Horns Up: três bandas do lado sinfônico do Death Metal
Por Guilherme Niehues
Fonte: Horns Up
Postado em 03 de maio de 2013
Nós da Horns UP (www.hornsup.com.br) hoje preparamos uma lista para o lado do Death Metal. A ideologia dessas listas, é sempre mostrar bandas um pouco menos conhecida e que permitem enbrandecer o conhecimento de nossos amigos leitores e os ouvintes, afinal as bandas são simplesmente FOD*.
Para tanto, hoje iremos trazer a brutalidade do Death Metal com elementos sinfônicos/orquestrados. Afinal, todo mundo conhece Death Metal, e se fosse criar uma lista, onde não estivesse presente Cannibal Corpse, Obituary, Behemoth e etc. estaria morto dentro de instantes, então vamos variar.
Um mistura bastante interessante, e que hoje iremos retratar três bandas relacionadas ao estilo:
Dark Lunacy – The Diarist (2006)
Uma banda que acompanho desde 2004 e que retrata bastante o estilo. Um belo exemplo deste álbum que eu posso citar é a música Snowdrifts, que já em sua abertura é possível presenciar uma abertura melancólica seguido de um vocal feminino e logo após o peso que costumamos observar no Death Metal ou Death Metal melódico. Além do já conhecido piano em suas músicas, podemos observar em alguns momentos passagens de violinos, especialmente na música Dolls do álbum Devoid (2000).
Portanto, para aqueles que apreciam um Death Metal melódico, a lá Arch Enemy, porém com uma sinfônia de fundo, deve conhecer Dark Lunacy.
Fleshgod Apocalypse – Agony (2011)
E os italianos lhe apresentam a banda Fleshgod Apocalypse, que mistura uma vendareira orquestra ao fundo e uma técnico e brutalidade enorme em seu som. Diferentemente da primeira banda divulgada, aqui é tapa em cada orelha! Ou seja, você ouvirá muito uma técnica incomparável na linha de bateria e guitarras, além de um gutural bastante potente aliados a uma voz limpa digna de um quase tenor para as passagens mais melódicas (ou talvez, nem tão melódicas assim).
É como se fosse pegasse a sinfônia e o ICS VORTEX do Dimmu Borgir e os colocassem em um projeto mais brutal ainda. Vale a pena conferir.
Mayan – Quarterpast (2011)
Você já pensou se a banda EPICA tivesse um lado mais brutal e voltada ao Death Metal, como ela soaria? Bom, exatamente como Mayan. O porque lhe digo isso, meu caro amigo? Bastante simples, a banda conta com os principais membros do EPICA e sem contar as participações especiais da nossa bela Simone Simons e Floor Janses.
O que difere uma banda da outra? O som mais pesado e voltado ao estilo Death Metal, propriamente dito, afinal aqui todos os elementos predominantes puxam para esse lado. E o melhor de tudo isso? É que você ganha um ótimo trabalho!
E é aquilo que costumamos dizer, a lista é simples, mas acredito que passa a mensagem correta. E nada do que indicamos é lei ou essencial, mas sim algo que vale a pena ser divulgado, ainda mais de um estilo que é estranhamente dificil encontrar bandas que se encaixem no Death Metal Sinfônico. :)
E caso você seja aficionado por conhecer novas bandas e estilos, não esqueça de curtir a nossa página no Facebook.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps