazuza quis dizer com "A burguesia fede e quer ficar rica" no clássico "Burguesia"

A conturbada saída de Steve Souza do Testament, nas palavras de Eric Peterson

O dia que o Pearl Jam só não compôs uma música com Bob Dylan porque Eddie Vedder não quis


Stamp
Bangers Open Air

Canned Heat: Os anos dourados dos mestres do Boogie-Blues

Por Edson Medeiros
Fonte: Acid Experience
Postado em 09 de novembro de 2013

Eles podem ser considerados um dos mais importantes e influentes combos do Blues/Boogie americano e mesmo nunca conseguindo lançar grandes sucessos comerciais foram capazes de tocar nos dois maiores festivais de Rock ao ar livre da história, o Monterey Pop Festival em 1967 e o Woodstock Music and Art Fair em 1969. Seus fundadores BOB "The Bear" HITE e ALAN "Blind Owl" WILSON, foram dois dos maiores conhecedores do Blues negro do Mississipi da época, sendo responsáveis por verdadeiros resgates da carreira de muitos artistas do gênero quando tocaram seus temas em discos despertando o interesse pelos vários bluesman a muito esquecidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

CANNED HEAT BLUES
Por volta de 1965 em Topanga Canyon na Califórnia, um grupo de amantes do Blues que costumeiramente se encontravam na casa de BOB HITE – um dos maiores colecionadores de discos do gênero – resolvem montar um agrupamento para tocarem velhos standards do Blues e suprir suas necessidades musicais, aí nascia o CANNED HEAT (nome extraído de uma canção escrita em 1928, "Canned Heat Blues" de autoria do bluesman TOMMY JOHNSON) contando neste período com: BOB HITE (vocal), ALAN WILSON (guitarra-slide), MIKE PERLOWIN (guitarra-solo), STU BROTMAN (contrabaixo) e KEITH SAWYER (bateria).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Esta formação não duraria muito, apenas alguns dias para falar a verdade, saíram PERLOWIN e SAWYER e chegaram KENNY EDWARDS e RON HOLMES, dois amigos pessoais de HITE que aceitaram segurar a bronca até que o grupo achasse algum guitarrista e baterista permanente para seus respectivos lugares. Sem demora o guitarrista HENRY VESTINE aparece na cidade pedindo um lugar na banda, ele acabava de ser expulso do MOTHERS OF INVENTION pelo próprio FRANK ZAPPA devido ao abuso excessivo de álcool e drogas e estava sedento por algo novo e estimulante. O fato de VESTINE ser um junkie não incomodou nem um pouco o pessoal do CANNED HEAT, que aceitaram sua entrada na banda e como havia sido acordado previamente KENNY EDWARDS os deixava para ao lado de LINDA RONSTALDT e BOB KIMMEL formar o trio Folk THE STONE PONEY; o gruitarrista ainda trouxe consigo o baterista Frank Cook para assumir as baquetas no lugar de Sawyer que também deixou a banda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A ESTRÉIA EM VINIL
Com a ajuda do produtor JOHNNY OTIS gravaram um punhado de canções para um primeiro álbum, que acabou sendo engavetado devido a falta de uma gravadora interessada no material. A banda então entrou em um hiato que duraria quase um ano, enquanto o baixista STU BROTMAN estava na Europa em meio a algumas apresentações em festivais de música tradicional americana o grupo conseguiu descolar um contrato com a modesta Liberty Records – que mais tarde faria parte do grupo EMI – que sedenta por novos artistas exigiu que eles assinassem logo o contrato, sobpressão o grupo decide substituir BROTMAN por MARK ANDES, que permaneceu pouco com eles até voltar para seu antigo grupo o Red Roosters (que futuramente viria a se tornar o Spirit). Os novos empresários SKIP TAYLOR e JOHN HARTMANN que cuidaram de arrumar um novo baixista para que as gravações continuassem rolando normalmente, o escolhido foi LARRY TAYLOR que além de ser um exímio baixista já havia tocado com grandes nomes do R&B americano, portando possuía a experiência que seria necessária em estúdio.
Com esta formação lançaram seu primeiro single contendo "Rollin’ and Tumblin’" no lado A e "Bullfrog Blues" no Lado B.
O álbum homônimo de estreia só sairia três meses depois, em julho de 1967, contendo um apanhado de versões para clássicos do Blues e temas tradicionais do cancioneiro americano; o LP acabou se saindo razoavelmente bem nas paradas, atingindo a 76ª posição nos principais catálogos, o que motivou a Liberty prolongar o vinculo com a banda.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

MONTEREY POP FESTIVAL E NOVAS MUDANÇAS
A primeira grande apresentação do grupo ocorreu no renomado Monterey Pop Festival em 17 de junho (o que pode ter gerado uma procura maior em seu disco de estreia, lançado quase um mês após o festival), com uma performance eletrizante conquistaram o publico e ficaram marcados como uma das melhores apresentações do festival, conquistando elogios mesmo dos mais duros críticos musicais que chegavam a afirmar que WILSON e VESTINE faziam a melhor dupla de guitarras em atividade nos EUA.
Foram uma das primeiras bandas americanas a ser presa por porte de drogas, isso a caminho de um show em Denver, sendo liberados em poucas horas devido à falta de provas. Em dezembro do mesmo ano o baterista FRANK COOK é obrigado a deixar a banda após um grave acidente de carro, indicando para o seu posto o mexicano ADOLFO DE LA PARRA com quem havia tocado no BLUESBERRY JAM. Foi neste período que tentando popularizar o grupo a dupla de empresários resolveu criar apelidos para cada um dos membros; que passaram a ser chamados de: BOB "The Bear" HITE, ALAN "Blind Owl" WILSON, HENRY "Sunflower" VESTINE, LARRY "The Mole" TAYLOR e ADOLFO "Fito" DE LA PARRA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

NOVAMENTE NA ESTRADA - A MARGEM DO SUCESSO
Lançaram seu segundo disco Boogie with Canned Heat ainda em janeiro de 1968, agora quase todo composto de temas próprios a exceção de "On the Road Again" (original de FLOYD JONES) que ganhou novos arranjos e foi lançada em single, a canção acabou surpreendentemente alcançando as primeiras posições dos catálogos nos dois lados do atlântico o que transformou o grupo em um dos mais adorados por hippies da época. Em agosto foram assistidos por cerca de 80.000 pessoas no Newport Pop Festival o que gerou lucro o suficiente para arrendarem uma pequena casa de shows na Sunset Boulevard em Los Angeles, onde se tornaram a banda da casa e que costumeiramente recebia outros grandes nomes da música, entre eles JEFFERSON AIRPLANE, GRATEFUL DEAD e SLY & THE FAMILY STONE.
Em setembro do mesmo ano partiram para sua primeira excursão europeia, passando por Reino Unido, França e Alemanha, onde também fizeram suas primeiras aparições na TV.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

VIVENDO O BLUES
Em novembro de 1969 colocavam seu terceiro LP no mercado, Living the Blues foi lançado em vinil duplo, contendo releituras de clássicos do Blues e temas originais, além de uma colagem sonora que incluía pedaços de outras canções, barulhos diversos e fraseados de guitarras aleatórios e uma derradeira faixa de cerca de 40 minutos de duração gravada no Kaleidoscope – a casa de shows comprada pelo grupo – que ocupava os dois lados do segundo disco. O disco inclui o maior sucesso comercial da banda "Going Up the Country", que ficou no Top 10 dos catálogos de 25 países incluindo EUA e Reino Unido.
Ainda era previsto o lançamento de um álbum totalmente ao vivo, que chegou a ser gravado no Kaleidoscope, mas foi engavetado devido a problemas legais entre o empresário SKIP TAYLOR e a Liberty pelos direitos da obra. A banda encerraria o ano num show especial de ano novo no Shrine Auditorium em Los Angeles, com a casa lotada e com direito a um bêbado BOB HITE subindo nas costas de um elefante de circo especialmente contratado para o espetáculo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

