The Mummies: A banda que criou o slogan "Fuck CDs"
Por Daniel Vaughan
Fonte: Viva o Vinil
Postado em 15 de julho de 2009
Os Mummies nasceram em São "freak" Francisco, Califórnia, em 1988. E, além do nome, os integrantes do grupo se vestiam envoltos em gase. Ou seja, os caras tocavam como múmias!
Na formação estavam os malucos Larry Winther (guitarra), Maz Kattuah (baixo), Trent Ruane (teclados e sax) e Russell (bateria). O som deles era um garage rock nervosíssimo, sujo e em alto e bom som. E as músicas não passavam dos três minutos ou menos, na maioria dos casos. Ao vivo, claro, tudo era ainda mais selvagem e barulhento.
LP Only
A banda lançou seu primeiro single "That Girl", em 1990, registrado em um vinil 7 polegadas. E isso já demonstrou a antipatia deles pela era digital que estava no auge. Imagine as caras dos cartolas de gravadora na época pensando "temos os maravilhosos CDs e esse bando de palhaços (não, múmias) querendo lançar em vinil???" Isso mesmo, inclusive na contra capa do segundo single "Food, Sickles, And Girls" está estampado o incrível slogan Fuck CDs! – que mais tarde também virou o título do disco "Fuck C.D.s! It's The Mummies" (1992).
Os Mummies lançaram no mesmo ano mais 5 singles, que depois foram compilados no LP "The Mummies: Play Their Own Records" (1992). E no catálogo: LP only.
O sucesso no underground cresceu. Eles fizeram uma turnê abrindo para nomes consagrados da garage, como Thee Headcoats e atraíram um exército de "fãs mummies". Por exemplo, o ícone rocker Billy Childish, do citado Headcoats, chegou a chamá-los de "a minha banda americana preferida".
O Supercharger, outro grupo de SF, os chamou para abrir seus shows durante uma turnê européia, em 1993. O resultado: Os fãs do Supercharger gostaram tanto dos Mummies que convidaram eles para voltarem no ano seguinte como banda principal.
Pecado
Durante 6 anos o grupo lançou 3 LPs e uma dezena de singles, alguns splits, compilações e relançamentos, porém, sem muita explicação, a banda havia sumido dos palcos desde 94. Diz a lenda que os Mummies iriam acabar assim que o sucesso aparecesse.
Em 2002, a gravadora quebrou o tabu e lançou em CD "Never Been Caught" e a compilação "Death By Unga Bunga!!" (que pecado). Foi o fim de uma era. Mesmo assim, o som digital continuou tosco. Outra lenda: Os Mummies concordaram em relançar em CD, mas deixaram a qualidade do som pior ainda. Já no site oficial há um comunicado dizendo, entre outras coisas, "Ok, não iremos mentir pra vocês, nós precisamos de dinheiro...".
Obs.: Todas as lendas podem ser verdade, porque ali ninguém é realmente normal, né?
Enquanto isso o culto aos múmias do rock só aumentou, com seus LPs e singles sendo disputados a tapa por fãs e colecionadores de raridades. Nesse caso, arqueólogos do rock?
Ressurreição. Ano passado, depois de 15 anos hibernando em seus sarcófagos, os Mummies pegaram os fãs de surpresa e voltaram para alguns poucos e disputados shows.
Um clássico do rock!
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
Nicko McBrain fala sobre rumores de aposentadoria de Dave Murray
A maior dificuldade de Edu Ardanuy ao tocar Angra e Shaman na homenagem a Andre Matos
João Gordo explica o trabalho do Solidariedade Vegan: "Fazemos o que os cristãos deveriam fazer"
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
AC/DC - um show para os fãs que nunca tiveram chance
Metal Hammer coloca novo álbum da Nervosa como um dos discos que você precisa ouvir em 2026
Os álbuns do Rush que são os prediletos de Regis Tadeu
Indireta? Fabio Lione fala em "ninho de cobras" e "banda de palhaços" após show do AC/DC
Iron Maiden anuncia reta final da "Run for Your Lives" e confirma que não fará shows em 2027
Loudwire lista 45 nomes que mereciam uma vaga no Rock and Roll Hall of Fame
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
Neil Sedaka, um dos grandes hitmakers da história, morre aos 86 anos



O grunge não inventou o rock pesado - apenas chegou primeiro à MTV
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
Alcest - Discografia comentada
Cinco razões que explicam por que a década de 1980 é o período de ouro do heavy metal
Poeira: Rockstars e as bandas que eles sonhavam fazer parte


