Ratos De Porão: definitivamente mais sujo e agressivo!
Por Cauê Del Valle
Postado em 08 de agosto de 2012
O Ratos é sem dúvida uma das bandas pilares do chamado ''faça você mesmo'' que explodiu com o movimento punk brasileiro. Com ideais inicialmente distorcidos e um conceito (não tão concreto quanto) jovens de várias partes do país, mesmo com as dificuldades da época para se conseguir um disco, uma revista ou algo relacionado ao movimento punk que ia conquistando a atenção da mídia internacional com futuros ícones como Ramones, Sex Pistols, Clash, Discharge, Dust, English Dogs entre tantos outros jovens que adotaram essa ideologia pra dar voz a real situação deles no Brasil pós ditadura militar.
Ratos De Porão - Mais Novidades
Formado em 1981, no estado de São Paulo, o RxDxPx teve grande importância na cena Punk Paulistana. Ao longo da sua carreira teve grandes momentos: Em 82 participam do festival ''O Começo do Fim do Mundo'', que reuniu vinte bandas em SP, se tornando um marco do movimento. Em 83 participam da ''Sub'', que foi uma das primeiras coletâneas de hardcore punk da America Latina (a primeira foi a Grito Suburbano, com as bandas Inocentes, Cólera, Olho Seco), ambas aclamadas internacionalmente.
Já em 1984 lançam, Crucificados pelo Sistema, o primeiro álbum individual de uma banda punk da América Latina. O Ratos tem o diferencial de ter sido a primeira banda em vários aspectos, mas também por absorver o que estava acontecendo musicalmente. Um exemplo disso é a amizade inicialmente de João Gordo com os irmãos Igor e Max Cavalera do Sepultura, na época teve total importância para desenvolver a fase crossover da banda que nessa época estava com a sua formação mais clássica, em minha opinião: Jão (Guitarras) Gordo (Vocal) Jabá (Baixo) e Spaghetti (Bateria). Com essa formação discos históricos foram lançados: Descanse em Paz (1986), Cada Dia Mais Sujo e Agressivo (1987), Brasil (1989) e Anarkophobia (1990).
A banda segue em frente com outras formações e diferentemente de bandas que perderão sua excência, fazem jus a frase: ''Com o foda-se ligado desde 1981''.
Recentemente via página oficial no facebook, foi publicada uma foto de Jão Gordo com o vinil ''No Money No English'' em mãos:
Em um papo descontraído ao Som Extremo, o atual baixista Juninho Sangiorgio também falou sobre o atual trabalho ''No Money No English'' e o futuro da banda: ''Eu peguei uma cópia aqui esses dias e vou te falar que está legal pra caramba! O som ficou muito bom, a arte toda com aquela capa do Marcatti, demais!Só tem músicas da fase do Fralda pra trás, não tem nada comigo ali. Também não sei te dizer quando sairá em CD, mas como foi lançado pela Läjä Records, só escrever ali pros caras quem tiver interesse, que eles informam.''
Sobre o próximo disco inédito e o tributo: ''Já temos uns oito sons, tá tudo bem rápido, bastante barulheira misturada com Metal. Detalhes, eu ainda não sei te passar. Sei que nosso camarada Dru está fazendo todo o corre de falar com as bandas, trocando mil e-mails, e organizando tudo. Sei também que vai ter Cripple Bastards, Korzus, Krisiun, Leptospirose, Macakongs, ByWar, HillBilly RawHide etc (N.R.: Violator também fará parte).''
Como fã, deixo de indicação o documentário sem censura lançado em 2008 ''Guidable - A Verdadeira História do Ratos de Porão'', com vídeos antigos inéditos e com entrevistas de todas as formações da banda.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps