Bachman-Turner Overdrive: biografia da lendária banda canadense

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Leonardo M. Brauna, Fonte: Hell Maraka Rockers
Enviar Correções  

Surgida em Winninpeg, cidade canadense, o BACHMAN-TURNER OVERDRIVE mantém-se até hoje como um dos principais grupos de rock da América do norte. Nos Estados Unidos, por exemplo, o BTO conseguiu uma difusão tão grande nas rádios que desde os anos setenta vem influenciando artistas de todas as classes musicais, até mesmo o reverenciado escritor de ficção e contos de horror Stephen King, adotou o pseudônimo ‘Richard Bachman’ inspirado no grupo. O The Guess Who, outra banda da mesma cidade tinha como membros Randy Bachman e Chad Allan. Os dois deixaram a banda então Randy foi convidado por seu parceiro a produzir um álbum solo. Nesse trabalho, Randy juntamente com o baterista Robin "Robbie" Bachman também fariam parte do material compondo algumas instrumentais. A gravadora que esperava pelo álbum de Chad logo os chamou para uma turnê, Randy então convidou o baixista FC ‘Fred’ Turner para acompanhá-los nas datas. Os planos de carreira solo não se adaptavam mais ao andamento dos trabalhos, então resolveram batizar a banda de Breve Belt.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O álbum foi lançado e os shows começaram, mas nada estava agradando Chad Allan que deixou a banda logo nas primeiras apresentações. Fred Turner passa a ser membro definitivo do grupo e vocalista principal. Em 1972 é lançado Brave Belt II, a banda mais uma vez não consegue atenção e ainda teve que cancelar a turnê que chegou à metade das datas. Neste segundo álbum, Allen ainda canta em duas faixas, mas ele já estava oficialmente fora, as influências da música Country com a entrada de Fred, foi evoluindo para algo mais pesado, e um novo guitarrista foi adicionado à banda, um outro Bachman, Tim Bachman.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Os quatro conseguiram um novo acordo com a Mercury Records, mas tiveram a sua fita demo rejeitada 26 vezes, Randy descontente e desestimulado já iria por um fim na banda. Em 1973 Charlie Fach da Mercury Records pegou dezenas de demos que estavam em sua mesa e jogou-as no cesto de lixo, uma delas caiu fora e então ele percebeu que aquela era a demo dos Brave Belt que vinha com o título ‘III’. Ao escutar a canção ‘Gimme Your Money Please’, Charlie tratou de chamar o grupo e ofereceu-lhe um contrato. Felizmente o produtor convenceu os integrantes a mudarem aquele nome que lhes traziam tanto "azar" e sugeriu pôr os seus sobrenomes no disco, já que eles já tinham algum reconhecimento. Então surgiu a banda Bachman-Torner Overdrive. ‘Overdrive’ era o nome de uma revista de caminhões que a banda achou bem apropriado para descrever o seu som.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em maio de 1973 o BTO lançou o primeiro disco, as canções chegaram até os Estados Unidos e ficaram nas paradas por semanas seguidas, porém nenhum single foi extraído desse álbum. No mês de dezembro outra façanha maior, ‘Bachman-Turner Overdrive II’ é lançado e agora sim eles conseguem lançar singles, o primeiro foi ‘Let it Ride’ seguido de ‘Takin’ Care of Business’, este último uma velha composição de Randy ainda no The Guess Who. Em 1974 Tim se retira da banda por motivos não confirmados, o seu irmão Robbie chegou a dizer que ele não se encaixava com o grupo, mas existem versões que apontam um maior interesse dele pelos estudos ou casamento. Na turnê de lançamento de BTO II, Blair Thornton que vinha da Crosstow Bus, tocou no lugar de Tim.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O álbum sucessor, ‘Not Fragile’ arrebentou de vez as fronteiras e alcançou primeiro lugar tanto no Canadá quanto nos EUA, o single ‘You Ain’t Nothing Yet’ chegou a primeiro lugar nas paradas seguido de ‘Roll on Down the Highway’, favorita de rádios americanas. ‘Not Fragile’, junto com seu antecessor, ‘BTO II’, alcançaram a marca de disco de platina. Outros lançamentos dos anos setenta como ‘For Wheel Drive’ (1975), ‘Head On’ (1975) e ‘Freeways’ (1977) alcançaram ouro nas vendas. No primeiro álbum de 1975, ‘Hey You’ teve maior destaque, enquanto que ‘Take it Like a Man’ foi o carro-chefe de ‘Head On’ tento a "singela" participação de Little Richard no piano. Ainda ‘Head On’ emplacou o hit ‘Lookin' Out for #1’ em várias rádios.

‘Freeways’, apesar de ter sido um ótimo registro, marcou a saída de seu mentor principal, Randy Bachman. O músico saiu para formar com Tom Sparks e Chris Leighton, a banda Iron Horse. Para o seu posto foi chamado Jim Clench. A nova formação solta o álbum ‘Street Action’ em 1978 e a partir daí a banda utiliza apenas a sigla BTO como marca oficial. O próximo disco, ‘Rock n’ Roll Nights’ (1979) conseguiu atingir as vendas de 250.000 cópias e revelou o single ‘Heartaches’, porém nos EUA o álbum chegou até a 60ª posição. A banda já não ia "boa das pernas" desde a saída de Randy. Em 1980 Jim Clench e FC Turner figuraram como músicos no primeiro álbum de Bry Adams, assim como Adams também assina a canção ‘Wastin Times’ de ‘Rock n’ Roll Nights’.

publicidade

Com isso é decretado o "enterro" de BTO. Enquanto isso Randy lançaria alguns discos solo, mas em 1984 ele decidiu ressuscitar o velho grupo, trazendo de volta Tim Bachman, FC Turner e o ex-baterista do Guess Who, Garry Peterson. O álbum ‘Bachman-Turner Overdrive (1984)’ foi lançado e por conflitos de opiniões com o baterista original Robbie Bachman, este veio a montar outra banda com o nome BTO e começou a excursionar pelos EUA. Surgiram então as brigas. Randy mais uma vez pula fora e se dedica por completo em sua carreira solo.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Em 2009 mais uma vez Randy se junta a FC Turner e os músicos Mick Dalla Vee, Marc LaFrance e Brent Howard e lançam o projeto Bachman & Turner, uma maneira de se livrar do processo movido por Robbie. Em sete de setembro de 2010 o grupo lança um álbum homônimo e ainda no mesmo ano é lançado outro trabalho, ‘Forged in Fire’. O último álbum da banda foi o ao vivo de maio de 2012, ‘Live at Roseland Ballroom, NY’.

A discografia de BTO é composta ainda por cinco discos ao vivo (oficiais), o ‘Best of BTO (So Far)’ que conquistou platina dupla em 1976 mais oito compilações, e dezenas de singles.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


BTO: como o Yes inspirou a banda canadense a criar seu álbum mais famosoBTO
Como o Yes inspirou a banda canadense a criar seu álbum mais famoso


Top 10: dez roqueiros que se foram aos 27 anos de idadeTop 10
Dez roqueiros que se foram aos 27 anos de idade

A História Impopular dos Rolling StonesA História Impopular dos Rolling Stones


Sobre Leonardo M. Brauna

Leonardo M. Brauna é cearense de Maracanaú e desde adolescente vive a cultura do Rock/Metal. Além do Whiplash, o redator escreve para a revista Roadie Crew e é assessor de imprensa da Roadie Metal. A sua dedicação se define na busca constante por boas novidades e tesouros ainda obscuros.

Mais matérias de Leonardo M. Brauna no Whiplash.Net.

Cli336 Cli336 Cli336 Cli336 CliHo WhiFin Cli336 CliIL