MUDANÇAS NA FORMAÇÃO E O FESTIVAL DE WOODSTOCK
Após um começo de ano mais ameno que o anterior em julho lançam o álbum Hallelujah, menos inspirado que seus antecessores e apesar de bem cotado pela critica não caiu totalmente no gosto popular.
Poucos dias após o lançamento do seu quarto disco durante uma temporada no renomado Fillmore West, HENRY VESTINE e LARRY TAYLOR se desentendem em pleno palco causando uma grande confusão, a briga se estendeu ao backstage resultando na demissão de VESTINE que seria substituído na noite posterior pela dupla de guitarristas MIKE BLOOMFIELD e HARVEY MANDEL, este ultimo, posteriormente aceitaria fazer parte da banda suprindo a falta de VESTINE. A nova formação ainda faria mais duas apresentações na casa de shows de BILL GRAHAM antes de viajarem para sua aparição no lendário festival de Woodstock.
Chegaram a Yargu’s Farm de helicóptero, onde no dia 16 de agosto fizeram uma das suas melhores apresentações de todos os tempos, em frente a 500.000 hippies levantaram o publico com músicas como "Let’s Work Together", "Leaving This Town" e "Going Up the Country" – esta que se tornaria uma espécie de hino não oficial do evento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O BLUES DO FUTURO
Antes de iniciarem sua terceira turnê europeia gravaram no Village Records em Los Angeles seu quinto álbum de estúdio, Future Blues, onde pela primeira vez assumiram a produção de um disco o que resultou num trabalho mais intimista e o mais próximo que o grupo conseguiu chegar do som que sempre almejaram fazer. Somente após o final da excursão pela Europa lançaram o single "Let’s Work Together"/"I’m Her Man" – pronto desde o final do ano passado – para coincidir com o lançamento do álbum Future Blues em 3 de agosto. Na volta aos EUA, LARRY TAYLOR e HARVEY MANDEL resolvem deixar a banda e voltar à Londres para se juntarem aos BLUESBREAKERS de JOHN MAYALL a quem haviam conhecido na Inglaterra durante a recente turnê, deixando espaço para a volta de HENRY VESTINE que trouxe consigo o baixista ANTONIO DE LA BARREDA com quem havia tocado anos atrás em bandas do underground americano. Naquele mesmo mês foram apresentados ao lendário bluesman JOHN LEE HOOKER, que aceitou gravar algumas sessões com o grupo no Liberty Studios em Los Angeles.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

A TRÁGICA MORTE DE ALAN WILSON
Cerca de um mês após o lançamento de Future Blues sua obra mais ambiciosa até então, o guitarrista ALAN WILSON foi encontrado morto nos fundos da casa de BOB HITE em Topanga Canyon, vitima de um suposto suicídio com a mistura letal entre álcool e barbitúricos. Os fatos de sua morte nunca foram realmente esclarecidos, apenas acredita-se na possibilidade de suicídio levando em consideração que durante sua adolescência, WILSON sempre demonstrava ser uma pessoa desequilibrada e com tendência ao suicídio, que já havia tentando por outras duas vezes. O primeiro disco ao vivo do grupo foi lançado como uma homenagem póstuma ao "Blind Owl", intitulado Concert Live in Europe, que consistiu num apanhado das apresentações realizadas na ultima turnê europeia, sendo que grande parte das gravações foi tirada de uma noite no Royal Albert Hall em Londres.

[an error occurred while processing this directive]

A NOVA ERA
O grupo ainda lançou mais três LPs em 1971 com gravações feitas enquanto ALAN WILSON ainda estava vivo, o primeiro deles Vintage, é composto pelo apanhado de canções gravadas em 1966 durante a primeira sessão em estúdio com JOHNNY OTIS, o segundo Live at Topanga Corral é o disco ao vivo gravado no Fillmore East em 1969 que acabou sendo engavetados, ambos foram lançados pelo selo independente Wand Records e o terceiro chamado Hooker ‘n’ Heat foi extraído da Jam realizada juntamente com JOHN LEE HOOKER no ano anterior sendo o ultimo disco do grupo a ser publicado pela Liberty. Após isto a banda passou por momentos de instabilidade e incertezas, mas seguiu firme na estrada lançando mais alguns bons álbuns, como Historical Figures and Ancient Heads (1971) e The New Age (1973) até a morte de BOB "The Bear" HITE em 1981, vitima de um ataque cardíaco fulminante. Os membros remanescentes mantêm o CANNED HEAT na ativa até hoje, mas o sucesso parece mesmo ter morrido junto com seus dois lideres.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Discografia básica:
Canned Heat (1967)
Boogie with Canned Heat (1968)
Living the Blues (1968)
Hallelujah (1969)
Future Blues (1970)
Concert Live in Europe (1970)
Vintage (1971)
Live at Topanga Corral (1971)
Hooker ‘n’ Heat (1971)
Historical Figures and Ancient Heads (1971)
The New Age (1973)
One More River to Cross (1973)
Reheated (1988)

[an error occurred while processing this directive]
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Pierce The Veil
Comitiva


publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Andre Magalhaes de Araujo | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Geraldo Fonseca | Geraldo Magela Fernandes | Gustavo Anunciação Lenza | Herderson Nascimento da Silva | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luis Jose Geraldes | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo Vicente Pimenta | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS